Oxidação natural em tanques aéreos: Por que acontece? Como evitar

Por que o diesel oxida?

O diesel é o combustível mais sujeito a oxidação devido a sua composição. Estima-se que o S10 tenha um prazo de validade curto, de apenas 2 meses, devido às quantidades aumentadas de biodiesel.

Além disso, houve também a redução de enxofre no combustível, e se você não sabia, esse elemento tem essa função de preservar e proteger o diesel por mais tempo.

 No entanto, as leis atuais que visam reduzir a poluição e prejuízos ao meio ambiente, estabeleceram essa redução de forma impactante.

Quais as consequências de um diesel oxidado?

oxidação do diesel pode causar vários problemas, não apenas com o combustível, como também nos tanques, motores e sistemas de pré e pós combustão dos veículos e equipamentos onde for utilizado.

O biodiesel incluso na composição torna mais fácil a oxidação, o que facilita o acúmulo de água e borra no fundo do tanque e nos sistemas internos, principalmente quando o combustível não é bem tratado nem renovado.

Tais impurezas trazem muitos outros problemas como consequências. Com o surgimento de água proveniente da condensação, cria-se um ambiente propício a bactérias.

 E a presença delas cria uma borra escura e ácida no combustível, a qual é corrosiva, afeta diretamente na potência do motor, induz o aumento de consumo, prejudicando filtros, bicos, bombas injetoras e demais peças.

Como evitar a oxidação do diesel?

De fato, o diesel tem maiores chances de degradação, mas isso não impede você de se aproveitar de um bom combustível. Basta seguir alguns procedimentos:

  • Mantenha o tanque limpo e certifique-se de que a tampa do tanque esteja vedando com eficiência;
  • Mantenha o tanque cheio para reduzir a condensação de água no tanque;
  • Use o combustível preferencialmente em até 30 dias.

Parte Interna do Tanque quando sai da produção

FONTE ANP (AGÊNCIA NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS)

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