Borra tipo pó de café no Tanque de Diesel, quais os motivos?

COMO PODEMOS RESOLVER ESTE PROBLEMA

Tanques abastecidos com diesel podem gerar borra, mas você sabe por que isso acontece? Descubra a resposta e saiba o que fazer para evitar. Quem usa diesel sabe que, apesar de ser um combustível muito potente, ele possui suas delicadezas e merece muita atenção ao ser manipulado. Isso porque, a junção do petróleo com produtos químicos torna o diesel suscetível à formação de borra, assim como a soma de alguns fatores determinantes.

A borra nada mais é do que sedimentos biológicos acumulados no combustível, mas, afinal, por que ela acontece? Confira os elementos que contribuem para que isso ocorra:

 

MOTIVOS QUE INFLUENCIAM NO SURGIMENTO DE BORRAS NO TANQUE DE DIESEL

Sem o cuidado necessário a borra pode significar muito mais que sujeira no seu tanque. Antes de saber como evitar as borras no seu combustível, saiba o que deve estar causando elas.

1. TEMPO DE ESTOCAGEM

O diesel não pode ficar muito tempo parado em estoque, pois as chances de crescimento da população microbiana aumentam, o que contribui para o mau desempenho dos filtros. Quanto maior o tempo de estocagem, mais o combustível envelhece e cria sujeira. Dessa forma, precisará realizar avaliações e limpeza causando um grande desperdício de diesel.

2. MICRÓBIOS E NUTRIENTES

 A presença prolongada de micro-organismos como, fungos e bactérias favorece para uma decomposição do diesel, tornando-o ácido e corrosivo. Dessa forma, as telas ficam sujas e impedem a filtragem correta do combustível. A água que fica presa nos filtros é ingrediente fundamental para a proliferação dos micróbios que decompõe o produto.

3. PRESENÇA DE OXIGÊNIO

A presença de oxigênio também beneficia os micro-organismos que, como já vimos, danificam os filtros e acumulam resíduos no tanque contribuindo para a degradação do diesel.

4. VARIAÇÃO DE TEMPERATURA

O diesel não deve ser armazenado em locais com temperatura muito elevada nem muito baixa com relação à temperatura ambiente.

5. LIGAS METALICAS

O cobre, bronze, latão encadeia uma reação química ao entrar em contato com o diesel. Dessa maneira, não use esses metais em nenhuma estrutura relacionada ao combustível, pois, pode causar alterações no produto.

6. ACUMULO DE AGUA NO DIESEL

A água está presente em praticamente quase tudo, mas quando se trata de diesel ela não é muito bem-vinda, pois ela favorece o acúmulo de micro-organismos que ficam depositados no fundo do tanque, podendo entupir outras partes do sistema, como canos e filtros.

Dessa maneira, os riscos e prejuízos aumentam com gastos que podem ir além de pequenos reparos, bem como o consumo do combustível e a inserção de agentes poluentes no meio ambiente.

O QUE FAZER PARA EVITAR O SURGUMENTO DE BORRAS NO DIESEL?

Para que os elementos citados anteriormente não se manifestem no seu tanque de combustível, é importante saber armazenar corretamente o produto. O primeiro passo é evitar que o diesel tenha contato com rudimentos externos e fique armazenado por muito tempo.

Outro detalhe importante é realizar limpezas periódicas no seu tanque, preferencialmente a cada 02 anos. Entretanto, deve-se fazer sempre um monitoramento e se caso perceber algo de anormal, leve o seu tanque a oficina ou posto mais próximo.

COMO É FEITA A LIMPEZA DO TANQUE DE DIESEL?

Primeiro é feita a retirada do produto, nesse momento é imprescindível ter cuidado para não vazar combustível, pois você pode cometer algum dano e/ou crime ambiental.

Dessa forma, não tente fazer sozinho a limpeza. Procure sempre um profissional.

O diesel é drenado por meio de filtros e dessa maneira já é possível analisar a situação em que se encontra o produto, assim como o tanque. Você pode se impressionar com a quantidade de sujeira e borra no tanque.

Como já falamos aqui, a água é um grande inimigo para a conservação do diesel. Com isso, o óleo diesel é utilizado para realizar a limpeza e nunca água e sabão, pois, podem ficar alguma sobra.

PREVENÇÃO E CUIDADOS

O combustível retirado na limpeza deve ser devidamente descartado, pois, ele não possui mais serventia e pode ser prejudicial. Procure sempre um posto de venda regularizado, além de analisar a cor e o estado do produto.

Fique atento aos sinais que o seu veículo pode apresentar, como: falha no motor, fumaça escura, dificuldade ao dar partida, etc. Faça revisões periódicas.

Procure sempre a ajuda de um profissional e use produtos de qualidade. Com essas informações, você consumidor estará especialista em identificar problemas no seu diesel.

Saberá evitar, cuidar e solucionar não só as borras, mas qualquer adversidade eventual no seu motor, bem como atribuir mais atenção ao seu combustível tão estimado, o diesel.

 

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Qualidade no Armazenamento Diesel

CONSUMIDOR DE DIESEL E BIODIESEL

Uma lei criada nos anos 1970, durante a crise do petróleo, limitou a venda de veículos à diesel, classificando, de certa forma, os veículos que circulam com este combustível a veículos comerciais, como caminhões, ônibus e caminhonetes.

O alto custo dos veículos e da manutenção dos motores incentiva os consumidores a buscarem, mais do que nunca, a qualidade em combustível; já que é quimicamente comprovado que a pureza do diesel interfere na vida útil do motor.

QUALIDADE

Para que seu ponto de abastecimento mantenha a qualidade do combustível abastecido na sua bomba. Primeiro, comprando óleo diesel de um fornecedor certificado e verificando a qualidade do produto, e segundo, drenar o tanque pelo menos uma vez por semana oferecendo desta forma uma filtragem mais eficiente em seu ponto de abastecimento.

O aparecimento de água nos estoques de óleo diesel é comum e surge a partir da condensação da umidade do ar que entra no tanque pelo bocal de respiração.

O problema é que a água presente no diesel pode impulsar o crescimento de microrganismos corrosivos, que prejudicam o funcionamento dos motores.

SOLUÇÃO

Para garantir qualidade de armazenamento em seu tanque a TB Tanques e Bombas disponibiliza além dos tanques e bombas de abastecimento uma grande linha de filtros que oferece tecnologias de filtragem de impurezas sólidas por prensa e desidratação do óleo diesel.

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Solução no Armazenamento Diesel

CONSUMIDOR DE DIESEL E BIODIESEL

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O alto custo dos veículos e da manutenção dos motores incentiva os consumidores a buscarem, mais do que nunca, a qualidade em combustível; já que é quimicamente comprovado que a pureza do diesel interfere na vida útil do motor.

QUALIDADE

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Primeiro, comprando óleo diesel de um fornecedor certificado e verificando a qualidade do produto, e segundo, drenar o tanque pelo menos uma vez por semana oferecendo desta forma uma filtragem mais eficiente em seu ponto de abastecimento.

O aparecimento de água nos estoques de óleo diesel é comum e surge a partir da condensação da umidade do ar que entra no tanque pelo bocal de respiração.

O problema é que a água presente no diesel pode impulsar o crescimento de microrganismos corrosivos, que prejudicam o funcionamento dos motores.

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Tanque Aéreo de Diesel: 10 Cuidados Fundamentais

Os tanques de óleo diesel exigem cuidados especiais para assegurar o seu bom funcionamento. Sendo assim, é importante incorporar certos hábitos na rotina de trabalho para evitar complicações futuras, entendendo que o mau uso deste equipamento pode apresentar uma série de riscos.

Para vocês não ter mais dúvidas em relação aos cuidados que requerem os tanques de óleo diesel, veja o texto a seguir com 10 cuidados essenciais que você, ou quem lida diretamente com o tanque de óleo diesel, deve tomar.

1. DEFINA O CONSUMO DE SUA FROTA

O primeiro cuidado relacionado ao seu tanque de óleo diesel depende de quanto de combustível você espera que a sua frota consuma, pois apenas assim você poderá, de fato, fazer um bom gerenciamento a respeito de questões básicas, como os equipamentos para a limpeza, o número de profissionais necessários para fazer a sua manutenção ou quando terá de contratar uma empresa para fazê-lo.

Além disso, é através dessa atividade que você também evita que o diesel adquirido seja excessivo, envelhecendo dentro de seu tanque.

2. PRIORIZE OS TANQUES AÉREOS

Você também deve analisar os modelos disponíveis no mercado. O mais popular, e também um dos melhores, é o tanque aéreo. Por ser instalado sobre a superfície, seu acesso e manutenção são mais fáceis quando comparados aos tanques subterrâneos.

3. ESCOLHA UM PRODUTO DE QUALIDADE

A terceira preocupação e última associada ao momento anterior à compra de um tanque de óleo diesel é a escolha do material. A indicação geral é dar preferência para aqueles que são feitos de aço carbono.

4. EVITE DEIXAR O DIESEL EXPOSTO A TEMPERATURAS MUITO ALTAS

O tanque de óleo diesel não deve ficar próximo a áreas que tenham equipamentos com temperaturas muito elevadas ou ambientes que sejam naturalmente mais abafados.

O superaquecimento do diesel é ruim uma vez que contribui mais facilmente para o seu envelhecimento e o seu uso neste estado, entre outras coisas, pode danificar o material, entupindo válvulas, tubulações, filtros, etc.

5. MANUTENÇÕES PREVENTIVAS

Esta dica é uma dica técnica muito importante, que em geral os gestores e demais profissionais esquecem: fazer checagens regulares. Ou seja, cuidar de seu tanque deve ser incorporado a um dado cronograma, fazendo parte de um planejamento.

É necessário se organizar e estabelecer uma periodicidade para esses exames de acordo com a quantidade do material, o consumo, o orçamento da empresa, entre outros fatores.

6. INSTALANDO UM FILTRO SEPARADOR DE ÁGUA

A instalação de um filtro separador de água se torna preciso, pois a água presente no tanque, seja pelo manuseio incorreto do mesmo, pela ação da chuva ou qualquer outro fator, tende a formar colônias de microrganismos que danificam a peça – a famosa borra de óleo diesel.

Além disso, evidentemente, acabam contaminando todo o combustível, implicando num prejuízo para o seu negócio.

7. NÃO DEIXANDO O DIESEL ENVELHECER

Aqui é evitar que o óleo diesel envelheça muito dentro do tanque, pois se isso acontecer, ele pode liberar sedimentos que podem danificar todo o sistema de abastecimento, bem como interferir na qualidade e no desempenho do diesel.
Portanto, procure sempre manter o diesel renovado dentro do tanque, através do cálculo correto de consumo. Assim você economiza muito mais.

8. DRENAGEM DO TANQUE

Drenar o tanque a cada 07 dias previne o acumulo de borras e acúmulos de agua.

9. LIMPEZA PERÍODICA

Recomenda-se a limpeza interna do tanque a cada 02 anos.

10. ACOMPANHE A DESCARGA E TESTE O PRODUTO RECEBIDO

E por fim acompanhe todas as descargas e teste o produto recebido pois uma vez dentro do tanque contamina todo o armazenamento.

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Mantendo a qualidade do produto armazenado através da Limpeza do Tanque

Olá! Tudo bem? Quem trabalha com tanques de óleo diesel sabe que alguns cuidados são indispensáveis para que este objeto tenha mais vida útil.

A limpeza do tanque é uma das melhores ações que você pode fazer pelo seu tanque, por isso é importante entender como executá-la corretamente.

É isso que você vai aprender aqui! Vamos lá?

Por que lavar o tanque de diesel periodicamente?

Nas paredes internas do tanque, ocorre a condensação da umidade do ar ou seja, água começa a se acumular no tanque, essa água se acumula no fundo do recipiente, pois ela é mais densa que o óleo, o acúmulo de água gera um material escuro parecido com lama, conhecido como borra.

 

De quanto em quanto tempo devo lavar o tanque de diesel?

Recomenda-se a limpeza de seis em seis meses, mas fique sempre de olho! Caso observe qualquer anomalia, providencie a limpeza o quanto antes. Borra Água no Óleo Diesel.

E lembre-se: sempre faça a limpeza de tanque aéreo com a ajuda de um profissional!

A limpeza de um tanque de diesel é um procedimento bastante delicado e não seguir os padrões estabelecidos em lei pode levar alguém a cometer um crime ambiental.

O tanque é limpo a partir de um método de retirar os resíduos pesados. Usamos o próprio diesel para jatear a parte interna do tanque. Antes de partir para a limpeza, existe uma preparação para tudo correr bem.

Aqui na TB TANQUES E BOMBAS, fazemos um levantamento de informações, a fim de entender a demanda do cliente.

Visita técnica ao cliente para avaliação do tanque, produto e demais necessidades para a operação de limpeza, descarte e abastecimento.

Coleta de amostra do diesel do fundo, meio e topo do tanque. Fazemos uma análise visual junto ao cliente.

TB TANQUES E BOMBAS LTDA  possui profissionais treinados e equipamentos adequados para realização de Limpeza de tanques.

Além dos equipamentos utilizados no processo de limpeza de tanques, todo o resíduo gerado na atividade é coletado, transportado e destinado à Central de Gerenciamento de Resíduos Industriais.

Todas as atividades são realizadas de acordo com procedimentos operacionais e acompanhadas por supervisores de área.

Executamos limpeza de tanques subterrâneos e aéreos verticais e horizontais  de qualquer diâmetro e capacidade, utilizando sempre equipamentos e produtos químicos adequados para cada situação.

No interior de tanques encontramos detritos, ferrugem grossa, plásticos, lacres, terra, alguns objetos e sempre  grande quantidade de borra de material ali armazenado.

Esperamos mais uma vez ter ajudado a todos a entender a importância da manutenção de limpeza em tanques aéreos para garantir a qualidade do produto armazenado.

Principais diferenças do diesel S-10 e S-500

Muitos clientes tem nos perguntado sobre as diferenças entre o Diesel S10 e o Diesel S50. De maneira simples o que mudou foi a quantidade de enxofre presente no diesel, que passou de 50 partes por milhão (S-50) para 10 partes por milhão (S-10), o que reduz a quantidade de NOx,  SOx (dióxido e o monóxido de nitrogênio) e outros materiais particulados quando da sua queima.

 

IMPORTANTE: a cor do S-10 é a mesma do S-50 (incolor a levemente amarelado, enquanto o S-500 é vermelho e o S-1800 amarelo escuro a laranja com traços de marrom) para saber se é S-10 ou S-50 é preciso verificar a indicação da bomba.

Mas as perguntas não param por aí, elas sempre vem acompanhadas de e o que isso muda para o meu veículo? É apenas a diminuição da emissão de gases poluentes ?

O Diesel S-10 traz algum benefício além de contribuir para o meio ambiente?

Sim! O Diesel S-10 passa por um processo de refino diferente, o que eleva seu nível de cetano. Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.

Outra vantagem (que para alguns pode não ser inicialmente uma vantagem, já iremos falar sobre isso) é o fato do Diesel S-10 ser mais solvente que o Diesel comum (S-500/1800), isso significa que ele possui mais hidrogênio, e assim um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras. Segundo a própria Petrobrás:

Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.

Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) isso é uma grande vantagem, já que se tomadas as devidas precauções:

  • Abastecer em  equipamentos  com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento;
  • Manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc)  a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível.

Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com Diesel S-500/S-1800, pode ser uma desvantagem inicial, já que se o veículo não passou pela lavagem do tanque, troca dos filtros e limpeza do sistema de combustível, o Diesel S-10 tenderá a dissolver a sujeira presente no tanque, empurrando essa sujeita para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos, causando um transtorno inicial muito maior.

Esperamos ter contribuídos e sanados algumas dúvidas quanto ao assunto.

Mantendo a qualidade do produto armazenado através da limpeza do Tanque

Olá! Tudo bem? Quem trabalha com tanques de óleo diesel sabe que alguns cuidados são indispensáveis para que este objeto tenha mais vida útil. A limpeza é uma das melhores ações que você pode fazer pelo seu tanque, por isso é importante entender como executá-la corretamente.

É isso que você vai aprender aqui! Vamos lá?

 

Por que lavar o tanque de diesel periodicamente?

Nas paredes internas do tanque, ocorre a condensação da umidade do ar ou seja, água começa a se acumular no tanque, essa água se acumula no fundo do recipiente, pois ela é mais densa que o óleo, o acúmulo de água gera um material escuro parecido com lama, conhecido como borra.

 

De quanto em quanto tempo devo lavar o tanque de diesel?

Recomenda-se a limpeza de seis em seis meses, mas fique sempre de olho! Caso observe qualquer anomalia, providencie a limpeza o quanto antes.

Borra Água no Óleo Diesel.

E lembre-se: sempre faça a limpeza com a ajuda de um profissional!
A limpeza de um tanque de diesel é um procedimento bastante delicado e não seguir os padrões estabelecidos em lei pode levar alguém a cometer um crime ambiental.

Limpeza do tanque o tanque é limpo a partir de um método de retirar os resíduos pesados. Usamos o próprio diesel para jatear a parte interna do tanque. Antes de partir para a limpeza, existe uma preparação para tudo correr bem.

Aqui na TB TANQUES E BOMBAS, fazemos um levantamento de informações, a fim de entender a demanda do cliente.
Visita técnica ao cliente para avaliação do tanque, produto e demais necessidades para a operação de limpeza, descarte e abastecimento.

Coleta de amostra do diesel do fundo, meio e topo do tanque. Fazemos uma análise visual junto ao cliente.

A TB TANQUES E BOMBAS LTDA possui profissionais treinados e equipamentos adequados para realização de Limpeza de tanques. Além dos equipamentos utilizados no processo de limpeza de tanques, todo o resíduo gerado na atividade é coletado, transportado e destinado à Central de Gerenciamento de Resíduos Industriais.

Todas as atividades são realizadas de acordo com procedimentos operacionais e acompanhadas por supervisores de área.
Executamos limpeza de tanques subterrâneos e aéreos verticais e horizontais de qualquer diâmetro e capacidade, utilizando sempre equipamentos e produtos químicos adequados para cada situação.

No interior de tanques encontramos detritos, ferrugem grossa, plásticos, lacres, terra, alguns objetos e sempre grande quantidade de borra de material ali armazenado.

Esperamos mais uma vez ter ajudado a todos a entender a importância da manutenção de limpeza em tanques aéreos para garantir a qualidade do produto armazenado.

A importância da drenagem em Tanques Aéreos

Após a adição do biodiesel na diesel combustível mudanças significativas ocorreram na qualidade do armazenamento do produto.

O diesel armazenado em tanques aéreos em exposição as mudanças climáticas como sol chuva frio calor, o diesel em um primeiro momento oxigena dentro do tanque formando desta forma condensação que nada mais é do que um acumulo de água.

Este acumulo de aguá além de comprometer a qualidade do diesel armazenado pois a água da condensação não se mistura com o diesel por conta de sua densidade formando assim duas fases dentro do tanque uma fase de água da condensação e outra fase de diesel, proliferando assim bactérias que nada mais é que aquela borra preta e mal cheirosa no fundo do tanque.

Este problema ocorre com muita frequência no armazenamento em tanques aéreos gerando entupimento de linha sujeira e saturação precoce dos elementos de filtros lentidão na vazão da bomba de abastecimento.

Ocorre com muito mais frequência em clientes com instalação de filtros de linha com uma micagem maior, ou seja, com espaçamento de filtragem maiores pois assim passam a água da condensação e os sedimentos que acabam se formando no lastro do tanque.

Essa mistura nociva compromete o bom funcionamento dos equipamentos abastecidos gerando entupimento precoce dos filtros de combustíveis falhas de funcionamento do motor perda de torque gerando desta forma uma parada forçada com perda de tempo custo da manutenção dentre outros problemas.

 

Como resolver os problemas dos acúmulos de resíduos em Tanques Aéreos?

Drenar o tanque a cada 07 dias evitando desta forma o acumulo de água e formação de bactérias (borras).
Recomenda- se limpar o tanque a cada 2 anos de operação está limpeza deve seguir rigorosamente os procedimentos abaixo:

todo o resíduo gerado na atividade deve ser coletado, transportado e destinado à uma central de gerenciamento de resíduos industriais.

Todas as atividade deverão ser realizadas por profissionais treinados e com certificação em trabalhos em locais confinados com procedimentos operacionais adequados a realização.

No interior dos tanques encontramos bactérias (ou borras), derivados do contato entre o diesel e a aguá, detritos, ferrugem grossa, plásticos.

Procedimentos para a limpeza:

  • abertura da tampa de inspeção
  • circulação de ar
  • mediação do índice de gás dentro do tanque
  • entrada no tanque e desmobilização de resíduos pesados
  • lavagem com o próprio óleo diesel
  • secagem
  • fechamento

Esperamos com está publicação ter ajudado a tirar algumas duvidas quanto a boa pratica de armazenamento em tanques aéreos garantindo assim a qualidade do produto armazenado.

Tanque Aéreo Estacionário para Combustível

Conheça as normas aplicáveis ao tanque aéreo estacionário para combustível

Armazenagem de produtos derivados de petróleo, etanol e outros correlatos; em postos de abastecimento, instalações de sistemas retalhistas, instalações de distribuidoras e refinarias, com a finalidade de revenda, processamento ou consumo próprios desses produtos. Também são utilizados para armazenamentos de líquidos inflamáveis em geral, produtos químicos, água, efluente e outros fluídos.

ASPECTOS CONSTRUTIVOS

Os tanques metálicos aéreos podem ser de dois tipos: horizontais ou verticais. Os tanques horizontais são utilizados para armazenamento de pequenos e médios volumes e podem ser construídos com base em normas brasileiras (ABNT NBR 15.461) ou normas internacionais (UL 142).

No caso específico para o armazenamento de combustíveis em Postos de Abastecimento a aplicação da norma brasileira NBR 15.461 é obrigatória, por força da Portaria INMETRO nº 117, de 05 de maio de 2009 e Resolução 273 do CONAMA.

Os Postos de Abastecimento com capacidade de armazenagem de até 15m3 estão dispensados do licenciamento ambiental, porém, devem atender a todos os requisitos operacionais de proteção ao meio ambiente. Instalações com capacidade de armazenamento superior a 15m3 devem obrigatoriamente possuir licença ambiental e cadastro na ANP.

Os tanques verticais são utilizados para armazenamento de médios e grandes volumes e podem ser construídos com base em normas brasileiras (ABNT NBR 7821) ou normas internacionais (APl650). Os tanques verticais possuem diversas variantes, sendo a principal delas o teto, que pode ser fixo ou flutuante.

Deve se observar na elaboração dos projetos construtivos as características dos produtos que serão armazenados, o espaço disponível e outros detalhes que envolvem a segurança das pessoas (escadas com guarda corpo), por exemplo, conforme normas do Ministério do Trabalho).

 

Deve se considerar ainda nos projetos construtivos as seguintes normas técnicas para aplicações específicas:

  • Combustíveis de aviação: norma brasileira NBR 15.216
  • Biodiesel: norma brasileira NBR 15.512
  • Água: norma internacional AWWA D100-5

 

Instalação típica:

A norma brasileira NBR 17.505, em suas diversas partes, detalha os requisitos mínimos necessários para uma instalação segura e ambientalmente correta, para o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis.

Tópicos como bacia de contenção, sistema de combate a incêndio e distâncias de segurança são detalhadas na NBR 17.505 conforme segue:

  • Disposições gerais
  • Armazenamento em tanques e em vasos
  • Sistemas de tubulações
  • Armazenamento em recipientes e em tanques portáteis
  • Operações
  • Instalações e equipamentos elétricos
  • Proteção contra incêndio para parques de armazenamento com tanques estacionários

Para projetos de instalações de pequeno e médio volume, especialmente postos de abastecimento, recomenda-se a consulta da norma brasileira NBR 15.776 que trata da infraestrutura para Sistemas de Armazenamento Aéreo de Combustíveis (SAAC). Ainda, consulte sempre os órgãos fiscalizadores do local da instalação (prefeitura, corpo de bombeiros, órgão ambiental).

A importância da Limpeza em Tanques Aéreos

 

A limpeza de tanques de combustível aéreos é fundamental para uma alta performance de motores a diesel nos mais diversos setores produtivos, seja na Agricultura, Mineração, Construção, Transportes, Geração de Energia entre outros.

Especificamente na geração de energia é indispensável que motores de geradores a diesel estejam em ótimo funcionamento, sobre tudo, dependendo de sua aplicação.

Como dissemos acima, geradores são equipamentos que precisam estar com a manutenção em dia, pois são solicitados em momentos de emergência como em quedas ou falta de energia.

Para dar uma resposta rápida em momentos como estes, os geradores precisam estar em ótimas condições de funcionamento. Em gerador a diesel sabemos que a qualidade e controle da contaminação do combustível é essencial para uma resposta rápida em momentos críticos.

Os geradores não são utilizados todos os dias, por isso o combustível pode ficar parado em reservatórios ocasionando a proliferação de fungos e bactérias que se alimentam de contaminantes como água e poeira. Isso acaba por criar ferrugens no tanque e nas tubulações criando um ciclo de degradação do sistema diesel.

Em uma escala gradual a utilização constante de combustível contaminado pode gerar os seguintes problemas em um motor a diesel:

  • Danos ao tanque de combustível;
  • Dificuldades no fluxo do combustível;
  • Desgaste da bomba injetora;
  • Desgaste dos bicos de injeção;
  • Desgaste prematuro dos componentes do motor;
  • Contaminação do óleo do cárter;
  • Carbonização das partes superiores do motor.

Benefício da limpeza de tanque de combustível.
O controle da contaminação do combustível trás 5 benéficos:

  1. Evita desgaste dos componentes;
  2. Reduz o custo de manutenção;
  3. Há maior disponibilidade do equipamento;
  4. Aumenta a vida útil;
  5. Causa menor impacto ao meio ambiente;

O óleo diesel contaminado é altamente prejudicial para máquinas pois gera: perda de produtividade, aumento no consumo e gastos excessivos com manutenção.

Esperamos ter esclarecido algumas duvidas quanto a limpeza de tanques aéreos e na próxima semana publicaremos outro texto inerente ao manuseio dos equipamentos.

Água presente no Diesel: Conheça 3 variações

A água presente no óleo diesel é responsável por uma série de problemas como o entupimento e corrosão de telas, filtros e sistema de injeção.  Se você possui uma frota grande ou pequena, ou mesmo apenas uma máquina já deve ter passado por algum destes problemas.

Isso acontece por que a água presente no óleo provoca o crescimento de fungos e bactérias que acabam por se alimentar do próprio diesel. Esses microrganismos a medida que se multiplicam desenvolvem a chamada borra, camada de contaminação que se aloja na divisa entre o diesel e a água. A borra também pode se acumular em bolsões no fundo de tanques de armazenamento ou tanque de máquinas e veículos.

Mas de onde vem a água presente no óleo diesel?

Para responder a esta pergunta precisamos entender que a água presente no diesel pode ser dividida em 3 grupos ou variações: água dissolvida; água livre; e água emulsificada.

Água dissolvida no diesel:

A água pode ser introduzida no diesel pelo ar que entra no tanque enquanto este está parcialmente cheio. As variações de temperatura causadas pelas condições climáticas geram a condensação da água nas paredes dos tanques.  Em máquinas com motores de alta pressão há o retorno de combustível aquecido para o tanque, o que também gera condensação de água nas paredes do tanque devido a diferença de temperatura. A água dissolvida também pode entrar em contato com o diesel no transporte ou mesmo em tanques contaminados no processo de estocagem.

Água livre no diesel:

Esta variação dá água presente no diesel não permanece misturada ao combustível.  Por influência de gravidade depois de um determinado tempo a diferença de densidade faz com que a água fique na parte  inferior, enquanto o óleo fica na superfície do tanque. Um dos efeitos da água livre no diesel é a redução da lubricidade do combustível e consequentemente danos às partes móveis do motor, principalmente à bomba de combustível.

Água emulsificada no diesel:

É aquela que se mistura ao óleo diesel sendo a mais difícil de removê-la. A água emulsificada pode se formar durante o bombeamento, transporte, ou mesmo através de reações químicas entre os componentes que formam o combustível. A emulsão formada pela água pode variar de coloração de acordo com o volume ou tamanha das gotas. Por exemplo, quando as gotas possuem o tamanho maior que 1 micron a emulsão é visível na cor branca.

É possível evitar a presença de água no diesel?

A resposta para esta pergunta é NÃO. É possível apenas controlar sua presença através de boas práticas no transporte e manejo, tomando o devido cuidado para que os tanques não contenham água e outros contaminantes.

Outra medida que pode reduzir a quantidade de água no diesel é mantê-lo sempre cheio, evitando que o ar entre e se condense na forma de água.

Fazer a drenagem dos tanques de estocagem também é uma medida que ajuda a reduzir a água já decantada.

Tanque de Abastecimento de Óleo Diesel. Vale a pena ter um sistema próprio?

Controle de qualidade de combustível

Tendo tanques próprios para abastecer sua frota é possível melhorar o controle contra combustíveis adulterados, uma vez que você pode escolher e analisar a certificação do fornecedor. Lembre-se que um combustível livre de contaminação ou adulteração pode garantir a longevidade de suas máquinas.

Controle de consumo de combustível

Ter um sistema próprio para abastecer suas máquinas gera maior controle de consumo e permite uma avaliação mais detalhada do rendimento da frota, uma vez que todas as máquinas usam o mesmo combustível.

Controle de custos operacionais de abastecimento

Ter um tanque de abastecimento em sua propriedade ou em sua empresa gera rapidez e disponibilidade de combustível 24 horas. Além disso, evita custos com deslocamento permitindo que as máquinas permaneçam por mais tempo produzindo. A compra em grande quantidade de óleo combustível também pode gerar economia na hora de negociar com fornecedores.

Controle de contaminação de combustível

Conforme já publicamos em outro artigo, não é possível eliminar a presença da água no óleo diesel, mas é possível controlar os níveis desta e de outras formas de contaminação. Dentre as maneiras de controle está a instalação dos chamados filtros separadores de água. Este tipo de filtro pode ser instalado junto à bomba de combustível ou mesmo no sistema de abastecimento de tanques de elevação.

Com poder de eliminar 99% dá água e partículas sólidas até 10 micras, estes filtros geram ainda mais economia para sua frota como:

  • Aumento do rendimento do combustível;
  • Diminuição da troca de filtros de combustíveis de máquinas e veículos;
  • Redução na necessidade de manutenção de bicos e bombas de injeção de combustível.

Microfiltragem de óleo combustível

Se você busca uma qualidade ainda maior para o combustível de suas maquinas é possível utilizar a técnica de micro filtragem que elimina toda a água e partículas sólidas até 2 micras.

Qual o melhor modelo de taque de abastecimento de combustível?

Dentre os modelos de tanque de abastecimento o mais popular é o tanque aéreo. Instalado acima do solo este tipo de tanque de óleo combustível é considerado uma alternativa mais segura do que os tanques subterrâneos, já que permite um fácil acesso para inspeções de monitoramento contra vazamentos e corrosões. A facilidade de acesso também permite praticidade para a armazenagem e limpeza do tanque.

Quais normas e licenças são necessárias para armazenagem de óleo combustível?

Depois de considerar a questão econômica e avaliar sua necessidade de ter um tanque próprio de abastecimento de combustível, procure informações sobre as licenças ambientais e as normas de segurança para a instalação de um sistema.

Pesquise sobre os melhores materiais para tanque de combustível

É muito importante também pesquisar um bom produto. Cada vez mais as empresas fabricantes de tanque para armazenamento de óleo diesel investem em pesquisa para desenvolver novos materiais. Hoje, além do aço, também é possível encontrar tanques de polipropileno.

Conclusão sobre ter um tanque de abastecimento de óleo combustível

Como descrevermos há uma série de benefícios operacionais e econômicos para quem decide investir em um sistema próprio para abastecimento de frotas. No entanto, seja na cidade ou no campo, é importante escolher um bom produto e conceber um bom projeto de instalação observando as normas ambientais e de segurança.