Qual é a porcentagem de biodiesel no óleo diesel?

óleo diesel brasileiro possui em sua composição uma porcentagem de biodiesel, combustível renovável que provém de óleo vegetal ou gordura animal. Todos os componentes do óleo diesel são cruciais para que eles executem com maestria a sua função.

O óleo diesel é derivado do petróleo, muito utilizado como combustível de transportes mais pesados (ônibus e caminhões, por exemplo) já que, por lei, o óleo diesel é proibido para veículos de passeio, sendo autorizado somente em alguns veículos com tração nas quatro rodas ou capacidade de carga para usufruir de motores a diesel.

O que é biodiesel?

O biodiesel é um combustível alternativo renovável e biodegradável feito de uma mistura de óleos vegetais modificados e óleo diesel. O biodiesel pode ser originado de elementos como: mamona, soja, amendoim, algodão, girassol, dendê, babaçu e milho. Sua composição, basicamente, é de uma mistura de ésteres de ácidos graxos com monoálcoois de cadeia curta, a exemplo do metanol e do etanol.

Tanto a produção como a comercialização do biodiesel são regulamentadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Vantagens do uso de biodiesel

Os benefícios do uso do biodiesel, mesmo na forma de mistura, são muitos, embora alguns benefícios ambientais dependam de como o combustível é produzido. Um benefício é simplesmente o fato de que o combustível vem de um recurso renovável que pode ser cultivado no Brasil.

Os motores a diesel oferecem aos consumidores uma economia de combustível de 20 a 40% melhor, bem como mais torque em uma rotação mais baixa do que a gasolina.

O uso de combustível biodiesel em motores a diesel ajuda a reduzir ainda mais as emissões poluentes no ar. Além disso, os veículos podem ser movidos a biodiesel sem a necessidade de modificações.

Mas qual é a porcentagem de biodiesel no óleo diesel?

A porcentagem do biodiesel no óleo diesel é regulamentada por lei. Segundo a Agência Senado, em setembro de 2021, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) do Ministério de Minas e Energia (MME) decidiu reduzir temporariamente o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de 13% para 10%. A mudança vale para o 82º Leilão de Biodiesel, destinado ao suprimento dos meses de novembro e dezembro de 2021.

Essa redução foi pensada para evitar possíveis impactos para o consumidor e reflexos em setores como o de transporte público e de mercadorias, além de atividades agrícolas e geração de energia.

Segundo o cronograma determinado na resolução em março de 2020, o teor mínimo de biodiesel no óleo diesel será acrescido de 1% a cada ano, até atingir o limite de 15% em 1º de março de 2023, segundo a ANP.

Saber a procedência do seu óleo diesel faz toda a diferença

Importante saber qual a procedência do diesel que você está comprando, fazer o armazenamento correto e ter cuidado ao manusear o combustível de forma correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *