Água presente no Diesel: Conheça 3 variações

A água presente no óleo diesel é responsável por uma série de problemas como o entupimento e corrosão de telas, filtros e sistema de injeção.  Se você possui uma frota grande ou pequena, ou mesmo apenas uma máquina já deve ter passado por algum destes problemas.

Isso acontece por que a água presente no óleo provoca o crescimento de fungos e bactérias que acabam por se alimentar do próprio diesel. Esses microrganismos a medida que se multiplicam desenvolvem a chamada borra, camada de contaminação que se aloja na divisa entre o diesel e a água. A borra também pode se acumular em bolsões no fundo de tanques de armazenamento ou tanque de máquinas e veículos.

Mas de onde vem a água presente no óleo diesel?

Para responder a esta pergunta precisamos entender que a água presente no diesel pode ser dividida em 3 grupos ou variações: água dissolvida; água livre; e água emulsificada.

Água dissolvida no diesel:

A água pode ser introduzida no diesel pelo ar que entra no tanque enquanto este está parcialmente cheio. As variações de temperatura causadas pelas condições climáticas geram a condensação da água nas paredes dos tanques.  Em máquinas com motores de alta pressão há o retorno de combustível aquecido para o tanque, o que também gera condensação de água nas paredes do tanque devido a diferença de temperatura. A água dissolvida também pode entrar em contato com o diesel no transporte ou mesmo em tanques contaminados no processo de estocagem.

Água livre no diesel:

Esta variação dá água presente no diesel não permanece misturada ao combustível.  Por influência de gravidade depois de um determinado tempo a diferença de densidade faz com que a água fique na parte  inferior, enquanto o óleo fica na superfície do tanque. Um dos efeitos da água livre no diesel é a redução da lubricidade do combustível e consequentemente danos às partes móveis do motor, principalmente à bomba de combustível.

Água emulsificada no diesel:

É aquela que se mistura ao óleo diesel sendo a mais difícil de removê-la. A água emulsificada pode se formar durante o bombeamento, transporte, ou mesmo através de reações químicas entre os componentes que formam o combustível. A emulsão formada pela água pode variar de coloração de acordo com o volume ou tamanha das gotas. Por exemplo, quando as gotas possuem o tamanho maior que 1 micron a emulsão é visível na cor branca.

É possível evitar a presença de água no diesel?

A resposta para esta pergunta é NÃO. É possível apenas controlar sua presença através de boas práticas no transporte e manejo, tomando o devido cuidado para que os tanques não contenham água e outros contaminantes.

Outra medida que pode reduzir a quantidade de água no diesel é mantê-lo sempre cheio, evitando que o ar entre e se condense na forma de água.

Fazer a drenagem dos tanques de estocagem também é uma medida que ajuda a reduzir a água já decantada.

Tanque de Abastecimento de Óleo Diesel. Vale a pena ter um sistema próprio?

Controle de qualidade de combustível

Tendo tanques próprios para abastecer sua frota é possível melhorar o controle contra combustíveis adulterados, uma vez que você pode escolher e analisar a certificação do fornecedor. Lembre-se que um combustível livre de contaminação ou adulteração pode garantir a longevidade de suas máquinas.

Controle de consumo de combustível

Ter um sistema próprio para abastecer suas máquinas gera maior controle de consumo e permite uma avaliação mais detalhada do rendimento da frota, uma vez que todas as máquinas usam o mesmo combustível.

Controle de custos operacionais de abastecimento

Ter um tanque de abastecimento em sua propriedade ou em sua empresa gera rapidez e disponibilidade de combustível 24 horas. Além disso, evita custos com deslocamento permitindo que as máquinas permaneçam por mais tempo produzindo. A compra em grande quantidade de óleo combustível também pode gerar economia na hora de negociar com fornecedores.

Controle de contaminação de combustível

Conforme já publicamos em outro artigo, não é possível eliminar a presença da água no óleo diesel, mas é possível controlar os níveis desta e de outras formas de contaminação. Dentre as maneiras de controle está a instalação dos chamados filtros separadores de água. Este tipo de filtro pode ser instalado junto à bomba de combustível ou mesmo no sistema de abastecimento de tanques de elevação.

Com poder de eliminar 99% dá água e partículas sólidas até 10 micras, estes filtros geram ainda mais economia para sua frota como:

  • Aumento do rendimento do combustível;
  • Diminuição da troca de filtros de combustíveis de máquinas e veículos;
  • Redução na necessidade de manutenção de bicos e bombas de injeção de combustível.

Microfiltragem de óleo combustível

Se você busca uma qualidade ainda maior para o combustível de suas maquinas é possível utilizar a técnica de micro filtragem que elimina toda a água e partículas sólidas até 2 micras.

Qual o melhor modelo de taque de abastecimento de combustível?

Dentre os modelos de tanque de abastecimento o mais popular é o tanque aéreo. Instalado acima do solo este tipo de tanque de óleo combustível é considerado uma alternativa mais segura do que os tanques subterrâneos, já que permite um fácil acesso para inspeções de monitoramento contra vazamentos e corrosões. A facilidade de acesso também permite praticidade para a armazenagem e limpeza do tanque.

Quais normas e licenças são necessárias para armazenagem de óleo combustível?

Depois de considerar a questão econômica e avaliar sua necessidade de ter um tanque próprio de abastecimento de combustível, procure informações sobre as licenças ambientais e as normas de segurança para a instalação de um sistema.

Pesquise sobre os melhores materiais para tanque de combustível

É muito importante também pesquisar um bom produto. Cada vez mais as empresas fabricantes de tanque para armazenamento de óleo diesel investem em pesquisa para desenvolver novos materiais. Hoje, além do aço, também é possível encontrar tanques de polipropileno.

Conclusão sobre ter um tanque de abastecimento de óleo combustível

Como descrevermos há uma série de benefícios operacionais e econômicos para quem decide investir em um sistema próprio para abastecimento de frotas. No entanto, seja na cidade ou no campo, é importante escolher um bom produto e conceber um bom projeto de instalação observando as normas ambientais e de segurança.