Tanque Aéreo de Diesel: 10 Cuidados Fundamentais

Os tanques de óleo diesel exigem cuidados especiais para assegurar o seu bom funcionamento. Sendo assim, é importante incorporar certos hábitos na rotina de trabalho para evitar complicações futuras, entendendo que o mau uso deste equipamento pode apresentar uma série de riscos.

Para vocês não ter mais dúvidas em relação aos cuidados que requerem os tanques de óleo diesel, veja o texto a seguir com 10 cuidados essenciais que você, ou quem lida diretamente com o tanque de óleo diesel, deve tomar.

1. DEFINA O CONSUMO DE SUA FROTA

O primeiro cuidado relacionado ao seu tanque de óleo diesel depende de quanto de combustível você espera que a sua frota consuma, pois apenas assim você poderá, de fato, fazer um bom gerenciamento a respeito de questões básicas, como os equipamentos para a limpeza, o número de profissionais necessários para fazer a sua manutenção ou quando terá de contratar uma empresa para fazê-lo.

Além disso, é através dessa atividade que você também evita que o diesel adquirido seja excessivo, envelhecendo dentro de seu tanque.

2. PRIORIZE OS TANQUES AÉREOS

Você também deve analisar os modelos disponíveis no mercado. O mais popular, e também um dos melhores, é o tanque aéreo. Por ser instalado sobre a superfície, seu acesso e manutenção são mais fáceis quando comparados aos tanques subterrâneos.

3. ESCOLHA UM PRODUTO DE QUALIDADE

A terceira preocupação e última associada ao momento anterior à compra de um tanque de óleo diesel é a escolha do material. A indicação geral é dar preferência para aqueles que são feitos de aço carbono.

4. EVITE DEIXAR O DIESEL EXPOSTO A TEMPERATURAS MUITO ALTAS

O tanque de óleo diesel não deve ficar próximo a áreas que tenham equipamentos com temperaturas muito elevadas ou ambientes que sejam naturalmente mais abafados.

O superaquecimento do diesel é ruim uma vez que contribui mais facilmente para o seu envelhecimento e o seu uso neste estado, entre outras coisas, pode danificar o material, entupindo válvulas, tubulações, filtros, etc.

5. MANUTENÇÕES PREVENTIVAS

Esta dica é uma dica técnica muito importante, que em geral os gestores e demais profissionais esquecem: fazer checagens regulares. Ou seja, cuidar de seu tanque deve ser incorporado a um dado cronograma, fazendo parte de um planejamento.

É necessário se organizar e estabelecer uma periodicidade para esses exames de acordo com a quantidade do material, o consumo, o orçamento da empresa, entre outros fatores.

6. INSTALANDO UM FILTRO SEPARADOR DE ÁGUA

A instalação de um filtro separador de água se torna preciso, pois a água presente no tanque, seja pelo manuseio incorreto do mesmo, pela ação da chuva ou qualquer outro fator, tende a formar colônias de microrganismos que danificam a peça – a famosa borra de óleo diesel.

Além disso, evidentemente, acabam contaminando todo o combustível, implicando num prejuízo para o seu negócio.

7. NÃO DEIXANDO O DIESEL ENVELHECER

Aqui é evitar que o óleo diesel envelheça muito dentro do tanque, pois se isso acontecer, ele pode liberar sedimentos que podem danificar todo o sistema de abastecimento, bem como interferir na qualidade e no desempenho do diesel.
Portanto, procure sempre manter o diesel renovado dentro do tanque, através do cálculo correto de consumo. Assim você economiza muito mais.

8. DRENAGEM DO TANQUE

Drenar o tanque a cada 07 dias previne o acumulo de borras e acúmulos de agua.

9. LIMPEZA PERÍODICA

Recomenda-se a limpeza interna do tanque a cada 02 anos.

10. ACOMPANHE A DESCARGA E TESTE O PRODUTO RECEBIDO

E por fim acompanhe todas as descargas e teste o produto recebido pois uma vez dentro do tanque contamina todo o armazenamento.

Explore nosso site, conheça as soluções TB TANQUES E BOMBAS e peça o seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *