Motores Novos Modelos Euro 5 e os Riscos do Diesel S 500

Os veículos movidos a diesel fabricados até o ano de 2012 utilizavam o diesel S500 como combustível. Ele possui essa nomenclatura, pois contém 500 partes por milhão de enxofre, teor máximo dessa substância. Ele não possui nenhum tipo de aditivo e se caracteriza por uma coloração vermelha, por conta de um pigmento obrigatório pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – para diferenciá-lo do seu irmão mais novo, o diesel S10.

A utilização do diesel S500 é recomendada apenas aos veículos fabricados até 2012, pois pode trazer riscos aos motores dos veículos fabricados após essa data. Quer descobrir que riscos são esses? Continue lendo!

Riscos do uso do diesel S500

Atraso na ignição

O índice da substância cetato, presente no diesel, pode determinar um melhor desempenho na ignição e combustão do veículo. O diesel S500 possui o menor índice, de apenas 42, enquanto o diesel S10 apresenta o índice de 48. Por esse motivo, o diesel S500 traz uma menor qualidade ao desempenho do motor.

Danos ao catalisador

O alto teor de enxofre presente no diesel S500 pode entupir o filtro dos catalisadores, levando a paralisação do sistema.

Formação de ácido sulfúrico

Nos motores com EGR, (Recirculação dos Gases de Escape), a reação do enxofre com a água e o calor forma ácido sulfúrico. Essa substância irá corroer os componentes internos e danificar o motor. Como o S500 é o diesel que mais tem enxofre, ele é altamente prejudicial para motores com EGR.

Risco de Crime Ambiental

Além dos riscos ao motor que podem prejudicar o seu veículo, utilizar o diesel S500 em motores fabricados depois de 2012 pode ser considerado crime ambiental em casos de identificação em abordagens. Segundo a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a penalização pode ser de um a quatro anos de reclusão e o autor da ação pode ser encaminhado à Polícia Civil da Comarca do local no flagrante.

Vantagens do diesel S10

Uma vez que é proibido utilizar o diesel S500 em veículos fabricados após o ano de 2012, sob risco de responder a crime ambiental, além de perder o motor do veículo, a solução é utilizar o diesel S10, que traz vantagens em relação ao S500.

Quais vantagens são essas?

Menor impacto ambiental

Além de uma quantidade muito menor de enxofre, o diesel S10 também contém em sua composição a adição de 10% de Biodiesel, reduzindo assim a emissão de partículas tóxicas ao ambiente, diminuindo o impacto ambiental.

Limpeza do sistema de combustível

O diesel S10 também possui uma grande capacidade de solvente de impurezas, por conta de uma presença maior de hidrogênio. Ele limpa o sistema de combustível (bomba de gasolina e filtro), diminuindo a corrosão de suas peças.  

Melhor desempenho do motor

O índice de cetato em 48, maior que o do diesel S500, dá ao diesel S10 uma capacidade de melhorar o desempenho do motor, sua ignição e combustão

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