Como escolher a instalação correta para a sua necessidade: tanque aéreo horizontal ou vertical?

Afinal, você sabe escolher a instalação correta para a sua necessidade, se é o tanque aéreo horizontal ou vertical?

Há ainda muitas dúvidas a respeito da escolha ideal da instalação de um tanque aéreo. Por isso, fizemos este conteúdo para ajudar nessa dificuldade.

Se você é do segmento de mercado que precisa de armazenagem de combustíveis ou substâncias inflamáveis, por exemplo, este conteúdo é para você. Fique aqui e veja sobre a instalação de tanque aéreo horizontal ou vertical.

Tanque aéreo vertical e horizontal: veja as diferenças

Antes de mais nada, um tanque aéreo, como o nome sugere, não fica em contato direto com o chão, ao ser instalado.

Um tanque aéreo tem a função de armazenagem e pode ser instalado no meio rural e urbano, visando atender às diferentes necessidades, sobretudo, de armazenamento de combustíveis e seus derivados.

Os tanques aéreos podem ser do tipo vertical e horizontal, veja mais a seguir.

O tanque aéreo vertical é usado para armazenar grandes volumes de líquidos ou produtos. Ao instalar um tanque como esse, é necessário avaliar que tipo de produto será armazenado, o espaço disponível e outros requisitos.

Já os tanques aéreos horizontais são usados para armazenar pequenos e médios volumes. Então, se sua empresa ou empreendimento usa de pequenos volumes de combustíveis, o tanque aéreo horizontal é ideal.

Lembre-se que para instalar um tanque com capacidade maior que 15m3 seu empreendimento deve ter cadastro na ANP, mais a licença ambiental.

Em seguida, veja o tipo de instalação ideal para sua propriedade ou indústria.

A instalação correta para a sua necessidade: tanque aéreo horizontal ou vertical

Saber como escolher a instalação correta para a sua necessidade, se é um tanque aéreo horizontal ou vertical, é essencial.

Isso porque cada tipo de tanque atende a uma demanda específica. Veja mais detalhes, aqui, e faça a escolha certa do tanque aéreo para seu empreendimento:

  • Quando o tanque vertical é recomendado

O tanque aéreo vertical é recomendado se for o caso de uma indústria, pois a demanda por estoques é alta, na maioria das vezes.

Ele tem capacidade de até 60.000 litros, em média. Embora há fabricantes que já ofertam esse tanque com capacidade maior.

A grande vantagem desse tipo de tanque está na sua capacidade. E esse tipo de tanque é ideal devido a sua estabilidade na contenção dos líquidos, como combustíveis e fertilizantes, por exemplo.

No tanque vertical, a pressão também é distribuída de forma mais uniforme, o que traz maior segurança na armazenagem.

E se sua empresa ou indústria tem um espaço físico limitado, o ideal é instalar um tanque vertical, já que há maior racionalidade na instalação desse tipo de tanque.

Esse tipo de tanque é usado em empresas, como:

  • Transportadoras de combustível;
  • Empresas que usam geradores de energia;
  • Indústrias do setor sucroenergético;
  • Refinarias;
  • Postos de combustível.
  • Quando o tanque aéreo horizontal é ideal

O tanque aéreo horizontal é recomendado quando sua necessidade de armazenagem é menor, geralmente, até 15.000 litros.

Sua característica exige um espaço físico maior, por isso, o ideal é que seja adquirido por empreendimentos que contêm bom espaço.

Quando há necessidade de transporte de fluídos e afins, esse tipo de tanque é ideal, já que ele já vem com os acessórios prontos para isso. Ou seja, possui os elementos externos que facilitam o deslocamento.

Esse tipo de tanque é ideal para empresas que usam pouco abastecimento ou tem reduzida necessidade de abastecimento das frotas.

Se for um posto de combustível, por exemplo, o modelo ideal de tanque aéreo subterrâneo é o do tipo horizontal, pois requer menor profundidade em termos de escavação para instalar o tanque.

Lembre-se ainda que seu fornecedor ou fabricante é responsável por lhe ajudar a escolher o tanque na medida certa para sua necessidade.

Afinal, qual a melhor instalação: tanque horizontal ou vertical?

Como visto, a resposta para essa pergunta vai depender de sua necessidade, sobretudo, do tipo de líquido a ser armazenado.

Outro ponto a ressaltar é que os tanques industriais são usados em diversos processos ou finalidades, que vão desde a produção, tratamento, transporte, refino, distribuição do combustível.

Então, um importante fator que ajuda a identificar o tanque aéreo ideal, diz respeito a quais líquidos ou gases comprimidos estarão presentes em seu processo ou operação fabril e/ou de uso.

Por isso, é importante escolher um fornecedor que lhe dê o suporte que você necessita. Isso porque o armazenamento para ser eficiente, seguro e correto depende disso:

  • Volume ou quantidade a ser armazenada;
  • Área disponível para instalação do tanque aéreo;
  • Tipo de líquido ou combustível a ser armazenado;
  • Temperatura;
  • Corrosão admissível;
  • Velocidade local do vento.

Dentre os elementos constituintes dos tanques aéreos, temos esses: espessura, comprimento, diâmetro, capacidade etc. Então, com base nisso, leve em consideração suas necessidades ao adquirir um tanque aéreo.

Outros fatores que definem o tipo de tanque a ser escolhido

Dentre alguns aspectos que os gestores ou investidores devem considerar ao buscar investir numa instalação correta de um tanque aéreo, estão:

  • Capacidade de armazenamento necessária;
  • O orçamento disponível;
  • A frequência ideal de drenagens;
  • Se precisa resfriar ou aquecer os produtos;
  • Se será preciso o transporte dos fluídos ou líquidos;
  • O espaço disponível de instalação.

Isso para que a instalação do tanque atenda às necessidades de sua indústria ou empreendimento rural, e você possa fazer o melhor uso do tanque aéreo.

Em seguida, veja sobre a norma regulamentadora desse tipo de equipamento, no que diz respeito à sua instalação ou fabricação.

Norma que rege a instalação de tanques aéreos

A norma NBR 17505, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, traz os requisitos para a devida fabricação e instalação de tanques aéreos de combustível. O que inclui os tipos de substâncias e suas necessidades do recipiente correto.

Essa norma tem como objetivo:

  • Definir as regras para operações que envolvam o uso, manuseio e instalação do tanque;
  • Trazer proteções contra incêndio e outros tipos;
  • Instalação segura e ambientalmente correta do tanque;
  • Definição dos equipamentos ideais para armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis.

Agora, você já sabe como e quando escolher o tipo ideal de tanque aéreo para sua empresa ou indústria.

Por fim, você viu sobre como escolher a instalação correta para a sua necessidade de armazenagem: tanque aéreo horizontal ou vertical.

Chegou o momento de você decidir pelos equipamentos certos, que irão garantir mais controle de qualidade e segurança para sua armazenagem. Conte com nossa experiência em tanques aéreos.

Somos a sua solução em tanques aéreos de armazenagem de combustível. Clique aqui e conheças nossos tanques!

Que tal compartilhar este conteúdo com quem precisa? Aproveite e veja aqui outros conteúdos como este de hoje.

Quais os tanques aéreos são mais adequados para armazenar combustíveis?

Quais os tanques aéreos são os mais adequados para armazenar combustíveis? É essa sua dúvida? Se você é do ramo petrolífero ou precisa de armazenar combustíveis por algum motivo, este conteúdo é para você!

Os tanques áureos podem ser do tipo vertical ou horizontal e devem seguir o rigor de normas técnicas nacionais e internacionais, como a NBR 15461 (ABNT). Isso para maior segurança em suas operações e maior racionalização em seu uso e impactos.

Por isso, veja neste conteúdo, sobre esses tanques e os mais adequados para a armazenagem correta de combustíveis e seus derivados. Acompanhe!

O que são os tanques aéreos?

Os tanques aéreos são usados para armazenar combustíveis e são instalados de modo horizontal ou vertical. Esse tipo de tanque não fica em contato direto com o chão, então, recebe esse nome.

Você pode armazenar nesse recipiente os combustíveis, e ainda, as substâncias inflamáveis, tais como:

  • Petróleo;
  • Etanol;
  • Diesel e seus derivados.

No tanque aéreo cabe grandes e pequenas quantidades, então, a aquisição desse tipo de recipiente depende de sua necessidade.

Sua fabricação é a partir de aço carbono e seu revestimento interno depende do tipo de elemento que irá armazenar.

Ele é bastante utilizado por vários tipos de empresas, indústrias e afins, pois evitam contaminar o solo.

Por tudo isso, esse tipo de tanque aéreo deve ser fabricado conforme a norma ABNT 15461:2007.

E segundo a ABIEPS (Associação Brasileira de empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis) é necessário seguir algumas práticas ou requisitos na hora de fabricar, comercializar ou instalar esses tanques.

Isso para maior segurança e qualidade do produto armazenado.

Veja os tanques aéreos adequados para armazenar combustíveis

Os tanques aéreos podem ser escolhidos conforme sua finalidade de uso e, muitas vezes, podem ser personalizados de acordo com a demanda do comprador.

A personalização está relacionada à questão de diâmetro, instalação, se vertical ou horizontal, tamanho, capacidade, disposição dos bocais e acessórios e controle e/ou medição.

Os melhores tanques aéreos são adequados para armazenar combustíveis e podem ser horizontais e verticais. Vamos ver mais detalhes de cada um:

  • Tanque aéreo horizontal

Esse tipo de tanque tem capacidade de armazenamento grande, comporta até 60.000 litros. Ele é construído a partir da chapa de aço carbono e sua espessura depende da capacidade necessária.

Embora o tanque aéreo horizontal pode ser construído para armazenar quantidade pequena e média de volumes líquidos.

Mais informações e detalhes do tanque aéreo horizontal, são estas:

  • Bico automático;
  • Possui kit de abastecimento;
  • Layout funcional do tanque, para facilitar a instalação e uso do tanque;
  • Tem bacia de contenção;
  • Capacidade de armazenagem de 250 a 60.000 litros;
  • Espessura conforme sua capacidade;
  • Filtro;
  • Feito de aço de carbono.

E como esse tipo de tanque é voltado para transporte e armazenagem de um produto inflamável ou perigoso, suas normas de qualidade devem ser seguidas à risca. Assim como existe a previsão na ABNT15461:2007

Geralmente, para o revestimento externo desse tipo de tanque, há a aplicação de primer anticorrosivo com espessura de 150 micrômetros, em média.

Além disso, seu revestimento externo leva esmaltes do tipo sintético ou de poliuretano para uma maior durabilidade e melhor desempenho funcional do equipamento.

A seguir, veja o tanque no formato vertical e suas características.

  • Tanque aéreo vertical

O tanque aéreo vertical é mais usado para armazenagem de médio a grandes volumes. Possui capacidade de 5.000 a 60.000 litros.

Ele é construído de modo a respeitar a norma ABNT ou as normas internacionais. Ele pode ainda ser fixo ou flutuante.

Dentre as informações técnicas do tanque aéreo vertical, estão:

  • fabricado em aço carbono;
  • possui boca de visita;
  • vem com medidor de nível eletrônico;
  • revestimento interno para combustível (em média, 350 micrômetros);
  • há revestimento externo em esmalte sintético ou poliuretano;
  • com pintura externa;
  • alta definição em suas peças e componentes;
  • precisa aferição do sistema de medição;
  • possui bacia de contenção;
  • alguns permitem o armazenamento de substância líquida e gasosa;
  • adequado para substâncias comuns, inflamáveis ou tóxicas.

Esse tanque deve seguir os padrões das normas nacionais, como ABNT NBR 15461, bem como as internacionais.

As aplicações ou uso desse tanque se dão por empresas ou segmentos, tais como: do setor sucroenergético, de combustível, abastecimentos a diesel, papel e celulose, comércio e serviços.

A seguir, veja sobre as vantagens de aderir ou usar os tanques aéreos.

Veja os benefícios dos tanques aéreos

São muitos os motivos para aderir aos tanques aéreos. Indústrias e empresas de vários segmentos e fazendeiros já adotam ou optam por esses tipos de tanques, veja mais a seguir.

Dentre as vantagens dos tanques aéreos, estão:

  • Maior prevenção da contaminação do solo, já que a preservação ambiental e a qualidade do ambiente são uma responsabilidade de todos;
  • São instalados para atender a necessidade de cada comprador;
  • Excelentes alternativas de armazenagem de combustível;
  • Maior segurança ambiental e para quem o manuseia;
  • Podem ser usados para pequenas e grandes quantidades;
  • Seguem rígidas normas de qualidade, segurança e fabricação;
  • Podem atender as necessidades de sistemas retalhistas, distribuidores de combustível, refinarias ou para consumo próprio.

A questão da prevenção da contaminação do solo é uma questão essencial, pois um solo contaminado impacta na qualidade da moradia, compromete a agricultura local e precisa de um longo processo de descontaminação.

Por isso, há a necessidade de aderir aos tanques aéreos, até porque a chapa de aço carbono foi pensada para esses tipos de tanques, já que sua resistência e nível de apropriação é maior.

E sobre o público-alvo desses tipos de tanques de armazenagem, temos esses, a seguir.

A quem esses tanques atendem?

Os tanques aéreos atendem diversas necessidades de armazenagem, tanto de pessoas físicas como jurídicas. Dentre os setores ou empresas que possuem grande demandas, estão:

  • Indústrias químicas e de lubrificantes;
  • Refinarias de combustível;
  • Agronegócio;
  • Fazendeiros com diversas atuações;
  • Empresas de mineração (que possuem frotas);
  • Transportadora de combustível;
  • Setor de aviação;
  • Construtoras.

Então, se você tem alguma dessas empresas ou atua em qualquer desses segmentos de mercado, fique atento sobre as vantagens e uso desses tanques.

Cuidados na armazenagem de combustíveis

É importante ainda você saber de alguns cuidados na armazenagem de combustíveis, isso para uma maior segurança de sua equipe, comunidade e qualidade do produto estocado.

Veja sobre o que se atentar ao armazenar combustíveis, como etanol, diesel e outros:

  • Veja o prazo de validade dos tanques. Para isso, consulte o manual de fabricação; isso é importante para um armazenamento seguro;
  • Faça o monitoramento ambiental periodicamente, para avaliar os tipos de níveis de riscos;
  • Opte por um tipo de tanque adequado para o seu tipo de produto;
  • Saiba o prazo de validade de cada tipo de combustível, assim, você terá um produto de melhor qualidade e com menores riscos.

No mais, observe a norma regulamentadora NR 20, que traz alguns requisitos na gestão, de segurança ou manuseio de produtos inflamáveis.

Por fim, você viu sobre quais os tanques aéreos adequados para armazenar combustíveis. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você.

Aproveite e conheça esses tipos de tanques e escolha o melhor para sua necessidade. Clique aqui e veja nossas soluções em tanques aéreos e garanta maior segurança e eficiência na sua armazenagem.

Temos ainda condições de atender demandas personalizadas, fale conosco sobre suas necessidades.

Compartilhe esse post com quem precisa? Acesse aqui outros conteúdos como este, sempre temos novidades.

Quais os principais tipos de tanques aéreos?

Afinal, quais os principais tipos de tanques aéreos? Se você é do ramo de transportes de combustíveis ou precisa armazenar combustíveis para abastecer a sua frota ou as máquinas, esse conteúdo para você!

Conhecer os diferentes tipos e finalidades de tanques aéreos ajuda você a tomar a melhor decisão e a fazer o investimento certo para sua propriedade ou empresa.

Hoje, existem no mercado alguns tipos de tanques para armazenamento, embora os tanques aéreos possuem diversas vantagens que você precisa conhecer. Quer saber mais? Acompanhe esta leitura!

O que são tanques aéreos?

Os tanques aéreos são usados para armazenagem de combustível e outras propriedades líquidas. Para cada tipo de produto a ser armazenado, pode ser preciso um tipo de tanque específico.

Um tanque aéreo, como o nome sugere, não tem contato direto com o solo, por isso, recebe esse nome.

Na hora de escolher o tipo de tanque no qual investir, leve em consideração o tipo de produto a ser armazenado e suas necessidades gerais. Assim, você estará fazendo um excelente investimento.

Os tanques aéreos para combustível são usados para armazenar o petróleo e seus derivados. Eles são muito comuns em postos de combustível, oleodutos e refinarias, por exemplo.

Esse tipo de tanque é uma excelente escolha para armazenar biodiesel, diesel, gasolina, etanol e afins.

Eles têm muitas vantagens, como você verá ao longo deste conteúdo.

Por que investir em um tanque aéreo?

Ter um tanque aéreo de armazenamento é importante por alguns motivos. Muitas empresas ou indústrias possuem uma frota grande veículos e máquinas e necessitam de combustível e seus derivados para rodar.

Por isso, ao optar por um tanque próprio de combustível, você pode assegurar maiores vantagens, como maior longevidade de suas máquinas e ganho de tempo, pois dispensa o deslocamento maior das máquinas.

Além disso, o primeiro passo na hora de optar por um tanque próprio de combustível é analisar as necessidades de sua empresa ou o consumo diário ou mensal de combustível.

Resumidamente, há um maior controle, qualidade do produto, segurança e controle de custos, pois você pode negociar diretamente com o fornecedor, o que traz ganhos econômicos.

Esse tipo de tanque deve atender à norma regulamentadora, que é a NBR 15461 da Associação Brasileira das Normas Técnicas, o que traz maior qualidade e segurança para os usuários e para o próprio local de instalação.

Em seguida, conheça os principais tipos de tanques aéreos e informações que irão te ajudar a decidir qual o melhor conforme sua necessidade.

Quais os principais tipos de tanques aéreos?

Saber sobre os principais tipos de tanques aéreos te permite fazer uma melhor escolha ou tomar uma decisão mais assertiva, na hora de investir num tanque de combustível para sua propriedade.

Esses tanques são assim chamados pois situam acima do nível do solo. Veja os tipos mais comuns de tanques aéreos para armazenagem:

Tanque aéreo vertical

O tanque aéreo vertical é usado para armazenamento e é instalado na posição vertical. Esse tipo de tanque costuma vir com pés de sustentação ou é apoiado no solo, mas não em contato direto.

Esse tanque vertical tem condições de armazenagem de até 100.000 mil litros, por isso, se você precisa de uma solução pra uma quantidade maior, opte por esse tipo de tanque.

Se o consumo de combustível foi mais intenso, o ideal é usar um tanque vertical.

Eles são fabricados em aço carbono, o que traz maior durabilidade ou resistência para uso.

Empresas e indústrias de variados segmentos ou setores optam por investir nesse tipo de tanque. Dentre os componentes de um tanque aéreo vertical, estão:

  • Precisa aferição no sistema de medição;
  • Revestimento interno de alta qualidade;
  • Skid de abastecimento;
  • Boca de visita.

O ideal é que esse tipo de tanque aéreo vertical ofereça:

  • Dreno para limpeza;
  • Escadas internas e externas;
  • Conexões que facilitem as operações.

Empresas com pouco espaço físico fazem uso desse tipo de tanque, devido ao tipo de instalação, já que ele fica na modalidade vertical, ou seja, toma menor espaço.

Tanque aéreo horizontal

Um tanque aéreo horizontal, como o nome sugere, é instalado na propriedade na posição horizontal e tem berços de sustentação, sejam de metal ou concreto, os quais oferecem maior sustentação em sua instalação.

Esse tipo tanque tem capacidade de armazenamento menor, comporta até 15.000 litros, ou seja, ele é ideal para quantidade menor de produto.

Em sua constituição temos a chapa de aço de carbono, o que confere ao produto maior durabilidade, funcionalidade e segurança.

Esse recipiente vem na medida padrão ou pode ser fabricado conforme as necessidades do cliente.

O tanque aéreo vem com diferentes:

  • Espessuras;
  • Comprimentos;
  • Massa teórica (kg);
  • Capacidades;
  • Diâmetro.

Se sua propriedade ou empresa dispõe de um espaço físico maior, o ideal é optar por esse tipo de tanque, embora considere suas outras necessidades também.

Por isso, o ideal é você adquirir um tanque aéreo conforme sua necessidade, isso porque ele pode ser customizado, certo?

A seguir, conheça alguns benefícios ao investir nesse tipo de tanque de armazenamento.

Motivos para investir em tanques aéreos

Dentre algumas razões para investir em tanques aéreos, estão:

  • Com um tanque aéreo, a qualidade do combustível é conhecida, o que é excelente para seus veículos e máquinas;
  • Controle do abastecimento e consumo, pois há maior controle ou racionalidade no recebimento e consumo do combustível;
  • Maior autonomia das operações de sua empresa, pois não é necessário ficar dependente totalmente de abastecimentos externos;
  • Segurança: pois você evita a perda de combustíveis e reduz as chances de acidentes, já que seu empreendimento sabe como proceder em relação à manutenção e uso dos tanques;
  • Menores impactos ambientais, isso porque sua empresa evita o deslocamento e, consequentemente, há menores gastos com logística e poluição; o que reduz os danos ambientais derivados do transporte;
  • Redução de riscos quanto ao deslocamento: quando sua empresa tem um tanque aéreo próprio, isso evita que a frota tenha que se deslocar até o local de abastecimento, o que é um ponto positivo;
  • Praticidade e racionalização do abastecimento: é possível ter menores variações no abastecimento, e há maior praticidade no abastecimento, o que evita tempo ocioso da frota de sua empresa.

Para terminar, você viu quais os principais tipos de tanques aéreos. Agora, você consegue tomar uma decisão mais assertiva na escolha de tanques aéreos.

Temos as melhores soluções em tanques aéreos para você ou sua empresa. Pensamos e oferecemos tanques horizontais e verticais para trazer qualidade e segurança no armazenamento de combustíveis.

Fique aqui no site e veja mais conteúdos como este de hoje, sempre temos novidades em conteúdos de valor para você. Que tal compartilhar esse post com quem precisa?

Como armazenar óleo diesel corretamente em seu tanque aéreo?

Você sabe como armazenar óleo diesel corretamente em seu tanque aéreo? É essa sua dúvida? Então, chegou ao conteúdo certo!

O óleo diesel possui as mais diversas funcionalidades e atende às necessidades para operação de máquinas, motores e veículos, por exemplo. Esse tipo de produto, portanto, possui alguns requisitos de armazenamento.

Fique aqui e veja as condições para ter o diesel armazenado de forma correta, pois isso evita prejuízos para seu empreendimento ou para as máquinas que irão fazer uso do produto. Vamos ao conteúdo?

O que é um tanque aéreo? Qual sua importância?

Um tanque aéreo é uma solução para armazenar combustíveis e seus derivados. Esse recipiente pode ser instalado de modo horizontal ou vertical, o que depende das necessidades do usuário ou empreendimento.

O tanque aéreo recebe esse nome porque não têm contato com o solo.

Nele, podem ser armazenados essas substâncias:

  • Substâncias químicas, como o diesel e seus derivados;
  • Material inflamável;
  • Alguns materiais corrosivos.

E os tanques aéreos têm capacidade de até 60.000 litros, por exemplo. Sua fabricação é em aço carbono e seu revestimento interno depende do tipo de propriedade que ele vai armazenar.

Esse tipo de tanque pode passar por diversas variantes e leva em consideração o tipo de produto a ser armazenado. Assim, sua instalação depende do tipo de produto a ser estocado, espaço físico etc.

Muitas empresas ou propriedades rurais precisam desse tipo de tanque para armazenar produtos, como o óleo diesel, para que as máquinas e motores possam funcionar corretamente.

Por isso, a importância de ter esses tanques de armazenagem do diesel.

Para o caso de armazenamento de diesel, é necessário seguir a norma ABNT NBR 17505, a qual traz todos os requisitos a serem observados ao armazenar esse tipo de produto com potencial inflamável.

Lembrando que essa norma visa garantir a qualidade do combustível e manter a segurança do local e dos envolvidos na operação.

Veja como armazenar óleo diesel em seu tanque aéreo

Armazenar o óleo diesel corretamente em seu tanque aéreo é essencial. Isso é importante para manter a qualidade do produto, dentre outros fatores.

Veja como fazer para armazenar óleo diesel de forma apropriada:

  • Instalação

O tanque de combustível aéreo, como o nome diz, deve ser instalado de forma aérea, ou seja, sem contato com o solo.

Em tanques aéreos, o que é comum em indústrias e propriedades rurais, esse tanque precisa estar rodeado de uma bacia de contenção, o que evita a contaminação do solo, em caso de um possível vazamento.

  • Coloque sinalização

É importante ainda colocar a sinalização apropriada para mostrar o potencial perigoso ou inflamável do produto, como o diesel.

Assim como uma correta sinalização ajuda a alertar sobre as condutas a serem evitadas perto do recipiente, o que contribui para evitar acidentes e explosões, por exemplo.

Até porque esse tipo de comunicação visual traz um alerta importante para todos que adentrarem nas instalações ou que se aproximarem para qualquer fim.

  • Limpeza do tanque

A limpeza do tanque aéreo para armazenagem do diesel é importante para evitar sujeiras e outras propriedade contaminantes. Então, a cada 2 anos, é preciso fazer uma limpeza apropriada nesse tipo de tanque.

Ainda assim, é interessante fazer uma observação desses tanques, de modo a evitar sua oxidação e formação de bactérias. Uma vez que sabemos que esses elementos prejudicam a qualidade do diesel, o que pode prejudicar o desempenho do motor das máquinas.

A limpeza adequada, geralmente, é contemplada no manual de fabricação desse tipo de equipamento. Por isso, o ideal é guardar o manual para consultas futuras.

  • Cuidado com as borras

No tanque de armazenagem de diesel, pode ocorrer a formação de borras, o que é comum, considerando o tipo de elemento.

E as borras no tanque de diesel podem trazer problemas, tais como:

  • Entupimento de bombas e filtros;
  • Efeito corrosivo no revestimento interno;
  • Desgaste dos componentes do tanque.

Então, é necessária a remoção dessas borras de forma periódica.

  • Nível do combustível

Fique atento ao nível do combustível, isso porque se o nível estiver baixo, maior será o ar circulando dentro do tanque.

Então, não deixe o armazenamento muito baixo e faça a renovação frequente do combustível, pois isso traz maior qualidade para o produto, ao evitar a presença do ar em excesso.

Observe ainda a capacidade do tanque e coloque combustível, no caso diesel, de modo a atender a esse nível.

Além disso, sempre observe a quantidade de chuva acumulada no tanque depois de um período chuvoso. Isso evita o crescimento ou a proliferação de micróbios.

Outras orientações para armazenar o diesel no tanque aéreo

Lembre-se que o transporte do diesel deve ser feito por empresa ou profissionais autorizados ou credenciados junto à ANP. Como o transporte antecede o armazenamento, vale ressaltar sobre isso.

Isso porque o diesel trata-se de um produto inflamável e com alguma periculosidade. Então, a fim de evitar problemas, consulte ou contrate uma empresa especializada, que cumpra as normas de transporte.

Pois bem, dentre outras orientações, observe estas na hora de armazenar o óleo diesel na sua fazenda ou propriedade:

  • Drene a água da parte superior;
  • Mantenha na temperatura máxima de 21 graus celsius;
  • Circular e limpar o tanque sempre que possível;
  • Use um tratamento de combustível com substâncias desemulsificantes que faz a separação de água e combustível.

Além disso, é necessário investir em um tanque aéreo, pois é o mais vantajoso para essa necessidade.

Outro ponto importante é treinar um funcionário para fazer todos esses processos com segurança e eficiência, mantendo os cuidados específicos.

E se você ainda tem dúvidas a respeito do tipo de armazenagem mais segura, consulte este manual que foi elaborado para te ajudar nessa questão.

A seguir, veja os benefícios de ter um equipamento como o tanque aéreo em sua propriedade.

Vantagens do tanque aéreo para armazenar diesel

Dentre alguns diferenciais desse tipo de tanque aéreo, estão:

  • Maior segurança do produto e sua qualidade;
  • É fabricado de acordo com o rigor de normas nacionais e internacionais;
  • Redução de custos: se você faz muito uso desse tipo de produto, ter um tanque para armazenar diesel pode trazer vantagens de redução de custos. Isso porque evita o deslocamento de veículos e máquinas para abastecer;
  • Aumenta a eficiência do trabalho realizado na propriedade, pois reduz tempo no deslocamento de veículos e máquinas;
  • Há todo um cuidado especial para que o tanque não tenha vazamentos e contamine o solo;
  • Maior facilidade na realização da drenagem, o que é importante no caso do diesel.

Vale a pena um investimento num equipamento como este, não é mesmo? Você tem ganhos econômicos e de eficiência a médio e longo prazo, se fazer as contas.

Por fim, você viu como armazenar óleo diesel corretamente em seu tanque aéreo. Por tudo isso, oferecemos o apoio e o produto ideal para suas necessidades. Fale com nossa empresa agora!

Aproveite para conhecer nossas soluções em armazenamento de combustíveis e seus derivados. Nossa empresa pensa nas suas necessidades.

Temos completos tanques aéreos que prometem trazer para sua propriedade qualidade no armazenamento e segurança. O tanque de armazenamento ideal para sua propriedade pode ser visto aqui

Aproveite e compartilhe esse post com quem precisa? Acesse aqui mais conteúdos como este, combinado?

Motores Novos Modelos Euro 5 e os Riscos do Diesel S 500

Os veículos movidos a diesel fabricados até o ano de 2012 utilizavam o diesel S500 como combustível. Ele possui essa nomenclatura, pois contém 500 partes por milhão de enxofre, teor máximo dessa substância. Ele não possui nenhum tipo de aditivo e se caracteriza por uma coloração vermelha, por conta de um pigmento obrigatório pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – para diferenciá-lo do seu irmão mais novo, o diesel S10.

A utilização do diesel S500 é recomendada apenas aos veículos fabricados até 2012, pois pode trazer riscos aos motores dos veículos fabricados após essa data. Quer descobrir que riscos são esses? Continue lendo!

Riscos do uso do diesel S500

Atraso na ignição

O índice da substância cetato, presente no diesel, pode determinar um melhor desempenho na ignição e combustão do veículo. O diesel S500 possui o menor índice, de apenas 42, enquanto o diesel S10 apresenta o índice de 48. Por esse motivo, o diesel S500 traz uma menor qualidade ao desempenho do motor.

Danos ao catalisador

O alto teor de enxofre presente no diesel S500 pode entupir o filtro dos catalisadores, levando a paralisação do sistema.

Formação de ácido sulfúrico

Nos motores com EGR, (Recirculação dos Gases de Escape), a reação do enxofre com a água e o calor forma ácido sulfúrico. Essa substância irá corroer os componentes internos e danificar o motor. Como o S500 é o diesel que mais tem enxofre, ele é altamente prejudicial para motores com EGR.

Risco de Crime Ambiental

Além dos riscos ao motor que podem prejudicar o seu veículo, utilizar o diesel S500 em motores fabricados depois de 2012 pode ser considerado crime ambiental em casos de identificação em abordagens. Segundo a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a penalização pode ser de um a quatro anos de reclusão e o autor da ação pode ser encaminhado à Polícia Civil da Comarca do local no flagrante.

Vantagens do diesel S10

Uma vez que é proibido utilizar o diesel S500 em veículos fabricados após o ano de 2012, sob risco de responder a crime ambiental, além de perder o motor do veículo, a solução é utilizar o diesel S10, que traz vantagens em relação ao S500.

Quais vantagens são essas?

Menor impacto ambiental

Além de uma quantidade muito menor de enxofre, o diesel S10 também contém em sua composição a adição de 10% de Biodiesel, reduzindo assim a emissão de partículas tóxicas ao ambiente, diminuindo o impacto ambiental.

Limpeza do sistema de combustível

O diesel S10 também possui uma grande capacidade de solvente de impurezas, por conta de uma presença maior de hidrogênio. Ele limpa o sistema de combustível (bomba de gasolina e filtro), diminuindo a corrosão de suas peças.  

Melhor desempenho do motor

O índice de cetato em 48, maior que o do diesel S500, dá ao diesel S10 uma capacidade de melhorar o desempenho do motor, sua ignição e combustão

Principais Diferenças Geradores Gas, Diesel, Gasolina e Eólico

Os geradores de energia são equipamentos muito úteis que produzem energia elétrica para os mais diversos fins, seja em caráter emergencial apenas temporário.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas em relação aos tipos de geradores de energia disponíveis no mercado, seus prós e contras, como é o processo de instalação e abastecimento, entre outras coisas.

Porém, isso tudo é bem mais simples do que se parece e nesse texto iremos responder a essas e outras perguntas. Confira mais detalhes a seguir e aproveite para tirar as suas dúvidas sobre esse tema!

Entendendo melhor os geradores de energia

Os geradores de energia são os equipamentos responsáveis por converter energia mecânica, química, entre outras, em energia elétrica.

Desse modo, são equipamentos úteis para os mais diversos ambientes e fins, podendo ser encontrados em escolas, hospitais, indústrias, condomínios e eventos, por exemplo.

Em vista dessa versatilidade, determinado tipo de gerador de energia pode ser mais eficiente e vantajoso para uma situação específica. Por isso, vamos mostrar alguns tipos diferentes de gerador a seguir, separando-os de acordo com o combustível os alimentam.

1.   Gerador a gasolina

A grande vantagem dos geradores à gasolina é o seu tamanho. Por não precisarem de grandes motores devido ao tipo de queima do combustível, os equipamentos movidos a este combustível são mais compactos.

São ideais para transportar de um lado a outro em situações que exijam mobilidade e fornecimento de energia em locais remotos ou que não precisam de mais quantidade de energia elétrica.

2.   Gerador a diesel

Os geradores a diesel são os mais comuns, sendo utilizados em condomínios, indústrias e eventos. São máquinas bem mais robustas e potentes que os geradores a gasolina e são ideais para aguentar o trabalho contínuo. Também acabam sendo os mais rentáveis, em virtude do preço do diesel comparado ao que fornece de energia em média.

3.   Gerador eólico

Apesar de ainda ser pouquíssimo utilizado, o gerador eólico é uma ótima opção para quem tem como princípio proteger o meio ambiente uma vez que para o seu funcionamento a única coisa necessária é o vento.

Logo, o mesmo pode ser muito vantajoso, dependendo da localidade em que for empregado já que essa é uma fonte de energia renovável e que gera baixos custos de manutenção e de reparo.

4.   Gerador a gás

Por fim, temos ainda o gerador movido a gás, com o adendo de que este segmento tem passado por uma série de modificações valiosas, a fim de consolidar o uso dessa fonte de energia.

Sobre a instalação dos geradores

Apesar de na maioria dos casos a operação dos geradores de energia ser simplificada, o seu processo de instalação deve ser feito por uma equipe técnica especializada, havendo a necessidade de pesquisar e escolher aquela que você julga que melhor atende às suas expectativas e necessidades.

Antes de escolher e instalar um gerador de energia, é necessário que se faça o dimensionamento, que é o cálculo em watts do consumo de todos os equipamentos que você pretende ligar ao gerador.

Feito isso, algo igualmente interessante de se saber é que quando tratamos desse ponto, os geradores que não são de uso contínuo precisam ter o que se chama de chave reversora, que é o mecanismo responsável pelo seu desligamento quando necessário.

Logo, conhecida também como comutadora de fonte, ela só pode ser dispensada quando o gerador é a única fonte de energia do local, como podem ser os casos de geradores a óleo diesel, por exemplo.

Esse ponto é importante, justamente, porque ajuda a evitar incêndios, a queima de máquinas e equipamentos, entre outras coisas. Fique atento na hora da montagem!

Mas e o abastecimento?

A respeito desse tópico, é preciso dizer que o abastecimento vai depender de múltiplos fatores como o tipo de fonte de energia que você escolher, a potência do gerador, o tempo que o mesmo permanecerá ligado, entre outras coisas.

Validade do Diesel Armazenado em Tanques Aéreos Estacionários

Você sabe verificar qual a validade do óleo diesel?

Tem dúvidas sobre essa questão?

Aqui vamos abordar os seguintes tópicos:

 

Como saber a validade do óleo diesel

Estudos feitos com o óleo diesel determinaram que, em média, ele apresenta boas condições de uso por até 28 dias após o armazenamento, podendo chegar até 3 meses.

A Petrobras em seu site oficial informa que a validade do diesel S10 é de 03 meses se armazenado de forma correta.

Após esse período, o óleo diesel passa a se degradar devido à contaminação.

Sendo assim, os cuidados com o armazenamento são primordiais se você deseja economizar, como também continuar usando um produto de qualidade.

Claro que existem vários tipos de óleo diesel, mas o que é mais usado nas indústrias e até nos geradores é o óleo S10.

Já para os outros tipos o período varia. O óleo diesel S500 tem a tendência de durar mais que o S10 se for bem armazenado, pelo fato de possuir mais quantidade de enxofre em sua composição.

Mas você pode agora estar se questionando sobre o que causa o estrago desse material, certo?

A seguir vamos contar sobre isso.

O que ameaça a qualidade do óleo diesel 

Entendendo sobre qual a validade desse produto, resta saber o que ameaça a qualidade do óleo diesel.

Três situações podem encurtar a validade:

  • Hidrólise;
  • Crescimento microbiano;
  • Oxidação.

Mas, como saber que o meu óleo diesel está contaminado ou sofrendo as ações de umas dessas três situações? 

Veja a seguir. 

 

Como saber que o meu óleo diesel está contaminado? 

Existem alguns sinais que indicam que o óleo diesel está contaminado com microrganismos.

O diesel estragado parece uma borra marrom de barro, que é resultado da decomposição do mesmo por bactérias, temperatura e água.

A tampa do produto ou o fundo do tanque podem apresentar aspecto de estar enferrujada ou quando os filtros dos reservatórios estão entupidos. 

Nestes casos, é imprescindível a troca, uma vez que a contaminação vai acabar e, consequentemente, as máquinas que necessitarem do óleo para operar não terão o principal recurso de abastecimento para o funcionamento adequado.

 

Armazenando óleo diesel da forma correta

Todo mundo adora dicas, ainda mais quando elas ensinam sobre a forma correta de armazenar produtos para uma maior duração, certo?

Por isso, listamos a seguir algumas dicas para auxiliar com o armazenamento do seu óleo diesel:

  • Drenar água da parte inferior quando existente e possível;
  • Circular, esvaziar e limpar o tanque quando possível;
  • Mantê-lo à temperatura de 21 graus Celsius;
  • Tratar com biocidas e estabilizantes
  • Usar tratamento de combustível com propriedades desemulsificantes que separam a água do combustível;
  • Verifique se há água acumulada no tanque após chuva;
  • Investir em um tanque de armazenamento subterrâneo;
  • Manter o óleo diesel em situação adequada de acordo com a NFPA 110.

Tudo isso a fim de eliminar e prevenir o biofilme, que é a película com aspecto de lama/barro.

Vamos agora te explicar com maiores detalhes sobre cada uma dessas condições. Continue acompanhando.

Cuidado com a temperatura do tanque

Essa dica vai ajudar a preservar o seu óleo diesel de sofrer oxidação. A temperatura adequada que o óleo diesel deve ter enquanto estiver armazenado é 21 graus Celsius.

Diferença de temperatura causa condensação, que vai trazer mais água ao diesel e ajudar no processo de proliferação bacteriana.

Assim, para essa tarefa, opte por um tanque de armazenamento subterrâneo que mantenha a temperatura ideal.

Usando biocidas e estabilizantes

Os biocidas ajudam a prevenir o crescimento de bactérias e fungos que podem se desenvolver nos tanques, por isso, podem ser aliados fundamentais! Estude o tema para

Previna e elimine o biofilme 

O biofilme é uma massa espessa, parecida com lama, que pode crescer no tanque de armazenamento. Essa massa reduz a eficácia dos biocidas e favorece o crescimento dos microrganismos.

Por isso, é muito importante eliminar todo biofilme presente no tanque. 

NFPA 110

Já com relação às normas NFPA 10, diz respeito ao tempo de “vida útil de armazenamento”.

Geralmente, esse tempo é de um ano e meio até dois anos. Inclusive, as normas NFPA 10 reforçam que o uso e armazenamento do produto não poderá ultrapassar esse tempo determinado.

Caso contrário, deverá ser substituído o óleo diesel imediatamente. 

Esvazie e limpe o tanque quando possível

Essa dica vai ajudar a combater a contaminação, por isso a limpeza do tanque é fundamental para preservar a qualidade do óleo diesel, bem como do próprio tanque.

Verifique se há água acumulada no tanque 

Outro cuidado com o tanque é após as chuvas. Verifique sempre se há água acumulada no tanque e, caso houver, elimine a água acumulada, especialmente para evitar o crescimento microbiano e a hidrólise do óleo diesel 

Tratamento do combustível

Para armazenar da forma correta o combustível, não esqueça de investir em tanques equipados com um filtro Separador de Água de Combustível (FWS) e os tratamentos desemulsificantes, já que aumentam o desempenho do FWS. 

Outro detalhe é que você pode tratar o combustível com aditivos que mantém a sua composição química conforme o tempo passa.

Fique atento também ao Gerador Diesel que você usa

Este artigo com várias dicas sobre o armazenamento correto de óleo diesel está terminando.

Portanto, fique sempre atento à validade desse produto, visto que o óleo diesel fora da validade representa riscos ao bom funcionamento de suas máquinas, bem como no andamento da produção.

Sendo assim, leve em conta as nossas sugestões sobre como armazenar esse produto tão importante, sem abrir mão da qualidade dele!

Vale a pena ter o próprio Tanque Aéreo de Abastecimento

Se você já teve dificuldades ou quis melhorar a gestão de compra de diesel na sua empresa, com certeza já pensou em trocar o abastecimento externo em postos de revenda por um tanque próprio de abastecimento interno. Mas, antes de se dedicar a fazer uma instalação dessas, vale avaliar se a troca realmente vale a pena.

Vem conferir algumas das principais vantagens de ter um tanque de diesel próprio na sua empresa:

1. Redução de custos

Por mais que a instalação de um tanque próprio exige, inicialmente, um investimento financeiro, ao longo do tempo a economia trazida por ele pode equilibrar as contas.

No caso das empresas que abastecem em postos de terceiros, haverá a redução de custos no deslocamento de veículos e maquinários. Aquelas que têm um tanque em comodato de um fornecedor deixam de ficar restritas somente a ele e de pagar custos relativos à amortização e depreciação do equipamento.

Em ambos os casos, na negociação com diferentes fornecedores e em grandes quantidades é possível criar estratégias para conseguir um preço melhor.

2. Praticidade e rapidez

Quase nem é preciso dizer que ter um tanque de diesel próprio aumenta a eficácia do trabalho pelo tempo poupado no abastecimento, não é mesmo? A vantagem é uma das principais buscadas com esse processo por empresários e gestores.

3. Autonomia em primeiro lugar

Quando a empresa se torna a responsável pelo abastecimento do tanque, a escolha do fornecedor do diesel fica por conta própria. Assim, podem ser testados diferentes fornecedores a cada novo abastecimento.

Mas atenção: é preciso estar atento(a) à quantidade e qualidade do produto que chega até você, garantindo que as especificações estejam de acordo com o que foi acordado e evitando adulterações, por exemplo.

O que é preciso para instalar seu próprio tanque?

Antes de mais nada, é preciso constatar que sua empresa tem o consumo mínimo indicado. A medida, utilizada pelos Transportadores Revendedores Retalhistas (TRRs), geralmente é de 5 mil litros de diesel por mês.

Apesar de tanques menores terem o processo de instalação mais fácil, aqueles com menos de 15 mil litros de capacidade podem comprar diesel apenas de TRRs e não de diferentes distribuidoras. 

É preciso verificar se há espaço físico disponível na garagem para instalação do tanque. Para tanques aéreos é preciso seguir regras de distanciamento de edificações e divisa de propriedades e, se tiverem 15 mil litros ou mais, podem precisar de licenciamento ambiental, bem como tanques subterrâneos.

A estrutura de instalação deve incluir uma bacia de contenção que comporte o volume de armazenamento do tanque com espaço extra de 10%. Para possíveis derramamentos, é ideal construir uma pista de recebimento e abastecimento em concreto armado circundada por canaletas ligadas a uma caixa separadora de água e óleo. Além do tanque de armazenamento, o ponto de abastecimento é composto por filtro, bomba com medidor, mangueiras e bico.

Por fim, é preciso verificar os requisitos necessários de acordo com a legislação. 

NBR 17505 (refere-se ao armazenamento de líquidos inflamáveis);

  • NBR 15461 (refere-se à construção e instalação de tanque aéreo de aço carbono para líquidos inflamáveis);
  • NBR 5419 (regulamenta descargas atmosféricas);
  • RESOLUÇÃO CONAMA 273 (destinada à preservação do meio ambiente);
  • NR 20 (referente à segurança em trabalhos com inflamáveis);
  • IT 25 CORPO DE BOMBEIRO (referente à segurança contra incêndios).

Para garantia, vale contratar uma empresa especializada que garanta o cumprimento de todas as regras e funcionamento do tanque pós-instalação.

Manutenção: vale a pena?

Apesar de todas as vantagens de ter um tanque próprio estarem mais do que claras, um ponto ainda pode preocupar quem opta pela solução: a manutenção. Afinal, será que os custos e o trabalho envolvido nessa função valem o esforço? Nesse caso, é preciso se atentar a dois pontos principais: a manutenção da qualidade do combustível e a manutenção dos equipamentos de abastecimento.

Como tanques não são hermeticamente fechados (contam com respiro, boca de visita, bocal de recebimento e dreno), o combustível pode ser contaminado com micropartículas de poeira, areia, água, perdendo sua qualidade. Por isso, o produto armazenado precisa de limpeza constante – com drenagem regular de água e sedimentos e troca periódica de filtros.

Já para evitar a interrupção dos abastecimentos e vazamentos, é importante manter uma rotina de manutenção preventiva dos equipamentos de abastecimento: filtro, bomba, medidor, mangueiras e bico. Dessa forma, o combustível chega puro e garante o melhor funcionamento do maquinário. Para esse serviço, existem diversas empresas especializadas.

FONTES : NBR 17505 (refere-se ao armazenamento de líquidos inflamáveis);

  • NBR 15461 (refere-se à construção e instalação de tanque aéreo de aço carbono para líquidos inflamáveis);
  • NBR 5419 (regulamenta descargas atmosféricas);
  • RESOLUÇÃO CONAMA 273 (destinada à preservação do meio ambiente);
  • NR 20 (referente à segurança em trabalhos com inflamáveis);
  • IT 25 CORPO DE BOMBEIRO (referente à segurança contra incêndios).

Oxidação natural em tanques aéreos: Por que acontece? Como evitar

Por que o diesel oxida?

O diesel é o combustível mais sujeito a oxidação devido a sua composição. Estima-se que o S10 tenha um prazo de validade curto, de apenas 2 meses, devido às quantidades aumentadas de biodiesel.

Além disso, houve também a redução de enxofre no combustível, e se você não sabia, esse elemento tem essa função de preservar e proteger o diesel por mais tempo.

 No entanto, as leis atuais que visam reduzir a poluição e prejuízos ao meio ambiente, estabeleceram essa redução de forma impactante.

Quais as consequências de um diesel oxidado?

oxidação do diesel pode causar vários problemas, não apenas com o combustível, como também nos tanques, motores e sistemas de pré e pós combustão dos veículos e equipamentos onde for utilizado.

O biodiesel incluso na composição torna mais fácil a oxidação, o que facilita o acúmulo de água e borra no fundo do tanque e nos sistemas internos, principalmente quando o combustível não é bem tratado nem renovado.

Tais impurezas trazem muitos outros problemas como consequências. Com o surgimento de água proveniente da condensação, cria-se um ambiente propício a bactérias.

 E a presença delas cria uma borra escura e ácida no combustível, a qual é corrosiva, afeta diretamente na potência do motor, induz o aumento de consumo, prejudicando filtros, bicos, bombas injetoras e demais peças.

Como evitar a oxidação do diesel?

De fato, o diesel tem maiores chances de degradação, mas isso não impede você de se aproveitar de um bom combustível. Basta seguir alguns procedimentos:

  • Mantenha o tanque limpo e certifique-se de que a tampa do tanque esteja vedando com eficiência;
  • Mantenha o tanque cheio para reduzir a condensação de água no tanque;
  • Use o combustível preferencialmente em até 30 dias.

Parte Interna do Tanque quando sai da produção

FONTE ANP (AGÊNCIA NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS)

TANQUES AÉREOS SAIBA COMO E QUANDO LIMPAR

Diesel contaminado

O diesel pode acabar sendo contaminado por diversos fatores, dentre eles destaca-se o transporte, armazenamento, presença de umidade, oxigênio, alteração brusca de temperatura interna do tanque, sujeira nos materiais que entram em contato com combustível, entre outros.

Esses problemas acabam gerando contaminação, seja pela presença de micropartículas de água no tanque, oxigênio ou bactérias.

Quando o combustível tem contato com essas substâncias, surge uma camada de detritos e sedimentos, que vão para o fundo do recipiente.

Um recipiente sujo, acumula o que podemos chamar de borra. Essa sujeira acaba prejudicando a qualidade do produto, além de afetar também o rendimento, vida útil dos componentes, peças e até mesmo do tanque como um todo.

Qualquer equipamento que seja abastecido com esse combustível sofrerá também com essa contaminação.

Sinais para se ficar alerta

Óleo diesel contaminado apresenta uma grande chance de ter seus componentes e peças estragadas ou danificadas, como bicos, filtros e bombas.

É preciso ficar atento se está havendo também uma perda de eficiência, aumento no valor das manutenções e lentidão do sistema.

Um equipamento com diesel contaminado exibe perda de eficiência, desempenho, aumento no consumo e falhas frequentes.

Portanto, ao perceber esses sinais, é sinal de que está havendo contaminação e uma limpeza especializada se mostra importante.

Como evitar o problema

Existem alguns aditivos no mercado que podem ser misturados ao combustível para que ajudem no combate às contaminações.

Também deve-se ficar atento ao transporte e ao armazenamento do diesel, realizando testes frequentes.

Entretanto, é necessário que sejam feitas limpezas periódicas dos tanques por empresas especializadas e certificadas com as licenças ambientais.

Por se tratar de um combustível, deve-se ter todo cuidado ao manuseio.

Limpeza de Tanque aéreo

A limpeza dos tanques aéreos tem como objetivo prever uma melhor qualidade do diesel e auxiliar na manutenção dos tanques, evitando problemas nas peças e demais componentes dos equipamentos abastecidos.

O processo de limpeza de tanques aéreos consiste em um método chamado diálise.

Esse processo usa uma máquina/caminhão que através de uma mangueira no fundo do tanque realiza uma sucção da borra e do combustível.

O combustível sugado é filtrado várias vezes, por filtragem grossa e fina, até que o combustível esteja 100% limpo.

Então, o material é devolvido ao tanque, renovado.

Esse é um método que evita desperdícios, pois reaproveita o combustível, além de ser mais rápido e menos custoso.

Mesmo assim, essa limpeza deve ser realizada por empresas e profissionais especialistas.

CONHEÇA NOSSO SITE WWW.TANQUESEBOMBAS.COM.BR

Cuidados no abastecimento do grupo gerador a óleo diesel

O grupo gerador é um equipamento com o objetivo de continuar gerando energia em casos de queda ou apagão, usado principalmente em locais onde a interrupção de energia é prejudicial à rotina de atividades.

Por isso, é comum sua instalação em hospitais, obras da construção civil, supermercados, eventos de grande porte (shows, convenções, bienais etc.), aeroportos, entre outros.

Para garantir o suprimento ininterrupto, é essencial tomar alguns cuidados na manutenção, principalmente no abastecimento do grupo gerador.

Conhecer as formas de abastecer o equipamento, a manutenção preventiva e os cuidados no manuseio é importante para evitar prejuízos financeiros e ambientais.

Vamos conferir como?

Como é feito o abastecimento do grupo gerador a diesel

O grupo gerador era abastecido somente com diesel e enxofre, que tem alto poder contaminante. Por isso, a legislação mudou, e agora o abastecimento do grupo gerador passou a receber biodiesel – derivado de gordura vegetal ou animal –, atualmente compondo 10% (com discussão de aumento para 20%) do total do combustível.

Esse aumento visa à diminuição de enxofre na composição e, portanto, o impacto ambiental da queima do óleo diesel.

Contudo, a presença do enxofre tem a função de impedir a formação de micro-organismos, como fungos e bactérias, no combustível, por ter ação biocida. Isso significa que o abastecimento do grupo gerador era esporádico.

Agora, com a adição do biodiesel, o abastecimento do grupo gerador deve ser realizado com frequência, já que concentra muito hidrogênio – o que propicia ambiente para a formação de micro-organismo e crostas.

Por isso, os cuidados no abastecimento do grupo gerador envolvem:

  • Consumir todo o combustível em até 30 dias, caso não seja tratado;
  • Manter o tanque, sempre que possível, no máximo ou próximo do limite, a fim de impedir que ocorra higroscopia (condensação de água), sua degradação e a queima de mais combustível do que o necessário;
  • Seguir à risca a data estipulada pelo fabricante na substituição dos filtros;
  • Descartar mensalmente o combustível não consumido ao final desse período, pois após 30 dias ele estará deteriorado – há empresas especializadas que avaliam o combustível para verificar se é possível ou não sua revitalização.

 

É possível prolongar o período de consumo do combustível?

Para prolongar o período do abastecimento do grupo gerador a biodiesel, é possível adicionar estabilizadores/otimizadores de óleo diesel no combustível. Assim, o equipamento conseguirá funcionando com o combustível, sem necessitar do descarte, por até seis meses.

O estabilizador deve ser aplicado na proporção de 1,50 – um litro de estabilizador para cada 500 litros de óleo diesel. Essa concentração deve ser corrigida a cada aplicação, adicionando a mistura conforme a quantidade de óleo diesel abastecido no tanque.

Após chegar aos seis meses desde o primeiro abastecimento, é necessário descartar o combustível restante não consumido ou avaliar, com uma empresa especializada, se é possível a revitalização.

Importante mencionar também que, para garantir segurança durante a troca do combustível – e até mesmo durante seu funcionamento A BACIA DE CONTENÇÃO SE TORNA ITEM IDISPENSÁVEL E OBRIGATÓRIO NA OPERAÇÃO.

A bacia de contenção para geradores é uma aliada importante para prevenir que a substância vazada contamine o solo ou seja fonte de acidentes.

Qual é a porcentagem de biodiesel no óleo diesel?

óleo diesel brasileiro possui em sua composição uma porcentagem de biodiesel, combustível renovável que provém de óleo vegetal ou gordura animal. Todos os componentes do óleo diesel são cruciais para que eles executem com maestria a sua função.

O óleo diesel é derivado do petróleo, muito utilizado como combustível de transportes mais pesados (ônibus e caminhões, por exemplo) já que, por lei, o óleo diesel é proibido para veículos de passeio, sendo autorizado somente em alguns veículos com tração nas quatro rodas ou capacidade de carga para usufruir de motores a diesel.

O que é biodiesel?

O biodiesel é um combustível alternativo renovável e biodegradável feito de uma mistura de óleos vegetais modificados e óleo diesel. O biodiesel pode ser originado de elementos como: mamona, soja, amendoim, algodão, girassol, dendê, babaçu e milho. Sua composição, basicamente, é de uma mistura de ésteres de ácidos graxos com monoálcoois de cadeia curta, a exemplo do metanol e do etanol.

Tanto a produção como a comercialização do biodiesel são regulamentadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Vantagens do uso de biodiesel

Os benefícios do uso do biodiesel, mesmo na forma de mistura, são muitos, embora alguns benefícios ambientais dependam de como o combustível é produzido. Um benefício é simplesmente o fato de que o combustível vem de um recurso renovável que pode ser cultivado no Brasil.

Os motores a diesel oferecem aos consumidores uma economia de combustível de 20 a 40% melhor, bem como mais torque em uma rotação mais baixa do que a gasolina.

O uso de combustível biodiesel em motores a diesel ajuda a reduzir ainda mais as emissões poluentes no ar. Além disso, os veículos podem ser movidos a biodiesel sem a necessidade de modificações.

Mas qual é a porcentagem de biodiesel no óleo diesel?

A porcentagem do biodiesel no óleo diesel é regulamentada por lei. Segundo a Agência Senado, em setembro de 2021, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) do Ministério de Minas e Energia (MME) decidiu reduzir temporariamente o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de 13% para 10%. A mudança vale para o 82º Leilão de Biodiesel, destinado ao suprimento dos meses de novembro e dezembro de 2021.

Essa redução foi pensada para evitar possíveis impactos para o consumidor e reflexos em setores como o de transporte público e de mercadorias, além de atividades agrícolas e geração de energia.

Segundo o cronograma determinado na resolução em março de 2020, o teor mínimo de biodiesel no óleo diesel será acrescido de 1% a cada ano, até atingir o limite de 15% em 1º de março de 2023, segundo a ANP.

Saber a procedência do seu óleo diesel faz toda a diferença

Importante saber qual a procedência do diesel que você está comprando, fazer o armazenamento correto e ter cuidado ao manusear o combustível de forma correta.

Bacia de Conteção para Tanques Aéreos de Abastecimento

Este item tem a função de evitar a contaminação do solo, corpos d’água ou lençóis freáticos, caso ocorra o derramamento do óleo combustível armazenado no tanque.

Para que sua função de proteção seja cumprida devem-se obedecer as seguintes normas:

A bacia de contenção deve ter volume DE 110% em relação ao volume do tanque de armazenamento acrescido do volume da base de sustentação do mesmo.

A construção da bacia de contenção deve ser feita em concreto, ou outro material quimicamente compatível, sendo impermeável.

Esta estrutura deve resistir ao fogo por um período mínimo de 02 horas.

O piso da bacia de contenção deve possuir declividade mínima de 1% na direção do ponto de coleta do efluente (águas de lavagem da área e produto vazado em caso de acidente).

O ponto de coleta de efluente deve estar ligado a uma válvula, posicionado do lado externo da bacia.

Esta válvula deve ser mantida fechada.

Deve possuir no mínimo uma via adjacente, que permita a passagem de um veículo de combate a incêndio.

Esta via deve ter largura igual ou superior a 3 metros.

A área deve permitir fácil acesso de pessoas e equipamentos ao seu interior, tanto em situação normal como em caso de emergência.

A altura máxima da parede da bacia de contenção, medida pela parte interna, deve ser 3,2 metros, sendo que 0,2 metros devem ser utilizados para conter vazamentos em caso de movimentação do líquido, não podendo ser utilizado no cálculo do volume.

 Deve estar a uma distância mínima de 4,5 metros de qualquer tipo de construção interna.

ÁREA DE ABASTECIMENTO E ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS

As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ambiente e seu manuseio e armazenagem também apresentam considerável grau de perigo.

São necessários alguns cuidados para evitar acidentes, e no caso de ocorrerem fazer com que sejam minimizados ao máximo seus efeitos indesejáveis.

Os resíduos misturados a combustíveis não devem chegar ao solo, cursos d’água ou aos lençóis freáticos, portanto todas as empresas que possuírem áreas de abastecimento devem obedecer as normas regulamentadoras para evitar uma possível contaminação e também contribuir para a segurança de seus funcionários e de sua propriedade.

LEGISLAÇÃO

Essa orientação é para tanque de combustível acima de 250 litros, tendo como base a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, em especifico a NBR 7505-1 e 7505-4, que fixa as condições de armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis em tanques estacionários.

MANTER PLACAS DE SINALIZAÇÃO:

  • EXTINTOR B LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
  • PROIBIDO FUMAR
  • LÍQUIDO INFLAMÁVEL

A área de abastecimento apresenta considerável risco ambiental e de acidente. Para minimizar possíveis impactos negativos, essa área deve:

Ser impermeabilizada.

Ser circundada por canaletas direcionadoras de fluxo, de ferro, com largura e profundidade mínima de 05 centímetros, com recuo da área impermeável em no mínimo 50 centímetros. Na ligação das canaletas à tubulação deve-se instalar um ralo de espessura tal que o mesmo consiga segurar uma parte dos sólidos brutos, mas não obstrua o fluxo hídrico.

Ter a tubulação em aço ou ferro fundido nodular, para evitar que se danifique em caso de combustão do líquido drenado.

Possuir no mínimo um extintor de incêndio classe B, capaz de combater incêndios que ardem em superfícies e não deixam resíduos, o extintor não deve possuir obstáculos ao seu redor, evitando dificuldades de acesso. Ser bem sinalizado, com placas instaladas em locais de fácil visualização

SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTE

O sistema de tratamento serve para separar a água utilizada na lavagem das áreas do óleo proveniente de possíveis vazamentos que podem ocorrer durante o abastecimento, evitando a contaminação do solo, corpos d’água e lençóis freáticos, bem como possibilitar o reaproveitamento do óleo combustível vazado para outros fins.

O sistema é composto por: caixa de retenção de areia, caixa separadora de água e óleo, caixa coletora de óleo, caixa de inspeção e sumidouro.

Devem seguir as seguintes recomendações:

No caso de serem situadas em garagens ou em locais sujeito ao tráfego de veículo devem ser providas de tampas de ferro fundido reforçadas por padrão T-100.

Se estiverem situadas em passeios ou áreas verdes podem ter suas tampas tanto em concreto como em ferro fundido padrão T-33.

A caixa retentora deve ser construída em alvenaria, com espessura mínima de 20 centímetros, e o seu interior impermeabilizado.

Deve possuir dimensões tal que comporte o volume de efluentes gerados no manuseio e utilização da área de abastecimento.

No caso de vazamento total ou parcial do tanque, um caminhão apropriado deve ser acionado para a captação do efluente gerado.

CAIXA DE RETENÇÃO DE AREIA

Serve para reter o material mais pesado, impedindo que materiais grosseiros passem para a caixa separadora de água e óleo.

Deve ter dimensões que proporcionem baixa velocidade do fluxo líquido, para que haja a deposição de resíduos sólidos como areia, pedras, estopas, entre outros, no fundo da caixa.

Para aumentar sua eficiência deve-se adaptar uma tampa furada no cano de saída da caixa, a fim de ajudar na filtragem dos sólidos em suspensão.

 A limpeza deve ser feita sempre que houver lavagem da área de abastecimento ou da bacia de contenção. Durante a época das chuvas, a manutenção deve ser periódica para evitar o entupimento. A limpeza da caixa consiste na retirada dos sólidos sedimentados.

CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO

É responsável pela separação do óleo combustível do restante do efluente. O óleo separa-se naturalmente da água, por ser menos denso, mantendo-se na superfície.

A captação da água ocorre através de um fecho hídrico instalado no fundo da caixa;

Essa tubulação deve ser vedada na parte superior para que não haja a entrada do óleo.

A saída do óleo é composta por uma tubulação em formato de sifão, com a abertura voltada apara cima; esta tubulação deve ser instalada na parte superior da caixa e ser ligada a caixa coletora de óleo.

CAIXA COLETORA DE ÓLEO

Destina-se ao acúmulo do óleo combustível para posterior sucção e/ou reaproveitamento.

Trata-se de uma caixa escavada no solo, que recebe o efluente através de um registro de gaveta.

O escoamento do óleo combustível, da caixa separadora para a caixa coletora, deve ser feita de forma manual através da abertura do registro.

O coletor pode ser um balde/tina impermeável com volume que possa acomodar todo o óleo escoado. Esse balde/tina deve possuir alça e tampa para transporte, ser adaptado com uma torneira em sua base, utilizada para separar a água que por acaso possa vir misturado a esse óleo. Esta água deve ser novamente enviada a caixa separadora, e o óleo enviado para o destino final.

CAIXA DE INSPEÇÃO

Serve para avaliar o funcionamento e a eficiência do sistema de tratamento. Deve ser construída em alvenaria. A ligação entre a caixa de inspeção e o sumidouro deve ter uma declividade que permita o fluxo hídrico entre os mesmos.

SUMIDOURO (FOSSA SÉPTICA)

É uma caixa em alvenaria, ou em manilha pré-moldada, que deve permitir a infiltração do efluente tratado no solo.

Para a definição da profundidade do sumidouro deve ser observado o nível do lençol freático, sendo normalmente utilizada a profundidade de 1 metro.

O sumidouro deve ser construído em cota inferior ao do poço de captação de água.

Recomenda-se acrescentar brita (cascalho) no fundo do sumidouro, para ajudar a infiltração do efluente no solo.

Ponto de Abastecimento Utilizado com Boas Práticas

1. TERMOS E DEFINIÇÕES

 

1.1 Ponto de abastecimento

Instalação que possua equipamentos e sistemas para o armazenamento de combustível automotivo com registrador de volume apropriado. O PA destina-se ao abastecimento de equipamentos móveis, veículos automotores terrestres, aeronaves, embarcações ou locomotivas; cujos produtos sejam destinados exclusivamente ao uso do detentor das instalações ou de grupos fechados de pessoas físicas ou jurídicas, previamente identificadas e em forma de empresas, cooperativas, condomínios, clubes ou assemelhados.

1.2 Abastecimento móvel ou comboio É aquele que ocorre por meio de veículo adaptado para armazenar e transportar combustível, a fim de abastecer equipamentos ou recipientes quaisquer.

 

1.3 Caixa de contenção Dispositivo de proteção para unidades de abastecimento e filtragem instaladas externamente ao equipamento com a finalidade de retenção de possíveis derrames ou vazamentos.

 

1.4 Registrador de volume Equipamento ou dispositivo mecânico que possibilite o controle de volume de produto armazenado.

 

2 Os equipamentos devem ser adequados às propriedades químicas e características técnicas do produto armazenado, seguindo orientações de cada fabricante. Na especificação de equipamentos e materiais para uso no SAAC devem ser observados aspectos como classe de 6  pressão e temperatura de trabalho, adequando-os à necessidade.

 

2.1 Tanques de armazenamento A armazenagem de combustíveis no SAAC deve ser realizada em tanques construídos conforme ABNT NBR 15461 e ABNT NBR 7821.

 

2.2 Medidores volumétricos e bombas de abastecimento O uso de medidores ou unidade abastecedora com medição de volume em instalações de consumo próprio é opcional.

 

2.3 Moto-bombas (centrífugas e de engrenagem) O sistema de bombeamento de combustível por moto-bomba deve ser adequado a atmosfera explosiva, conforme classificação de áreas, descritas na ABNT NBR 14639 e ABNT NBR IEC60079.

 

2.4 Filtros Os equipamentos de filtragem para pontos de abastecimento, quando utilizados, devem estar em conformidade com a ABNT NBR 14639 e ABNT NBR IEC60079.  Em instalações com filtro tipo prensa adotar os equipamentos construídos conforme ABNT NBR 15473. Em instalações com filtro de linha (coalescente e/ou separador) utilizar como referência, elementos filtrantes de 3µ a 30µ de separação de sólidos e elementos coalescentes de eficiência de até 150 ppm.

2.5 Sistema de verificação de vazamento A verificação de vazamento em instalações SAAC é visual, e deve ser efetuada na contenção de cada equipamento, não havendo a necessidade de equipamento específico para tal. Quando a instalação possuir tubulações subterrâneas em PEAD e que exijam a utilização de câmara de contenção subterrânea nos pontos de transição, o uso de dispositivos de monitoramento ambiental pode auxiliar o controle ambiental.

 

2.6 Tubulações As tubulações aéreas metálicas devem obedecer às classes de pressão e a aplicabilidade definidas nas ABNT NBR 17505-3, ABNT NBR 5580 ou DIN 2440. Em caso de uso de tubulações não metálicas, essas devem ser protegidas dos raios UV, sendo a proteção mais usual a instalação subterrânea. Na extremidade destas tubulações obrigatoriamente deverão ser instaladas câmaras de contenção protegendo as conexões de transição. Ao utilizar tubulações não metálicas, devem ser atendidas as ABNT NBR 14722 e ABNT NBR 13783, com dupla parede em instalações de pressão positiva. Em caso de uso de tubulações metálicas flexíveis adotar a ABNT NBR 14867. Em caso de uso de tubulações confeccionadas em outros materiais, as mesmas devem obedecer as normas técnicas específicas de instalação e adequadas ao combustível utilizado.

 

2.7 Acessórios complementares Todos os acessórios complementares devem ser fabricados em conformidade com normas técnicas brasileiras e, na falta destas, com as normas internacionalmente aceitas e também devem atender os requisitos de área classificada conforme ABNT NBR IEC 60079.

 

2.8 Sistema antitransbordamento

O uso do sistema antitransbordamento é opcional no caso de tanques aéreos, quando utilizado, deve ter função de alarme e/ou restrição de fluxo. O sistema antitransbordamento com restrição de fluxo deverá estar interligado ao sistema de descarregamento, com a finalidade de interrupção do bombeio.

 

2.8.1 Válvula de proteção com interrupção de fluxo em caso de acidente / válvula tipo “antiabalroamento” Em instalações que operem com pressão positiva recomenda-se a utilização de dispositivo de interrupção de fluxo de combustível, do tipo “antiabalroamento”. O uso desta válvula visa evitar vazamentos em caso de acidente que desloque o equipamento de abastecimento ou filtragem da posição original.

 

2.8.2 Indicadores de nível É obrigatório o uso de algum dispositivo de indicação de nível e capacitação do tanque, seja ele mecânico, elétrico ou eletrônico. Para instalações com até 15m3 de capacidade de armazenagem, deve ser aceito que a indicação de nível seja feita por meio de escala graduada fixada no tanque, e indicador de nível com mangueira plástica transparente, desde que exista válvula de controle que impeça o vazamento do produto, caso haja rompimento da mangueira. Sendo que esta válvula deverá permanecer, por meio de sistema de molas, permanentemente fechada, sendo somente aberta para a operação de medição.

 

2.8.3 Descarga selada A descarga obrigatoriamente dever ser realizada por meio de uma mangueira conectada em ambas as extremidades de forma hermética, utilizando dispositivos de descarga selada. 3.500 3.000 2.500

 

2.8.4 Sistema de aterramento e equipotencialidade A instalação do sistema de aterramento deve atender a ABNT NBR 5419. No ponto de descarregamento deve ser assegurada a equipotencialidade do conjunto tanque/caminhão utilizando dispositivos de conexão elétrica interligando os dois reservatórios.

 

3 Infra Estrutura Considere que as superfícies citadas como impermeáveis, possuam um coeficiente máximo de permeabilidade de 10-6 cm/s, referenciado a água a 20 ºC.

3.1 Contenção Todos os equipamentos do sistema de abastecimento devem estar em área de contenção.

 

3.1.1 Tanques A bacia de contenção dos tanques deve ser construída com piso e paredes impermeáveis. A capacidade efetiva da bacia de contenção, menos o volume deslocado pelos suportes ou por outros equipamentos internos, exceto o tanque, deve ser equivalente a, no mínimo, 110 % da capacidade nominal do tanque. Quando utilizado o SDO, este deve estar interligado à contenção dos tanques por meio de tubulações, as quais devem possuir registro para bloqueio do fluxo. Esta tubulação deve ser mantida permanentemente fechada a fim de evitar a chegada de derrames acidentais ao SDO e deve ser aberta, quando necessário, a drenagem de efluentes oleosos a serem tratados. Para os casos em que houver mais que um tanque na bacia a capacidade efetiva da bacia de contenção deve ser calculada de acordo com ABNT NBR 17505- 2 ou NBR 15461 (tanque com bacia metálica).

 

3.1.2 Unidades de abastecimento e filtragem Sempre que instaladas fora da bacia de contenção devem ser seguidos os seguintes critérios: a) possuir caixa de contenção impermeável, sob a unidade de abastecimento e de filtragem  quando a respectiva tubulação de alimentação for subterrânea (ABNT NBR 13786); b) quando a tubulação de alimentação for aérea, as unidades de abastecimento e filtragem devem ser instaladas em superfície impermeabilizada ligada à SAO ou sobre “caixa de contenção”. NOTA Toda transição entre tubulação subterrânea e aérea deve ser feita sobre caixa de contenção.

 

3.1.3 Ponto de descarregamento Se posicionado dentro da área de contenção do tanque não necessita de contenção adicional. Sempre que instalado fora da área de contenção do tanque deve possuir bacia de contenção própria impermeável (ponto de conexão aéreo) ou reservatório de contenção, conforme ABNT NBR 13786 (ponto de conexão subterrâneo).

3.2 Estruturas de apoio e escadas de acesso Quando for necessária a instalação de estruturas de apoio ou escadas de acesso aos equipamentos, estas devem ser projetadas para suportar os esforços solicitados, e deverão estar em conformidade com a legislação vigente.

3.3 Sistema de drenagem oleosa (SDO) Para instalações com capacidade de armazenamento de até 15m3 o SDO é opcional, sendo necessária apenas área(s) de contenção. O projeto de contenção deve contemplar medidas de engenharia que possibilitem a sua manutenção periódica. Quando aplicável, o SDO deve garantir a coleta dos afluentes oleosos provenientes das seguintes áreas

  1. a) área de descarga de combustível;
  2. b) área de contenção dos tanques; c) área de contenção para abastecimento e filtragem. O sistema SDO deve ser dimensionado, instalado e mantido conforme especificações da ABNT NBR 14605. O Separador de Água e Óleo (SAO) deve ter sua eficiência avaliada de acordo com o projeto. (NBR 14605)

 

3.4 Pista de abastecimento A pista de abastecimento deve ser construída com revestimento impermeável, devendo estar dimensionada para cobrir toda a área de operação de abastecimento, direcionando eventuais vazamentos para o sistema de contenção ou SDO.

 

3.5 Rede elétrica e automação Obedecer a ABNT NBR 14639 e ABNT NBR IEC 60079

 

3.6 Proteção contra abalroamento A proteção contra abalroamento pode ser executada por meio da construção de barreiras físicas com sentinelas, meio-fio elevado, ilha de abastecimento ou outros tipos de bloqueio.

 

4 Detecção de vazamento A inspeção de vazamento é visual, efetuada periodicamente nos pontos de contenção. Recomenda-se um controle de estoque apurado.

R e c o m e n d a – s e um ponto de monitoramento na contenção quando houver transição de tipo de material de tubulações.

 

 

Referências Bibliográficas

Os documentos relacionados a seguir são indispensáveis à aplicação deste documento.

Para referências datadas, aplicam-se somente as edições citadas.

Para referências não datadas aplicam-se as edições mais recentes do referido documento (incluindo emendas).

ABNT NBR 5419, Proteção de edificações contra descargas atmosféricas (Procedimento)

ABNT NBR 5580, Tubos de aço-carbono para usos comuns na condução de fluidos – Especificação

ABNT NBR 5590, Tubos de aço-carbono com ou sem solda longitudinal, pretos ou galvanizados – Especificação

ABNT NBR 13781, Posto de serviço – Instalação do sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis – SASC

ABNT NBR 13783, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Seleção de métodos para detecção de vazamentos em sistemas de abastecimento subterrâneo de combustíveis (SASC)

ABNT NBR 13786, Posto de serviço – Seleção de equipamentos e sistemas para instalações subterrâneas de combustíveis

ABNT NBR 14605, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Sistema de drenagem oleosa

ABNT NBR 14639, Posto de Serviço – Instalações elétricas

ABNT NBR 14722, Posto de serviço – Tubulação não metálica 18

ABNT NBR 14867, Posto de serviço – Tubos Metálicos Flexíveis ABNT NBR 15005, Armazenamento de liquidos combustíveis e inflamaveis – Sistema de armazenamento subterraneo de combustiveis – SASC – Válvula antitransbordamento

ABNT NBR 15139, Armazenamento de combustível – Válvula de retenção instalada em linhas de sucção

ABNT NBR 15461, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Construção e instalação de tanque aéreo de aço-carbono

ABNT NBR 15473, Armazenamento de líquidos — Inflamáveis e combustíveis — Posto revendedor veicular (serviços) — Fabricação e desempenho de filtro-prensa

ABNT NBR 17505-2, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Parte 2: Armazenamento em tanque e em vasos

ABNT NBR 17505-3, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Parte 3: Sistemas de tubulações

ABNT NBR IEC 60079 – Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas DIN 2440 – Armazenamento de líquidos — Inflamáveis e combustíveis —Posto revendedor veicular (serviços) — Fabricação e desempenho de filtro-prensa

Resolução CONAMA Nº. 273 / 00

 

FONTE: SIND TRR

VISITE NOSSO SITE WWW.TANQUESEBOMBAS.COM.BR

Procedimentos para Armazenagem de Combustíveis

  • Não é permitido fumar nas proximidades da área de armazenagem;
  • Não é permitido o uso de qualquer equipamento elétrico na área de armazenagem;
  • A bacia de contenção e o local de abastecimento devem ser mantidos limpos e desimpedidos de qualquer material no seu interior;
  • Não acione o bico de abastecimento, sem que o mesmo esteja devidamente introduzido no tanque do veículo;
  • Após os abastecimentos, fechar os registros do tanque do visor;
  • A fim de prevenir vazamentos, verifique diariamente as condições dos registros, filtro e tubulações, caso seja identificado qualquer sinal de vazamento, chame os técnicos responsáveis pela manutenção;
  • Drenar o tanque pelo registro de dreno no mínimo a cada 10 (dez) dias;
  • O abastecimento de veículos só deverá ser feito 30 (trinta) minutos do descarregamento do combustível no tanque;
  • Mantenha a bomba de abastecimento com o dispositivo de tranca (cadeado), visando a operação apenas por pessoas autorizadas;
  • Verifique o nível do tanque, não deixar esgotar totalmente o tanque;

Você precisa saber sobre o Óleo Diesel

O óleo diesel é um produto inflamável derivado do petróleo (assim como o querosene, óleo lubrificante e gasolina). Portanto, como o nome sugere, ele é um combustível oleoso complexo obtido por meio da destilação fracionada do petróleo. Em outras palavras, ele é desenvolvido a partir do refino do petróleo bruto.

Para isso, utilizam-se diversas substâncias, como compostos orgânicos (enxofre, nitrogênio, oxigênio, dentre outros) e hidrocarbonetos. Além disso, ele tem um odor forte e característico, um nível mediano de toxicidade, é límpido, volátil e isento de materiais em suspensão.

Sendo assim, é muito utilizado em motores de combustão interna e, também, na ignição por compressão de furgões, ônibus, caminhões e outros automóveis; assim como em pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, navios, dentre outros.

Você se interessa por conhecer mais sobre o óleo diesel? Se sim, continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?

1. Entenda como o diesel é produzido

Primeiramente, vamos lembrar o que é o petróleo: uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo. Ele é formado pela decomposição de restos de plantas, vegetais, algas e animais marinhos ocorrida há milhões de anos.

No seu estado bruto, é composto por moléculas de nitrogênio e carbono (hidrocarbonetos) que, devido a sua alta energia, apresentam várias formas físicas.

O petróleo passa por um processo de destilação fracionada durante o seu refino, o qual é aquecido (chega a uma temperatura de 250 ºC a 350 ºC).

Dessa maneira, ele entra em estado de ebulição e se transforma em vapor, entrando, assim, nas suas colunas de destilação. Isso possibilita criar diversos outros produtos, como gasolina, gases de petróleo, diesel, asfalto, dentre outros.

Na sequência, as frações são tratadas e combinadas para dar a origem aos produtos desejados de acordo com a demanda mercadológica. Uma delas é o diesel.

Portanto, de forma bem resumida: o óleo diesel é produzido a partir do refino do petróleo. Vale lembrar que cada aditivo utilizado para a fabricação dos produtos precisam respeitar todas as legislações vigentes.

2. Saiba quais são as principais utilizações do óleo diesel

Você sabia que o óleo diesel é o derivado do petróleo mais utilizado no Brasil? Isso acontece porque ele é muito consumido principalmente em virtude do transporte rodoviário e marítimo.
Portanto, ele tem duas aplicações principais:

Rodoviário: utilizado tanto no combustível para o transporte de cargas quanto de passageiros: furgões, ônibus, caminhões, carros etc;

Industrial: quando utilizado, principalmente, no aquecimento de caldeiras, geradores elétricos, motores etc.

3. Confira quais são os tipos de óleo diesel

O óleo diesel tem algumas classificações, as quais são determinadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP). Com relação ao diesel rodoviário, a Resolução ANP nº 42 de 16/12/2009 classifica o diesel utilizado em:

Óleo diesel A: combustível produzido por processos de refino de petróleo e processamento de gás natural destinado a veículos dotados de motores do ciclo diesel, de uso rodoviário, sem adição de biodiesel;

Óleo diesel B: combustível produzido por processos de refino de petróleo e processamento de gás natural destinado a veículos dotados de motores do ciclo diesel, de uso rodoviário, com adição de biodiesel no teor estabelecido pela legislação vigente.
Em outras palavras, o tipo A é proveniente de processos em que não há adição de biodiesel (combustível biodegradável derivado de fontes renováveis) e o tipo B recebe essa adição.
Além disso, há outras classificações de acordo com o nível máximo de enxofre utilizado no processo, sendo:

Óleo diesel A S50 e B S50: combustíveis com teor máximo de enxofre de 50 mg/kg.

Óleo diesel A S500 e B S500: combustíveis com teor máximo de enxofre de 500 mg/kg.

Vale ressaltar que o óleo diesel precisa atender a uma série de normas e resoluções. Além disso, para a comercialização, o óleo diesel recebe outros aditivos na sua composição.
De acordo com a cartilha Os impactos da má qualidade do óleo diesel brasileiro, “Esses aditivos aprimoram algumas características, visando maior desempenho do combustível. Os aditivos, normalmente incorporados aos combustíveis, são antiespumantes, desemulsificantes, detergentes, dispersantes e inibidores de corrosão”.

A ideia é que, com os aditivos, seja evitada a formação de emulsões do diesel com a água. Ou seja, há uma dificuldade maior da separação do produto para que haja um rápido enchimento dos tanques e aumente a vida útil do motor.

4. Saiba quais são os principais malefícios de um óleo diesel de baixa qualidade

É muito importante preocupar-se com a origem e a qualidade do óleo diesel. Afinal, se ele for de baixa qualidade, pode trazer inúmeros malefícios, tais como:

  • mau funcionamento do sistema de injeção;
  • desgaste na bomba de combustível;
  • aumento do consumo de combustível;
  • oxidação das peças metálicas;
  • dificuldade no arranque;
  • perda da potência;
  • falhas no sistema;
  • aumento da atividade microbiana;
  • comprometimento da potência do motor;
  • saturação dos filtros;
  • dentre outros.

5. Veja algumas das principais curiosidades sobre o diesel

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é, como é o processo de fabricação e quais são os principais tipos de diesel, vamos conhecer algumas curiosidades interessantes sobre a temática? Continue conosco!

5.1 É preciso ter muito cuidado com o armazenamento

Se o óleo diesel for armazenado de forma inadequada e/ou por um longo período, ele pode oxidar. Sendo assim, se for utilizado em um carro, por exemplo, esse diesel de má qualidade pode prejudicar os sistemas de alimentação e injeção, além, é claro, do motor do veículo. Por conta disso, é preciso analisar as regras de armazenamento e não estocá-lo por muito tempo.

5.2 O óleo diesel é o combustível mais utilizado no Brasil

Você acha que a gasolina é o combustível mais utilizado? A maioria das pessoas pensa dessa forma. No entanto, o óleo diesel está no topo da lista dos combustíveis mais utilizados.

Afinal, ele apresenta um desempenho muito maior quando comparado com outros combustíveis, além de ser utilizado na geração de energia elétrica.

5.3 Ele precisa ter a coloração amarelada

Para que o diesel seja de qualidade, é preciso observar algumas características principais, como o odor forte e característico e a sua coloração amarelada. Se houver borras no produto ou qualquer outra situação que interfira na sua translucidez, é possível que haja diversos problemas.

5.4 Ele apresenta um baixo consumo

O diesel tem uma taxa de compressão muito maior do que carros que utilizam a gasolina, por exemplo. Isso faz com que um veículo a diesel percorra diversos quilômetros utilizando menos produto. Isso é ótimo porque gera uma economia para o consumidor. Afinal, não é nenhuma novidade que o preço da gasolina está bem alto, concorda?

5.5 Ele precisa de uma limpeza com o próprio óleo

Os veículos e motores que utilizam o diesel precisam de uma limpeza específica, na qual é utilizado o próprio óleo. Portanto, não se utiliza água ou outros equipamentos e substâncias que possam comprometer a estrutura. Assim, faz-se necessária uma avaliação periódica para ter a certeza de que tudo está funcionando conforme deveria.

5.6 Um motor a diesel tem uma durabilidade muito maior

Como citamos anteriormente, o diesel é pouco queimado por quilometragem. Por isso, ele tem uma durabilidade muito maior do que a gasolina.

Entretanto, é preciso considerar que ele não pode ficar muito tempo parado. Afinal, ele pode criar microrganismos (como bactérias e fungos) que irão decompor o produto. Isso pode causar diversos prejuízos ao motor.

6. Descubra 5 mitos e verdades sobre o óleo diesel

Vamos conhecer alguns mitos e verdades que permeiam o universo do óleo diesel? Continue conosco!

6.1 Diesel estraga motores a gasolina ou etanol

Verdade. Se o diesel for utilizado em um carro a gasolina ou etanol pode afetar todo o sistema de alimentação do veículo. Assim, é possível que ele estrague o motor, bicos, injetores e outras partes.

Portanto, é preciso que as pessoas tenham muito cuidado na hora de abastecer, pois o combustível errado pode prejudicar muito o veículo. Caso isso aconteça, é preciso chamar um guincho e levar ao mecânico para fazer a drenagem do combustível errado.

6.2 Diesel oferece o melhor preço

Verdade. Sabemos que o preço da gasolina está cada vez mais alto. Portanto, o diesel se torna uma opção muito mais vantajosa. O valor do diesel, além de sobressair ao preço da gasolina (e isso você pode comprovar em qualquer posto de combustível), promove uma economia maior sob toda a manutenção do carro, pois ele queima de forma mais lenta e faz com que você percorra mais quilometragem com a mesma quantidade de litros.

6.3 Motores a diesel têm um desempenho inferior

Mito. O diesel é sinônimo de baixo consumo, por isso, os veículos e motores que utilizam esse tipo de combustível, têm um desempenho muito superior. Além disso, apresentam uma ótima durabilidade e, por conta disso, evitam que o consumidor tenha que ir às oficinas mecânicas frequentemente.

6.4 Diesel ajuda na lavagem dos carros

Mito. Muitas pessoas pensam que utilizar o diesel ajuda a limpar superfícies mais pesadas nos automóveis. Entretanto, esse pensamento está equivocado.

O uso do diesel para essas finalidades não é recomendado porque, como vimos, ele tem enxofre na sua composição. Isso significa que, ao combiná-lo com a água, ele irá se transformar em óxido de enxofre — substância altamente tóxica que oxida e danifica a pintura do veículo.

6.5 Diesel oferece menos poluição

Verdade. Os carros a diesel, principalmente os mais modernos, contam com filtros e catalisadores que neutralizam a maior parte dos gases poluentes. Portanto, eles oferecem menos poluição ao meio ambiente.
Inclusive, muitas pessoas pensam que o diesel polui mais, pois é possível “ver” a poluição. No entanto, a gasolina produz uma poluição invisível, o que é bem pior.

VISITE NOSSO SITE WWW.TANQUESEBOMBAS.COM.BR

O que dispõe a legislação sobre Geradores a Diesel?

Os geradores de energia a diesel são um importante instrumento para dar maior comodidade para empresas, fazendas, hospitais e grandes condomínios. Todavia, para que eles sejam instalados de forma correta e legal, é necessário avaliar uma série de legislações que tratam sobre o tema.

Você sabe algo sobre a legislação de geradores a diesel e por que esse assunto é importante para você que tem ou deseja instalar um gerador?

Visando esclarecer essa importante questão, fizemos este breve artigo especialmente para você, tratando o assunto de forma completa para que não reste nenhuma dúvida sobre o tema.

Continue lendo e confira!

Qual a  importância de  saber sobre a legislação geradores a diesel

Quase todos os negócios do país estão atrelados a uma lei, norma ou decreto que regulamenta aquela atividade. Afinal, o Estado tem o dever de fiscalizar e cumprir certas exigências, visando mitigar eventuais conflitos que possam surgir entre as pessoas.

Para a colocação do gerador dos geradores diesel, essa regulamentação também é presente, e apresenta os mesmos objetivos — evitar conflitos. Além disso, as legislações apresentam como objetivo padronizar e disciplinar a colocação desses importantes equipamentos, assim como aumentar a segurança do seu uso, tanto para quem coloca, quanto para quem usufrui da energia gerada por esse gerador.

Outro ponto que as normas sobre geradores influenciam está aliado ao desempenho do mesmo, pois muitas delas são pensadas de forma a potencializar a eficiência desses equipamentos, desde que o seu uso continue seguro. Dessa forma, seguindo as recomendações e exigências das normas que regulamentam o tema, garante-se um produto de maior qualidade, além de preservar o equipamento por mais tempo funcionando.

Por fim, vale destacar que as normas podem ser de âmbito federal, estadual e municipal. É necessário, portanto, avaliar o código de obras e demais leis relativas para conhecer as exigências de cada região para a colocação do gerador. Os condomínios, empresas, clubes e indústrias também têm regras próprias para a instalação do gerador, e tudo isso deve ser equacionado para que o melhor resultado seja alcançado.

Vale destacar, no entanto, que as leis possuem pesos diferente, e não devem discordar entre si. Ou seja, a lei federal é a que as leis estaduais devem obedecer. Essas, por sua vez, não devem ser desrespeitadas pelas leis municipais. E as recomendações de cada instituição devem estar de acordo com todas as leis que influenciam o espaço em que o gerador será colocado.

Abaixo leis que disciplinam o tema

Agora falaremos sobre as principais leis que disciplinam o tema e o que elas abordam.

NTE-G-045​

Esta norma trata sobre os Requisitos Mínimos para Interligação de Sistemas de Baterias de Consumidor Primário e Secundário com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo com Paralelismo Permanente – publicado em 29/04/2019.​​​

NT 6.012

Esta norma trata sobre os Requisitos Mínimos para Interligação de Microgeração e Minigeração Distribuída com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo – revisão 05 – Atualizado em 29/04/2019;​

NT 6.010

Esta norma trata sobre os Requisitos Mínimos para Interligação de Gerador de Consumidor Secundário com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo com Paralelismo Momentâneo – revisão 03 -​ Atualizado em 29/04/2019;

NT 6.009

Esta norma trata sobre os requisitos Mínimos para Interligação de Gerador de Consumidor Primário com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo com Paralelismo Permanente – revisão 05 – Atualizado em 29/04/2019;

NT 6.008

Esta norma trata sobre  os Requisitos Mínimos para Elaboração de Projeto e Instalação de Grupos Geradores Particulares com Transferência Automática – revisão 07 – Atualizado em 29/04/2019;​

NT 6.005

Esta norma trata sobre os Requisitos Mínimos para Interligação de Gerador de Consumidor Primário com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo com Paralelismo Momentâneo – revisão 06 – Atualizado em 29/04/2019;

ND 6.002​​

Esta norma trata da apresentação de Projeto e Instalação de Grupo Geradores Particulares – Revisão 03 -​ Atualizado em 29/04/2019.

Além dessas normas, de abrangência nacional, há outras leis com impacto regional (estadual e municipal), que também devem ser levados em consideração. Outras diretrizes, que não necessariamente estão presentes em normas e leis que tratam sobre o tema, devem ser levados em consideração. Essas diretrizes estão relacionadas, principalmente, à diminuição da poluição e preservação dos recursos naturais — a questão da sustentabilidade, que é uma prioridade no mundo em que vivemos.

Com este breve texto visamos dirimir eventuais dúvidas quanto a instalação dos grupos geradores.

Até o próximo texto

Fique atento quanto aos Geradores a Diesel

Além da legislação, é importante que você avalie outros elementos para instalar o gerador a diesel em indústrias, empresas ou condomínios.

Itens de segurança

Segurança é um dos elementos mais importantes que você deve levar em consideração durante a instalação de um gerador de energia, aliado ao desempenho e custo-benefício.

Segundo a legislação brasileira que trata sobre os geradores de energia, a utilização destes, assim como a instalação e manutenção, é de responsabilidade dos proprietários.

Esse elemento é ainda mais importante em períodos chuvosos, quando aumenta a probabilidade da ocorrência de quedas de energia. Todavia, simultaneamente ao fato do equipamento evitar que o prédio fique sem elevador, luz em áreas comuns, ou que eletrodomésticos importantes parem de funcionar, é importante se preocupar com os incômodos que a instalação incorreta do gerador pode causar.

Desse modo, fica presumido conhecimento técnico prévio sobre o equipamento, assim como a adesão de formas técnicas de seguranças previamente estabelecidas, para que se evitem acidentes e outros problemas.

Geradores particulares (de indústrias, empresas, clubes, condomínios, etc.), precisam de autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica — ANEEL — para operar.

Esse órgão analisa as condições de instalação, manutenção dos equipamentos, cumprimentos de normas técnicas e regula o uso do equipamento por parte do proprietário. Devido a isso, é necessário sempre estar atento a alguns detalhes antes de comprar ou alugar um gerador de energia.

Segurança é o item mais importante, pois o dispositivo pode enfrentar um superaquecimento ou causar choques elétricos caso não seja utilizado da forma correta. Assim, é importante que alguns itens de segurança não faltem nos geradores:

  •     Lâmpada indicativa de funcionamento;
  •     Filtro de ar;
  •     Separador de água/óleo;
  •     Botões práticos e de fácil acesso para desligamento;
  •     Tanque de combustível isolado;
  •     Painel de controle fechado, isolado do motor.

Atenção à poluição sonora

Os condomínios que possuem geradores apresentam uma preocupação a mais em relação ao gerador, que não a sua manutenção periódica: avaliar alternativas para que o equipamento não prejudique a saúde sonora de terceiros quando for acionado.

Vale destacar que o barulho do gerador pode causar diversos incômodos e, em casos mais graves, levar a surtos de estresse e problemas de audição.

Por conta disso, o barulho é um dos principais itens de reclamação no que diz respeito aos geradores. Dessa maneira, é preciso que, durante a sua instalação, o espaço receba todo o preparo necessário e adequado no que diz respeito à acústica do gerador e do espaço em que ele fica. Apenas dessa maneira, é possível amenizar o barulho do gerador, quando este precisar ser ligado.

Caso essas medidas não sejam tomadas, o barulho fatalmente se tornará um problema.

Outro fato importante relacionado à instalação do gerador e os possíveis incômodos que ele pode causar em um condomínio, destacamos a sua tubulação e emissão de gases.

É fundamental que evite que o equipamento libere os gases próximos a áreas de permanência, especialmente janela de apartamentos, quando o gerador está localizado em um condomínio.

Desse modo, é essencial que a instalação do gerador seja acompanhada por profissionais técnicos competentes.

Condomínios a serem construídos devem levar em consideração o espaço do gerador, ainda que, inicialmente, não seja um dispositivo a ser comprado. Assim, caso o item seja comprado no futuro, os problemas serão evitados com maior eficiência.

Para condomínios que desejam instalar o gerador posteriormente, e não exista espaço previsto para a sua colocação, é necessário pensar em um projeto para que o gerador seja instalado com eficiência.

Em ambos os casos, a contratação de arquiteto, engenheiro ou empresa de construção civil se faz necessária.

A importância de um bom combustível para o gerador

O que alimenta o gerador é, de maneira geral, o óleo diesel.

Dessa maneira, é importante que o combustível tenha qualidade e grande potencial energético, de modo que o gerador consiga suprir a demanda por equipamentos elétricos que estão presentes no condomínio, empresa ou indústria no qual ele será instalado.

Além disso, a compra de combustível óleo diesel de qualidade diminui a necessidade de manutenção do equipamento.

Em muitos casos, o óleo diesel de má qualidade é responsável por danificar o equipamento, gerando grandes prejuízos e diminuindo a sua eficiência.

Tanques e armazenamento do diesel para o grupo gerador

O tanque deve ser construído em chapa de aço carbono equipado

com aberturas de inspeção, respiro , dreno , bocal de descarga é imprescindível para manter a qualidade do diesel armazenado realizar a drenagem a cada 10 dias no máximo pois desta forma tira  a possibilidade de formação de borras no lastro do tanque e por fim não estocar principalmente o diesel S-10 por mais de 04 meses.

Com este breve texto visamos dirimir eventuais dúvidas quanto a instalação dos grupos geradores.

Até o próximo texto!