Principais diferenças do diesel S-10 e S-500

Muitos clientes tem nos perguntado sobre as diferenças entre o Diesel S10 e o Diesel S50. De maneira simples o que mudou foi a quantidade de enxofre presente no diesel, que passou de 50 partes por milhão (S-50) para 10 partes por milhão (S-10), o que reduz a quantidade de NOx,  SOx (dióxido e o monóxido de nitrogênio) e outros materiais particulados quando da sua queima.

 

IMPORTANTE: a cor do S-10 é a mesma do S-50 (incolor a levemente amarelado, enquanto o S-500 é vermelho e o S-1800 amarelo escuro a laranja com traços de marrom) para saber se é S-10 ou S-50 é preciso verificar a indicação da bomba.

Mas as perguntas não param por aí, elas sempre vem acompanhadas de e o que isso muda para o meu veículo? É apenas a diminuição da emissão de gases poluentes ?

O Diesel S-10 traz algum benefício além de contribuir para o meio ambiente?

Sim! O Diesel S-10 passa por um processo de refino diferente, o que eleva seu nível de cetano. Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.

Outra vantagem (que para alguns pode não ser inicialmente uma vantagem, já iremos falar sobre isso) é o fato do Diesel S-10 ser mais solvente que o Diesel comum (S-500/1800), isso significa que ele possui mais hidrogênio, e assim um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras. Segundo a própria Petrobrás:

Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.

Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) isso é uma grande vantagem, já que se tomadas as devidas precauções:

  • Abastecer em  equipamentos  com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento;
  • Manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc)  a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível.

Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com Diesel S-500/S-1800, pode ser uma desvantagem inicial, já que se o veículo não passou pela lavagem do tanque, troca dos filtros e limpeza do sistema de combustível, o Diesel S-10 tenderá a dissolver a sujeira presente no tanque, empurrando essa sujeita para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos, causando um transtorno inicial muito maior.

Esperamos ter contribuídos e sanados algumas dúvidas quanto ao assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *