ÁREA DE ABASTECIMENTO E ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS

As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ambiente e seu manuseio e armazenagem também apresentam considerável grau de perigo.

São necessários alguns cuidados para evitar acidentes, e no caso de ocorrerem fazer com que sejam minimizados ao máximo seus efeitos indesejáveis.

Os resíduos misturados a combustíveis não devem chegar ao solo, cursos d’água ou aos lençóis freáticos, portanto todas as empresas que possuírem áreas de abastecimento devem obedecer as normas regulamentadoras para evitar uma possível contaminação e também contribuir para a segurança de seus funcionários e de sua propriedade.

LEGISLAÇÃO

Essa orientação é para tanque de combustível acima de 250 litros, tendo como base a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, em especifico a NBR 7505-1 e 7505-4, que fixa as condições de armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis em tanques estacionários.

MANTER PLACAS DE SINALIZAÇÃO:

  • EXTINTOR B LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
  • PROIBIDO FUMAR
  • LÍQUIDO INFLAMÁVEL

A área de abastecimento apresenta considerável risco ambiental e de acidente. Para minimizar possíveis impactos negativos, essa área deve:

Ser impermeabilizada.

Ser circundada por canaletas direcionadoras de fluxo, de ferro, com largura e profundidade mínima de 05 centímetros, com recuo da área impermeável em no mínimo 50 centímetros. Na ligação das canaletas à tubulação deve-se instalar um ralo de espessura tal que o mesmo consiga segurar uma parte dos sólidos brutos, mas não obstrua o fluxo hídrico.

Ter a tubulação em aço ou ferro fundido nodular, para evitar que se danifique em caso de combustão do líquido drenado.

Possuir no mínimo um extintor de incêndio classe B, capaz de combater incêndios que ardem em superfícies e não deixam resíduos, o extintor não deve possuir obstáculos ao seu redor, evitando dificuldades de acesso. Ser bem sinalizado, com placas instaladas em locais de fácil visualização

SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTE

O sistema de tratamento serve para separar a água utilizada na lavagem das áreas do óleo proveniente de possíveis vazamentos que podem ocorrer durante o abastecimento, evitando a contaminação do solo, corpos d’água e lençóis freáticos, bem como possibilitar o reaproveitamento do óleo combustível vazado para outros fins.

O sistema é composto por: caixa de retenção de areia, caixa separadora de água e óleo, caixa coletora de óleo, caixa de inspeção e sumidouro.

Devem seguir as seguintes recomendações:

No caso de serem situadas em garagens ou em locais sujeito ao tráfego de veículo devem ser providas de tampas de ferro fundido reforçadas por padrão T-100.

Se estiverem situadas em passeios ou áreas verdes podem ter suas tampas tanto em concreto como em ferro fundido padrão T-33.

A caixa retentora deve ser construída em alvenaria, com espessura mínima de 20 centímetros, e o seu interior impermeabilizado.

Deve possuir dimensões tal que comporte o volume de efluentes gerados no manuseio e utilização da área de abastecimento.

No caso de vazamento total ou parcial do tanque, um caminhão apropriado deve ser acionado para a captação do efluente gerado.

CAIXA DE RETENÇÃO DE AREIA

Serve para reter o material mais pesado, impedindo que materiais grosseiros passem para a caixa separadora de água e óleo.

Deve ter dimensões que proporcionem baixa velocidade do fluxo líquido, para que haja a deposição de resíduos sólidos como areia, pedras, estopas, entre outros, no fundo da caixa.

Para aumentar sua eficiência deve-se adaptar uma tampa furada no cano de saída da caixa, a fim de ajudar na filtragem dos sólidos em suspensão.

 A limpeza deve ser feita sempre que houver lavagem da área de abastecimento ou da bacia de contenção. Durante a época das chuvas, a manutenção deve ser periódica para evitar o entupimento. A limpeza da caixa consiste na retirada dos sólidos sedimentados.

CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO

É responsável pela separação do óleo combustível do restante do efluente. O óleo separa-se naturalmente da água, por ser menos denso, mantendo-se na superfície.

A captação da água ocorre através de um fecho hídrico instalado no fundo da caixa;

Essa tubulação deve ser vedada na parte superior para que não haja a entrada do óleo.

A saída do óleo é composta por uma tubulação em formato de sifão, com a abertura voltada apara cima; esta tubulação deve ser instalada na parte superior da caixa e ser ligada a caixa coletora de óleo.

CAIXA COLETORA DE ÓLEO

Destina-se ao acúmulo do óleo combustível para posterior sucção e/ou reaproveitamento.

Trata-se de uma caixa escavada no solo, que recebe o efluente através de um registro de gaveta.

O escoamento do óleo combustível, da caixa separadora para a caixa coletora, deve ser feita de forma manual através da abertura do registro.

O coletor pode ser um balde/tina impermeável com volume que possa acomodar todo o óleo escoado. Esse balde/tina deve possuir alça e tampa para transporte, ser adaptado com uma torneira em sua base, utilizada para separar a água que por acaso possa vir misturado a esse óleo. Esta água deve ser novamente enviada a caixa separadora, e o óleo enviado para o destino final.

CAIXA DE INSPEÇÃO

Serve para avaliar o funcionamento e a eficiência do sistema de tratamento. Deve ser construída em alvenaria. A ligação entre a caixa de inspeção e o sumidouro deve ter uma declividade que permita o fluxo hídrico entre os mesmos.

SUMIDOURO (FOSSA SÉPTICA)

É uma caixa em alvenaria, ou em manilha pré-moldada, que deve permitir a infiltração do efluente tratado no solo.

Para a definição da profundidade do sumidouro deve ser observado o nível do lençol freático, sendo normalmente utilizada a profundidade de 1 metro.

O sumidouro deve ser construído em cota inferior ao do poço de captação de água.

Recomenda-se acrescentar brita (cascalho) no fundo do sumidouro, para ajudar a infiltração do efluente no solo.

Ponto de Abastecimento Utilizado com Boas Práticas

1. TERMOS E DEFINIÇÕES

 

1.1 Ponto de abastecimento

Instalação que possua equipamentos e sistemas para o armazenamento de combustível automotivo com registrador de volume apropriado. O PA destina-se ao abastecimento de equipamentos móveis, veículos automotores terrestres, aeronaves, embarcações ou locomotivas; cujos produtos sejam destinados exclusivamente ao uso do detentor das instalações ou de grupos fechados de pessoas físicas ou jurídicas, previamente identificadas e em forma de empresas, cooperativas, condomínios, clubes ou assemelhados.

1.2 Abastecimento móvel ou comboio É aquele que ocorre por meio de veículo adaptado para armazenar e transportar combustível, a fim de abastecer equipamentos ou recipientes quaisquer.

 

1.3 Caixa de contenção Dispositivo de proteção para unidades de abastecimento e filtragem instaladas externamente ao equipamento com a finalidade de retenção de possíveis derrames ou vazamentos.

 

1.4 Registrador de volume Equipamento ou dispositivo mecânico que possibilite o controle de volume de produto armazenado.

 

2 Os equipamentos devem ser adequados às propriedades químicas e características técnicas do produto armazenado, seguindo orientações de cada fabricante. Na especificação de equipamentos e materiais para uso no SAAC devem ser observados aspectos como classe de 6  pressão e temperatura de trabalho, adequando-os à necessidade.

 

2.1 Tanques de armazenamento A armazenagem de combustíveis no SAAC deve ser realizada em tanques construídos conforme ABNT NBR 15461 e ABNT NBR 7821.

 

2.2 Medidores volumétricos e bombas de abastecimento O uso de medidores ou unidade abastecedora com medição de volume em instalações de consumo próprio é opcional.

 

2.3 Moto-bombas (centrífugas e de engrenagem) O sistema de bombeamento de combustível por moto-bomba deve ser adequado a atmosfera explosiva, conforme classificação de áreas, descritas na ABNT NBR 14639 e ABNT NBR IEC60079.

 

2.4 Filtros Os equipamentos de filtragem para pontos de abastecimento, quando utilizados, devem estar em conformidade com a ABNT NBR 14639 e ABNT NBR IEC60079.  Em instalações com filtro tipo prensa adotar os equipamentos construídos conforme ABNT NBR 15473. Em instalações com filtro de linha (coalescente e/ou separador) utilizar como referência, elementos filtrantes de 3µ a 30µ de separação de sólidos e elementos coalescentes de eficiência de até 150 ppm.

2.5 Sistema de verificação de vazamento A verificação de vazamento em instalações SAAC é visual, e deve ser efetuada na contenção de cada equipamento, não havendo a necessidade de equipamento específico para tal. Quando a instalação possuir tubulações subterrâneas em PEAD e que exijam a utilização de câmara de contenção subterrânea nos pontos de transição, o uso de dispositivos de monitoramento ambiental pode auxiliar o controle ambiental.

 

2.6 Tubulações As tubulações aéreas metálicas devem obedecer às classes de pressão e a aplicabilidade definidas nas ABNT NBR 17505-3, ABNT NBR 5580 ou DIN 2440. Em caso de uso de tubulações não metálicas, essas devem ser protegidas dos raios UV, sendo a proteção mais usual a instalação subterrânea. Na extremidade destas tubulações obrigatoriamente deverão ser instaladas câmaras de contenção protegendo as conexões de transição. Ao utilizar tubulações não metálicas, devem ser atendidas as ABNT NBR 14722 e ABNT NBR 13783, com dupla parede em instalações de pressão positiva. Em caso de uso de tubulações metálicas flexíveis adotar a ABNT NBR 14867. Em caso de uso de tubulações confeccionadas em outros materiais, as mesmas devem obedecer as normas técnicas específicas de instalação e adequadas ao combustível utilizado.

 

2.7 Acessórios complementares Todos os acessórios complementares devem ser fabricados em conformidade com normas técnicas brasileiras e, na falta destas, com as normas internacionalmente aceitas e também devem atender os requisitos de área classificada conforme ABNT NBR IEC 60079.

 

2.8 Sistema antitransbordamento

O uso do sistema antitransbordamento é opcional no caso de tanques aéreos, quando utilizado, deve ter função de alarme e/ou restrição de fluxo. O sistema antitransbordamento com restrição de fluxo deverá estar interligado ao sistema de descarregamento, com a finalidade de interrupção do bombeio.

 

2.8.1 Válvula de proteção com interrupção de fluxo em caso de acidente / válvula tipo “antiabalroamento” Em instalações que operem com pressão positiva recomenda-se a utilização de dispositivo de interrupção de fluxo de combustível, do tipo “antiabalroamento”. O uso desta válvula visa evitar vazamentos em caso de acidente que desloque o equipamento de abastecimento ou filtragem da posição original.

 

2.8.2 Indicadores de nível É obrigatório o uso de algum dispositivo de indicação de nível e capacitação do tanque, seja ele mecânico, elétrico ou eletrônico. Para instalações com até 15m3 de capacidade de armazenagem, deve ser aceito que a indicação de nível seja feita por meio de escala graduada fixada no tanque, e indicador de nível com mangueira plástica transparente, desde que exista válvula de controle que impeça o vazamento do produto, caso haja rompimento da mangueira. Sendo que esta válvula deverá permanecer, por meio de sistema de molas, permanentemente fechada, sendo somente aberta para a operação de medição.

 

2.8.3 Descarga selada A descarga obrigatoriamente dever ser realizada por meio de uma mangueira conectada em ambas as extremidades de forma hermética, utilizando dispositivos de descarga selada. 3.500 3.000 2.500

 

2.8.4 Sistema de aterramento e equipotencialidade A instalação do sistema de aterramento deve atender a ABNT NBR 5419. No ponto de descarregamento deve ser assegurada a equipotencialidade do conjunto tanque/caminhão utilizando dispositivos de conexão elétrica interligando os dois reservatórios.

 

3 Infra Estrutura Considere que as superfícies citadas como impermeáveis, possuam um coeficiente máximo de permeabilidade de 10-6 cm/s, referenciado a água a 20 ºC.

3.1 Contenção Todos os equipamentos do sistema de abastecimento devem estar em área de contenção.

 

3.1.1 Tanques A bacia de contenção dos tanques deve ser construída com piso e paredes impermeáveis. A capacidade efetiva da bacia de contenção, menos o volume deslocado pelos suportes ou por outros equipamentos internos, exceto o tanque, deve ser equivalente a, no mínimo, 110 % da capacidade nominal do tanque. Quando utilizado o SDO, este deve estar interligado à contenção dos tanques por meio de tubulações, as quais devem possuir registro para bloqueio do fluxo. Esta tubulação deve ser mantida permanentemente fechada a fim de evitar a chegada de derrames acidentais ao SDO e deve ser aberta, quando necessário, a drenagem de efluentes oleosos a serem tratados. Para os casos em que houver mais que um tanque na bacia a capacidade efetiva da bacia de contenção deve ser calculada de acordo com ABNT NBR 17505- 2 ou NBR 15461 (tanque com bacia metálica).

 

3.1.2 Unidades de abastecimento e filtragem Sempre que instaladas fora da bacia de contenção devem ser seguidos os seguintes critérios: a) possuir caixa de contenção impermeável, sob a unidade de abastecimento e de filtragem  quando a respectiva tubulação de alimentação for subterrânea (ABNT NBR 13786); b) quando a tubulação de alimentação for aérea, as unidades de abastecimento e filtragem devem ser instaladas em superfície impermeabilizada ligada à SAO ou sobre “caixa de contenção”. NOTA Toda transição entre tubulação subterrânea e aérea deve ser feita sobre caixa de contenção.

 

3.1.3 Ponto de descarregamento Se posicionado dentro da área de contenção do tanque não necessita de contenção adicional. Sempre que instalado fora da área de contenção do tanque deve possuir bacia de contenção própria impermeável (ponto de conexão aéreo) ou reservatório de contenção, conforme ABNT NBR 13786 (ponto de conexão subterrâneo).

3.2 Estruturas de apoio e escadas de acesso Quando for necessária a instalação de estruturas de apoio ou escadas de acesso aos equipamentos, estas devem ser projetadas para suportar os esforços solicitados, e deverão estar em conformidade com a legislação vigente.

3.3 Sistema de drenagem oleosa (SDO) Para instalações com capacidade de armazenamento de até 15m3 o SDO é opcional, sendo necessária apenas área(s) de contenção. O projeto de contenção deve contemplar medidas de engenharia que possibilitem a sua manutenção periódica. Quando aplicável, o SDO deve garantir a coleta dos afluentes oleosos provenientes das seguintes áreas

  1. a) área de descarga de combustível;
  2. b) área de contenção dos tanques; c) área de contenção para abastecimento e filtragem. O sistema SDO deve ser dimensionado, instalado e mantido conforme especificações da ABNT NBR 14605. O Separador de Água e Óleo (SAO) deve ter sua eficiência avaliada de acordo com o projeto. (NBR 14605)

 

3.4 Pista de abastecimento A pista de abastecimento deve ser construída com revestimento impermeável, devendo estar dimensionada para cobrir toda a área de operação de abastecimento, direcionando eventuais vazamentos para o sistema de contenção ou SDO.

 

3.5 Rede elétrica e automação Obedecer a ABNT NBR 14639 e ABNT NBR IEC 60079

 

3.6 Proteção contra abalroamento A proteção contra abalroamento pode ser executada por meio da construção de barreiras físicas com sentinelas, meio-fio elevado, ilha de abastecimento ou outros tipos de bloqueio.

 

4 Detecção de vazamento A inspeção de vazamento é visual, efetuada periodicamente nos pontos de contenção. Recomenda-se um controle de estoque apurado.

R e c o m e n d a – s e um ponto de monitoramento na contenção quando houver transição de tipo de material de tubulações.

 

 

Referências Bibliográficas

Os documentos relacionados a seguir são indispensáveis à aplicação deste documento.

Para referências datadas, aplicam-se somente as edições citadas.

Para referências não datadas aplicam-se as edições mais recentes do referido documento (incluindo emendas).

ABNT NBR 5419, Proteção de edificações contra descargas atmosféricas (Procedimento)

ABNT NBR 5580, Tubos de aço-carbono para usos comuns na condução de fluidos – Especificação

ABNT NBR 5590, Tubos de aço-carbono com ou sem solda longitudinal, pretos ou galvanizados – Especificação

ABNT NBR 13781, Posto de serviço – Instalação do sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis – SASC

ABNT NBR 13783, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Seleção de métodos para detecção de vazamentos em sistemas de abastecimento subterrâneo de combustíveis (SASC)

ABNT NBR 13786, Posto de serviço – Seleção de equipamentos e sistemas para instalações subterrâneas de combustíveis

ABNT NBR 14605, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Sistema de drenagem oleosa

ABNT NBR 14639, Posto de Serviço – Instalações elétricas

ABNT NBR 14722, Posto de serviço – Tubulação não metálica 18

ABNT NBR 14867, Posto de serviço – Tubos Metálicos Flexíveis ABNT NBR 15005, Armazenamento de liquidos combustíveis e inflamaveis – Sistema de armazenamento subterraneo de combustiveis – SASC – Válvula antitransbordamento

ABNT NBR 15139, Armazenamento de combustível – Válvula de retenção instalada em linhas de sucção

ABNT NBR 15461, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Construção e instalação de tanque aéreo de aço-carbono

ABNT NBR 15473, Armazenamento de líquidos — Inflamáveis e combustíveis — Posto revendedor veicular (serviços) — Fabricação e desempenho de filtro-prensa

ABNT NBR 17505-2, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Parte 2: Armazenamento em tanque e em vasos

ABNT NBR 17505-3, Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Parte 3: Sistemas de tubulações

ABNT NBR IEC 60079 – Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas DIN 2440 – Armazenamento de líquidos — Inflamáveis e combustíveis —Posto revendedor veicular (serviços) — Fabricação e desempenho de filtro-prensa

Resolução CONAMA Nº. 273 / 00

 

FONTE: SIND TRR

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Procedimentos para Armazenagem de Combustíveis

  • Não é permitido fumar nas proximidades da área de armazenagem;
  • Não é permitido o uso de qualquer equipamento elétrico na área de armazenagem;
  • A bacia de contenção e o local de abastecimento devem ser mantidos limpos e desimpedidos de qualquer material no seu interior;
  • Não acione o bico de abastecimento, sem que o mesmo esteja devidamente introduzido no tanque do veículo;
  • Após os abastecimentos, fechar os registros do tanque do visor;
  • A fim de prevenir vazamentos, verifique diariamente as condições dos registros, filtro e tubulações, caso seja identificado qualquer sinal de vazamento, chame os técnicos responsáveis pela manutenção;
  • Drenar o tanque pelo registro de dreno no mínimo a cada 10 (dez) dias;
  • O abastecimento de veículos só deverá ser feito 30 (trinta) minutos do descarregamento do combustível no tanque;
  • Mantenha a bomba de abastecimento com o dispositivo de tranca (cadeado), visando a operação apenas por pessoas autorizadas;
  • Verifique o nível do tanque, não deixar esgotar totalmente o tanque;

Você precisa saber sobre o Óleo Diesel

O óleo diesel é um produto inflamável derivado do petróleo (assim como o querosene, óleo lubrificante e gasolina). Portanto, como o nome sugere, ele é um combustível oleoso complexo obtido por meio da destilação fracionada do petróleo. Em outras palavras, ele é desenvolvido a partir do refino do petróleo bruto.

Para isso, utilizam-se diversas substâncias, como compostos orgânicos (enxofre, nitrogênio, oxigênio, dentre outros) e hidrocarbonetos. Além disso, ele tem um odor forte e característico, um nível mediano de toxicidade, é límpido, volátil e isento de materiais em suspensão.

Sendo assim, é muito utilizado em motores de combustão interna e, também, na ignição por compressão de furgões, ônibus, caminhões e outros automóveis; assim como em pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, navios, dentre outros.

Você se interessa por conhecer mais sobre o óleo diesel? Se sim, continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?

1. Entenda como o diesel é produzido

Primeiramente, vamos lembrar o que é o petróleo: uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo. Ele é formado pela decomposição de restos de plantas, vegetais, algas e animais marinhos ocorrida há milhões de anos.

No seu estado bruto, é composto por moléculas de nitrogênio e carbono (hidrocarbonetos) que, devido a sua alta energia, apresentam várias formas físicas.

O petróleo passa por um processo de destilação fracionada durante o seu refino, o qual é aquecido (chega a uma temperatura de 250 ºC a 350 ºC).

Dessa maneira, ele entra em estado de ebulição e se transforma em vapor, entrando, assim, nas suas colunas de destilação. Isso possibilita criar diversos outros produtos, como gasolina, gases de petróleo, diesel, asfalto, dentre outros.

Na sequência, as frações são tratadas e combinadas para dar a origem aos produtos desejados de acordo com a demanda mercadológica. Uma delas é o diesel.

Portanto, de forma bem resumida: o óleo diesel é produzido a partir do refino do petróleo. Vale lembrar que cada aditivo utilizado para a fabricação dos produtos precisam respeitar todas as legislações vigentes.

2. Saiba quais são as principais utilizações do óleo diesel

Você sabia que o óleo diesel é o derivado do petróleo mais utilizado no Brasil? Isso acontece porque ele é muito consumido principalmente em virtude do transporte rodoviário e marítimo.
Portanto, ele tem duas aplicações principais:

Rodoviário: utilizado tanto no combustível para o transporte de cargas quanto de passageiros: furgões, ônibus, caminhões, carros etc;

Industrial: quando utilizado, principalmente, no aquecimento de caldeiras, geradores elétricos, motores etc.

3. Confira quais são os tipos de óleo diesel

O óleo diesel tem algumas classificações, as quais são determinadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP). Com relação ao diesel rodoviário, a Resolução ANP nº 42 de 16/12/2009 classifica o diesel utilizado em:

Óleo diesel A: combustível produzido por processos de refino de petróleo e processamento de gás natural destinado a veículos dotados de motores do ciclo diesel, de uso rodoviário, sem adição de biodiesel;

Óleo diesel B: combustível produzido por processos de refino de petróleo e processamento de gás natural destinado a veículos dotados de motores do ciclo diesel, de uso rodoviário, com adição de biodiesel no teor estabelecido pela legislação vigente.
Em outras palavras, o tipo A é proveniente de processos em que não há adição de biodiesel (combustível biodegradável derivado de fontes renováveis) e o tipo B recebe essa adição.
Além disso, há outras classificações de acordo com o nível máximo de enxofre utilizado no processo, sendo:

Óleo diesel A S50 e B S50: combustíveis com teor máximo de enxofre de 50 mg/kg.

Óleo diesel A S500 e B S500: combustíveis com teor máximo de enxofre de 500 mg/kg.

Vale ressaltar que o óleo diesel precisa atender a uma série de normas e resoluções. Além disso, para a comercialização, o óleo diesel recebe outros aditivos na sua composição.
De acordo com a cartilha Os impactos da má qualidade do óleo diesel brasileiro, “Esses aditivos aprimoram algumas características, visando maior desempenho do combustível. Os aditivos, normalmente incorporados aos combustíveis, são antiespumantes, desemulsificantes, detergentes, dispersantes e inibidores de corrosão”.

A ideia é que, com os aditivos, seja evitada a formação de emulsões do diesel com a água. Ou seja, há uma dificuldade maior da separação do produto para que haja um rápido enchimento dos tanques e aumente a vida útil do motor.

4. Saiba quais são os principais malefícios de um óleo diesel de baixa qualidade

É muito importante preocupar-se com a origem e a qualidade do óleo diesel. Afinal, se ele for de baixa qualidade, pode trazer inúmeros malefícios, tais como:

  • mau funcionamento do sistema de injeção;
  • desgaste na bomba de combustível;
  • aumento do consumo de combustível;
  • oxidação das peças metálicas;
  • dificuldade no arranque;
  • perda da potência;
  • falhas no sistema;
  • aumento da atividade microbiana;
  • comprometimento da potência do motor;
  • saturação dos filtros;
  • dentre outros.

5. Veja algumas das principais curiosidades sobre o diesel

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é, como é o processo de fabricação e quais são os principais tipos de diesel, vamos conhecer algumas curiosidades interessantes sobre a temática? Continue conosco!

5.1 É preciso ter muito cuidado com o armazenamento

Se o óleo diesel for armazenado de forma inadequada e/ou por um longo período, ele pode oxidar. Sendo assim, se for utilizado em um carro, por exemplo, esse diesel de má qualidade pode prejudicar os sistemas de alimentação e injeção, além, é claro, do motor do veículo. Por conta disso, é preciso analisar as regras de armazenamento e não estocá-lo por muito tempo.

5.2 O óleo diesel é o combustível mais utilizado no Brasil

Você acha que a gasolina é o combustível mais utilizado? A maioria das pessoas pensa dessa forma. No entanto, o óleo diesel está no topo da lista dos combustíveis mais utilizados.

Afinal, ele apresenta um desempenho muito maior quando comparado com outros combustíveis, além de ser utilizado na geração de energia elétrica.

5.3 Ele precisa ter a coloração amarelada

Para que o diesel seja de qualidade, é preciso observar algumas características principais, como o odor forte e característico e a sua coloração amarelada. Se houver borras no produto ou qualquer outra situação que interfira na sua translucidez, é possível que haja diversos problemas.

5.4 Ele apresenta um baixo consumo

O diesel tem uma taxa de compressão muito maior do que carros que utilizam a gasolina, por exemplo. Isso faz com que um veículo a diesel percorra diversos quilômetros utilizando menos produto. Isso é ótimo porque gera uma economia para o consumidor. Afinal, não é nenhuma novidade que o preço da gasolina está bem alto, concorda?

5.5 Ele precisa de uma limpeza com o próprio óleo

Os veículos e motores que utilizam o diesel precisam de uma limpeza específica, na qual é utilizado o próprio óleo. Portanto, não se utiliza água ou outros equipamentos e substâncias que possam comprometer a estrutura. Assim, faz-se necessária uma avaliação periódica para ter a certeza de que tudo está funcionando conforme deveria.

5.6 Um motor a diesel tem uma durabilidade muito maior

Como citamos anteriormente, o diesel é pouco queimado por quilometragem. Por isso, ele tem uma durabilidade muito maior do que a gasolina.

Entretanto, é preciso considerar que ele não pode ficar muito tempo parado. Afinal, ele pode criar microrganismos (como bactérias e fungos) que irão decompor o produto. Isso pode causar diversos prejuízos ao motor.

6. Descubra 5 mitos e verdades sobre o óleo diesel

Vamos conhecer alguns mitos e verdades que permeiam o universo do óleo diesel? Continue conosco!

6.1 Diesel estraga motores a gasolina ou etanol

Verdade. Se o diesel for utilizado em um carro a gasolina ou etanol pode afetar todo o sistema de alimentação do veículo. Assim, é possível que ele estrague o motor, bicos, injetores e outras partes.

Portanto, é preciso que as pessoas tenham muito cuidado na hora de abastecer, pois o combustível errado pode prejudicar muito o veículo. Caso isso aconteça, é preciso chamar um guincho e levar ao mecânico para fazer a drenagem do combustível errado.

6.2 Diesel oferece o melhor preço

Verdade. Sabemos que o preço da gasolina está cada vez mais alto. Portanto, o diesel se torna uma opção muito mais vantajosa. O valor do diesel, além de sobressair ao preço da gasolina (e isso você pode comprovar em qualquer posto de combustível), promove uma economia maior sob toda a manutenção do carro, pois ele queima de forma mais lenta e faz com que você percorra mais quilometragem com a mesma quantidade de litros.

6.3 Motores a diesel têm um desempenho inferior

Mito. O diesel é sinônimo de baixo consumo, por isso, os veículos e motores que utilizam esse tipo de combustível, têm um desempenho muito superior. Além disso, apresentam uma ótima durabilidade e, por conta disso, evitam que o consumidor tenha que ir às oficinas mecânicas frequentemente.

6.4 Diesel ajuda na lavagem dos carros

Mito. Muitas pessoas pensam que utilizar o diesel ajuda a limpar superfícies mais pesadas nos automóveis. Entretanto, esse pensamento está equivocado.

O uso do diesel para essas finalidades não é recomendado porque, como vimos, ele tem enxofre na sua composição. Isso significa que, ao combiná-lo com a água, ele irá se transformar em óxido de enxofre — substância altamente tóxica que oxida e danifica a pintura do veículo.

6.5 Diesel oferece menos poluição

Verdade. Os carros a diesel, principalmente os mais modernos, contam com filtros e catalisadores que neutralizam a maior parte dos gases poluentes. Portanto, eles oferecem menos poluição ao meio ambiente.
Inclusive, muitas pessoas pensam que o diesel polui mais, pois é possível “ver” a poluição. No entanto, a gasolina produz uma poluição invisível, o que é bem pior.

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O que dispõe a legislação sobre Geradores a Diesel?

Os geradores de energia a diesel são um importante instrumento para dar maior comodidade para empresas, fazendas, hospitais e grandes condomínios. Todavia, para que eles sejam instalados de forma correta e legal, é necessário avaliar uma série de legislações que tratam sobre o tema.

Você sabe algo sobre a legislação de geradores a diesel e por que esse assunto é importante para você que tem ou deseja instalar um gerador?

Visando esclarecer essa importante questão, fizemos este breve artigo especialmente para você, tratando o assunto de forma completa para que não reste nenhuma dúvida sobre o tema.

Continue lendo e confira!

Qual a  importância de  saber sobre a legislação geradores a diesel

Quase todos os negócios do país estão atrelados a uma lei, norma ou decreto que regulamenta aquela atividade. Afinal, o Estado tem o dever de fiscalizar e cumprir certas exigências, visando mitigar eventuais conflitos que possam surgir entre as pessoas.

Para a colocação do gerador dos geradores diesel, essa regulamentação também é presente, e apresenta os mesmos objetivos — evitar conflitos. Além disso, as legislações apresentam como objetivo padronizar e disciplinar a colocação desses importantes equipamentos, assim como aumentar a segurança do seu uso, tanto para quem coloca, quanto para quem usufrui da energia gerada por esse gerador.

Outro ponto que as normas sobre geradores influenciam está aliado ao desempenho do mesmo, pois muitas delas são pensadas de forma a potencializar a eficiência desses equipamentos, desde que o seu uso continue seguro. Dessa forma, seguindo as recomendações e exigências das normas que regulamentam o tema, garante-se um produto de maior qualidade, além de preservar o equipamento por mais tempo funcionando.

Por fim, vale destacar que as normas podem ser de âmbito federal, estadual e municipal. É necessário, portanto, avaliar o código de obras e demais leis relativas para conhecer as exigências de cada região para a colocação do gerador. Os condomínios, empresas, clubes e indústrias também têm regras próprias para a instalação do gerador, e tudo isso deve ser equacionado para que o melhor resultado seja alcançado.

Vale destacar, no entanto, que as leis possuem pesos diferente, e não devem discordar entre si. Ou seja, a lei federal é a que as leis estaduais devem obedecer. Essas, por sua vez, não devem ser desrespeitadas pelas leis municipais. E as recomendações de cada instituição devem estar de acordo com todas as leis que influenciam o espaço em que o gerador será colocado.

Abaixo leis que disciplinam o tema

Agora falaremos sobre as principais leis que disciplinam o tema e o que elas abordam.

NTE-G-045​

Esta norma trata sobre os Requisitos Mínimos para Interligação de Sistemas de Baterias de Consumidor Primário e Secundário com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo com Paralelismo Permanente – publicado em 29/04/2019.​​​

NT 6.012

Esta norma trata sobre os Requisitos Mínimos para Interligação de Microgeração e Minigeração Distribuída com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo – revisão 05 – Atualizado em 29/04/2019;​

NT 6.010

Esta norma trata sobre os Requisitos Mínimos para Interligação de Gerador de Consumidor Secundário com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo com Paralelismo Momentâneo – revisão 03 -​ Atualizado em 29/04/2019;

NT 6.009

Esta norma trata sobre os requisitos Mínimos para Interligação de Gerador de Consumidor Primário com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo com Paralelismo Permanente – revisão 05 – Atualizado em 29/04/2019;

NT 6.008

Esta norma trata sobre  os Requisitos Mínimos para Elaboração de Projeto e Instalação de Grupos Geradores Particulares com Transferência Automática – revisão 07 – Atualizado em 29/04/2019;​

NT 6.005

Esta norma trata sobre os Requisitos Mínimos para Interligação de Gerador de Consumidor Primário com a Rede de Distribuição da Enel Distribuição São Paulo com Paralelismo Momentâneo – revisão 06 – Atualizado em 29/04/2019;

ND 6.002​​

Esta norma trata da apresentação de Projeto e Instalação de Grupo Geradores Particulares – Revisão 03 -​ Atualizado em 29/04/2019.

Além dessas normas, de abrangência nacional, há outras leis com impacto regional (estadual e municipal), que também devem ser levados em consideração. Outras diretrizes, que não necessariamente estão presentes em normas e leis que tratam sobre o tema, devem ser levados em consideração. Essas diretrizes estão relacionadas, principalmente, à diminuição da poluição e preservação dos recursos naturais — a questão da sustentabilidade, que é uma prioridade no mundo em que vivemos.

Com este breve texto visamos dirimir eventuais dúvidas quanto a instalação dos grupos geradores.

Até o próximo texto

Fique atento quanto aos Geradores a Diesel

Além da legislação, é importante que você avalie outros elementos para instalar o gerador a diesel em indústrias, empresas ou condomínios.

Itens de segurança

Segurança é um dos elementos mais importantes que você deve levar em consideração durante a instalação de um gerador de energia, aliado ao desempenho e custo-benefício.

Segundo a legislação brasileira que trata sobre os geradores de energia, a utilização destes, assim como a instalação e manutenção, é de responsabilidade dos proprietários.

Esse elemento é ainda mais importante em períodos chuvosos, quando aumenta a probabilidade da ocorrência de quedas de energia. Todavia, simultaneamente ao fato do equipamento evitar que o prédio fique sem elevador, luz em áreas comuns, ou que eletrodomésticos importantes parem de funcionar, é importante se preocupar com os incômodos que a instalação incorreta do gerador pode causar.

Desse modo, fica presumido conhecimento técnico prévio sobre o equipamento, assim como a adesão de formas técnicas de seguranças previamente estabelecidas, para que se evitem acidentes e outros problemas.

Geradores particulares (de indústrias, empresas, clubes, condomínios, etc.), precisam de autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica — ANEEL — para operar.

Esse órgão analisa as condições de instalação, manutenção dos equipamentos, cumprimentos de normas técnicas e regula o uso do equipamento por parte do proprietário. Devido a isso, é necessário sempre estar atento a alguns detalhes antes de comprar ou alugar um gerador de energia.

Segurança é o item mais importante, pois o dispositivo pode enfrentar um superaquecimento ou causar choques elétricos caso não seja utilizado da forma correta. Assim, é importante que alguns itens de segurança não faltem nos geradores:

  •     Lâmpada indicativa de funcionamento;
  •     Filtro de ar;
  •     Separador de água/óleo;
  •     Botões práticos e de fácil acesso para desligamento;
  •     Tanque de combustível isolado;
  •     Painel de controle fechado, isolado do motor.

Atenção à poluição sonora

Os condomínios que possuem geradores apresentam uma preocupação a mais em relação ao gerador, que não a sua manutenção periódica: avaliar alternativas para que o equipamento não prejudique a saúde sonora de terceiros quando for acionado.

Vale destacar que o barulho do gerador pode causar diversos incômodos e, em casos mais graves, levar a surtos de estresse e problemas de audição.

Por conta disso, o barulho é um dos principais itens de reclamação no que diz respeito aos geradores. Dessa maneira, é preciso que, durante a sua instalação, o espaço receba todo o preparo necessário e adequado no que diz respeito à acústica do gerador e do espaço em que ele fica. Apenas dessa maneira, é possível amenizar o barulho do gerador, quando este precisar ser ligado.

Caso essas medidas não sejam tomadas, o barulho fatalmente se tornará um problema.

Outro fato importante relacionado à instalação do gerador e os possíveis incômodos que ele pode causar em um condomínio, destacamos a sua tubulação e emissão de gases.

É fundamental que evite que o equipamento libere os gases próximos a áreas de permanência, especialmente janela de apartamentos, quando o gerador está localizado em um condomínio.

Desse modo, é essencial que a instalação do gerador seja acompanhada por profissionais técnicos competentes.

Condomínios a serem construídos devem levar em consideração o espaço do gerador, ainda que, inicialmente, não seja um dispositivo a ser comprado. Assim, caso o item seja comprado no futuro, os problemas serão evitados com maior eficiência.

Para condomínios que desejam instalar o gerador posteriormente, e não exista espaço previsto para a sua colocação, é necessário pensar em um projeto para que o gerador seja instalado com eficiência.

Em ambos os casos, a contratação de arquiteto, engenheiro ou empresa de construção civil se faz necessária.

A importância de um bom combustível para o gerador

O que alimenta o gerador é, de maneira geral, o óleo diesel.

Dessa maneira, é importante que o combustível tenha qualidade e grande potencial energético, de modo que o gerador consiga suprir a demanda por equipamentos elétricos que estão presentes no condomínio, empresa ou indústria no qual ele será instalado.

Além disso, a compra de combustível óleo diesel de qualidade diminui a necessidade de manutenção do equipamento.

Em muitos casos, o óleo diesel de má qualidade é responsável por danificar o equipamento, gerando grandes prejuízos e diminuindo a sua eficiência.

Tanques e armazenamento do diesel para o grupo gerador

O tanque deve ser construído em chapa de aço carbono equipado

com aberturas de inspeção, respiro , dreno , bocal de descarga é imprescindível para manter a qualidade do diesel armazenado realizar a drenagem a cada 10 dias no máximo pois desta forma tira  a possibilidade de formação de borras no lastro do tanque e por fim não estocar principalmente o diesel S-10 por mais de 04 meses.

Com este breve texto visamos dirimir eventuais dúvidas quanto a instalação dos grupos geradores.

Até o próximo texto!

Borra tipo pó de café no Tanque de Diesel, quais os motivos?

COMO PODEMOS RESOLVER ESTE PROBLEMA

Tanques abastecidos com diesel podem gerar borra, mas você sabe por que isso acontece? Descubra a resposta e saiba o que fazer para evitar. Quem usa diesel sabe que, apesar de ser um combustível muito potente, ele possui suas delicadezas e merece muita atenção ao ser manipulado. Isso porque, a junção do petróleo com produtos químicos torna o diesel suscetível à formação de borra, assim como a soma de alguns fatores determinantes.

A borra nada mais é do que sedimentos biológicos acumulados no combustível, mas, afinal, por que ela acontece? Confira os elementos que contribuem para que isso ocorra:

 

MOTIVOS QUE INFLUENCIAM NO SURGIMENTO DE BORRAS NO TANQUE DE DIESEL

Sem o cuidado necessário a borra pode significar muito mais que sujeira no seu tanque. Antes de saber como evitar as borras no seu combustível, saiba o que deve estar causando elas.

1. TEMPO DE ESTOCAGEM

O diesel não pode ficar muito tempo parado em estoque, pois as chances de crescimento da população microbiana aumentam, o que contribui para o mau desempenho dos filtros. Quanto maior o tempo de estocagem, mais o combustível envelhece e cria sujeira. Dessa forma, precisará realizar avaliações e limpeza causando um grande desperdício de diesel.

2. MICRÓBIOS E NUTRIENTES

 A presença prolongada de micro-organismos como, fungos e bactérias favorece para uma decomposição do diesel, tornando-o ácido e corrosivo. Dessa forma, as telas ficam sujas e impedem a filtragem correta do combustível. A água que fica presa nos filtros é ingrediente fundamental para a proliferação dos micróbios que decompõe o produto.

3. PRESENÇA DE OXIGÊNIO

A presença de oxigênio também beneficia os micro-organismos que, como já vimos, danificam os filtros e acumulam resíduos no tanque contribuindo para a degradação do diesel.

4. VARIAÇÃO DE TEMPERATURA

O diesel não deve ser armazenado em locais com temperatura muito elevada nem muito baixa com relação à temperatura ambiente.

5. LIGAS METALICAS

O cobre, bronze, latão encadeia uma reação química ao entrar em contato com o diesel. Dessa maneira, não use esses metais em nenhuma estrutura relacionada ao combustível, pois, pode causar alterações no produto.

6. ACUMULO DE AGUA NO DIESEL

A água está presente em praticamente quase tudo, mas quando se trata de diesel ela não é muito bem-vinda, pois ela favorece o acúmulo de micro-organismos que ficam depositados no fundo do tanque, podendo entupir outras partes do sistema, como canos e filtros.

Dessa maneira, os riscos e prejuízos aumentam com gastos que podem ir além de pequenos reparos, bem como o consumo do combustível e a inserção de agentes poluentes no meio ambiente.

O QUE FAZER PARA EVITAR O SURGUMENTO DE BORRAS NO DIESEL?

Para que os elementos citados anteriormente não se manifestem no seu tanque de combustível, é importante saber armazenar corretamente o produto. O primeiro passo é evitar que o diesel tenha contato com rudimentos externos e fique armazenado por muito tempo.

Outro detalhe importante é realizar limpezas periódicas no seu tanque, preferencialmente a cada 02 anos. Entretanto, deve-se fazer sempre um monitoramento e se caso perceber algo de anormal, leve o seu tanque a oficina ou posto mais próximo.

COMO É FEITA A LIMPEZA DO TANQUE DE DIESEL?

Primeiro é feita a retirada do produto, nesse momento é imprescindível ter cuidado para não vazar combustível, pois você pode cometer algum dano e/ou crime ambiental.

Dessa forma, não tente fazer sozinho a limpeza. Procure sempre um profissional.

O diesel é drenado por meio de filtros e dessa maneira já é possível analisar a situação em que se encontra o produto, assim como o tanque. Você pode se impressionar com a quantidade de sujeira e borra no tanque.

Como já falamos aqui, a água é um grande inimigo para a conservação do diesel. Com isso, o óleo diesel é utilizado para realizar a limpeza e nunca água e sabão, pois, podem ficar alguma sobra.

PREVENÇÃO E CUIDADOS

O combustível retirado na limpeza deve ser devidamente descartado, pois, ele não possui mais serventia e pode ser prejudicial. Procure sempre um posto de venda regularizado, além de analisar a cor e o estado do produto.

Fique atento aos sinais que o seu veículo pode apresentar, como: falha no motor, fumaça escura, dificuldade ao dar partida, etc. Faça revisões periódicas.

Procure sempre a ajuda de um profissional e use produtos de qualidade. Com essas informações, você consumidor estará especialista em identificar problemas no seu diesel.

Saberá evitar, cuidar e solucionar não só as borras, mas qualquer adversidade eventual no seu motor, bem como atribuir mais atenção ao seu combustível tão estimado, o diesel.

 

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Qualidade no Armazenamento Diesel

CONSUMIDOR DE DIESEL E BIODIESEL

Uma lei criada nos anos 1970, durante a crise do petróleo, limitou a venda de veículos à diesel, classificando, de certa forma, os veículos que circulam com este combustível a veículos comerciais, como caminhões, ônibus e caminhonetes.

O alto custo dos veículos e da manutenção dos motores incentiva os consumidores a buscarem, mais do que nunca, a qualidade em combustível; já que é quimicamente comprovado que a pureza do diesel interfere na vida útil do motor.

QUALIDADE

Para que seu ponto de abastecimento mantenha a qualidade do combustível abastecido na sua bomba. Primeiro, comprando óleo diesel de um fornecedor certificado e verificando a qualidade do produto, e segundo, drenar o tanque pelo menos uma vez por semana oferecendo desta forma uma filtragem mais eficiente em seu ponto de abastecimento.

O aparecimento de água nos estoques de óleo diesel é comum e surge a partir da condensação da umidade do ar que entra no tanque pelo bocal de respiração.

O problema é que a água presente no diesel pode impulsar o crescimento de microrganismos corrosivos, que prejudicam o funcionamento dos motores.

SOLUÇÃO

Para garantir qualidade de armazenamento em seu tanque a TB Tanques e Bombas disponibiliza além dos tanques e bombas de abastecimento uma grande linha de filtros que oferece tecnologias de filtragem de impurezas sólidas por prensa e desidratação do óleo diesel.

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Solução no Armazenamento Diesel

CONSUMIDOR DE DIESEL E BIODIESEL

Uma lei criada nos anos 1970, durante a crise do petróleo, limitou a venda de veículos à diesel, classificando, de certa forma, os veículos que circulam com este combustível a veículos comerciais, como caminhões, ônibus e caminhonetes.

O alto custo dos veículos e da manutenção dos motores incentiva os consumidores a buscarem, mais do que nunca, a qualidade em combustível; já que é quimicamente comprovado que a pureza do diesel interfere na vida útil do motor.

QUALIDADE

Para que seu ponto de abastecimento mantenha a qualidade do combustível abastecido na sua bomba.

Primeiro, comprando óleo diesel de um fornecedor certificado e verificando a qualidade do produto, e segundo, drenar o tanque pelo menos uma vez por semana oferecendo desta forma uma filtragem mais eficiente em seu ponto de abastecimento.

O aparecimento de água nos estoques de óleo diesel é comum e surge a partir da condensação da umidade do ar que entra no tanque pelo bocal de respiração.

O problema é que a água presente no diesel pode impulsar o crescimento de microrganismos corrosivos, que prejudicam o funcionamento dos motores.

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Tanque Aéreo de Diesel: 10 Cuidados Fundamentais

Os tanques de óleo diesel exigem cuidados especiais para assegurar o seu bom funcionamento. Sendo assim, é importante incorporar certos hábitos na rotina de trabalho para evitar complicações futuras, entendendo que o mau uso deste equipamento pode apresentar uma série de riscos.

Para vocês não ter mais dúvidas em relação aos cuidados que requerem os tanques de óleo diesel, veja o texto a seguir com 10 cuidados essenciais que você, ou quem lida diretamente com o tanque de óleo diesel, deve tomar.

1. DEFINA O CONSUMO DE SUA FROTA

O primeiro cuidado relacionado ao seu tanque de óleo diesel depende de quanto de combustível você espera que a sua frota consuma, pois apenas assim você poderá, de fato, fazer um bom gerenciamento a respeito de questões básicas, como os equipamentos para a limpeza, o número de profissionais necessários para fazer a sua manutenção ou quando terá de contratar uma empresa para fazê-lo.

Além disso, é através dessa atividade que você também evita que o diesel adquirido seja excessivo, envelhecendo dentro de seu tanque.

2. PRIORIZE OS TANQUES AÉREOS

Você também deve analisar os modelos disponíveis no mercado. O mais popular, e também um dos melhores, é o tanque aéreo. Por ser instalado sobre a superfície, seu acesso e manutenção são mais fáceis quando comparados aos tanques subterrâneos.

3. ESCOLHA UM PRODUTO DE QUALIDADE

A terceira preocupação e última associada ao momento anterior à compra de um tanque de óleo diesel é a escolha do material. A indicação geral é dar preferência para aqueles que são feitos de aço carbono.

4. EVITE DEIXAR O DIESEL EXPOSTO A TEMPERATURAS MUITO ALTAS

O tanque de óleo diesel não deve ficar próximo a áreas que tenham equipamentos com temperaturas muito elevadas ou ambientes que sejam naturalmente mais abafados.

O superaquecimento do diesel é ruim uma vez que contribui mais facilmente para o seu envelhecimento e o seu uso neste estado, entre outras coisas, pode danificar o material, entupindo válvulas, tubulações, filtros, etc.

5. MANUTENÇÕES PREVENTIVAS

Esta dica é uma dica técnica muito importante, que em geral os gestores e demais profissionais esquecem: fazer checagens regulares. Ou seja, cuidar de seu tanque deve ser incorporado a um dado cronograma, fazendo parte de um planejamento.

É necessário se organizar e estabelecer uma periodicidade para esses exames de acordo com a quantidade do material, o consumo, o orçamento da empresa, entre outros fatores.

6. INSTALANDO UM FILTRO SEPARADOR DE ÁGUA

A instalação de um filtro separador de água se torna preciso, pois a água presente no tanque, seja pelo manuseio incorreto do mesmo, pela ação da chuva ou qualquer outro fator, tende a formar colônias de microrganismos que danificam a peça – a famosa borra de óleo diesel.

Além disso, evidentemente, acabam contaminando todo o combustível, implicando num prejuízo para o seu negócio.

7. NÃO DEIXANDO O DIESEL ENVELHECER

Aqui é evitar que o óleo diesel envelheça muito dentro do tanque, pois se isso acontecer, ele pode liberar sedimentos que podem danificar todo o sistema de abastecimento, bem como interferir na qualidade e no desempenho do diesel.
Portanto, procure sempre manter o diesel renovado dentro do tanque, através do cálculo correto de consumo. Assim você economiza muito mais.

8. DRENAGEM DO TANQUE

Drenar o tanque a cada 07 dias previne o acumulo de borras e acúmulos de agua.

9. LIMPEZA PERÍODICA

Recomenda-se a limpeza interna do tanque a cada 02 anos.

10. ACOMPANHE A DESCARGA E TESTE O PRODUTO RECEBIDO

E por fim acompanhe todas as descargas e teste o produto recebido pois uma vez dentro do tanque contamina todo o armazenamento.

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Mantendo a qualidade do produto armazenado através da Limpeza do Tanque

Olá! Tudo bem? Quem trabalha com tanques de óleo diesel sabe que alguns cuidados são indispensáveis para que este objeto tenha mais vida útil.

A limpeza do tanque é uma das melhores ações que você pode fazer pelo seu tanque, por isso é importante entender como executá-la corretamente.

É isso que você vai aprender aqui! Vamos lá?

Por que lavar o tanque de diesel periodicamente?

Nas paredes internas do tanque, ocorre a condensação da umidade do ar ou seja, água começa a se acumular no tanque, essa água se acumula no fundo do recipiente, pois ela é mais densa que o óleo, o acúmulo de água gera um material escuro parecido com lama, conhecido como borra.

 

De quanto em quanto tempo devo lavar o tanque de diesel?

Recomenda-se a limpeza de seis em seis meses, mas fique sempre de olho! Caso observe qualquer anomalia, providencie a limpeza o quanto antes. Borra Água no Óleo Diesel.

E lembre-se: sempre faça a limpeza de tanque aéreo com a ajuda de um profissional!

A limpeza de um tanque de diesel é um procedimento bastante delicado e não seguir os padrões estabelecidos em lei pode levar alguém a cometer um crime ambiental.

O tanque é limpo a partir de um método de retirar os resíduos pesados. Usamos o próprio diesel para jatear a parte interna do tanque. Antes de partir para a limpeza, existe uma preparação para tudo correr bem.

Aqui na TB TANQUES E BOMBAS, fazemos um levantamento de informações, a fim de entender a demanda do cliente.

Visita técnica ao cliente para avaliação do tanque, produto e demais necessidades para a operação de limpeza, descarte e abastecimento.

Coleta de amostra do diesel do fundo, meio e topo do tanque. Fazemos uma análise visual junto ao cliente.

TB TANQUES E BOMBAS LTDA  possui profissionais treinados e equipamentos adequados para realização de Limpeza de tanques.

Além dos equipamentos utilizados no processo de limpeza de tanques, todo o resíduo gerado na atividade é coletado, transportado e destinado à Central de Gerenciamento de Resíduos Industriais.

Todas as atividades são realizadas de acordo com procedimentos operacionais e acompanhadas por supervisores de área.

Executamos limpeza de tanques subterrâneos e aéreos verticais e horizontais  de qualquer diâmetro e capacidade, utilizando sempre equipamentos e produtos químicos adequados para cada situação.

No interior de tanques encontramos detritos, ferrugem grossa, plásticos, lacres, terra, alguns objetos e sempre  grande quantidade de borra de material ali armazenado.

Esperamos mais uma vez ter ajudado a todos a entender a importância da manutenção de limpeza em tanques aéreos para garantir a qualidade do produto armazenado.

Principais diferenças do diesel S-10 e S-500

Muitos clientes tem nos perguntado sobre as diferenças entre o Diesel S10 e o Diesel S50. De maneira simples o que mudou foi a quantidade de enxofre presente no diesel, que passou de 50 partes por milhão (S-50) para 10 partes por milhão (S-10), o que reduz a quantidade de NOx,  SOx (dióxido e o monóxido de nitrogênio) e outros materiais particulados quando da sua queima.

 

IMPORTANTE: a cor do S-10 é a mesma do S-50 (incolor a levemente amarelado, enquanto o S-500 é vermelho e o S-1800 amarelo escuro a laranja com traços de marrom) para saber se é S-10 ou S-50 é preciso verificar a indicação da bomba.

Mas as perguntas não param por aí, elas sempre vem acompanhadas de e o que isso muda para o meu veículo? É apenas a diminuição da emissão de gases poluentes ?

O Diesel S-10 traz algum benefício além de contribuir para o meio ambiente?

Sim! O Diesel S-10 passa por um processo de refino diferente, o que eleva seu nível de cetano. Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.

Outra vantagem (que para alguns pode não ser inicialmente uma vantagem, já iremos falar sobre isso) é o fato do Diesel S-10 ser mais solvente que o Diesel comum (S-500/1800), isso significa que ele possui mais hidrogênio, e assim um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras. Segundo a própria Petrobrás:

Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.

Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) isso é uma grande vantagem, já que se tomadas as devidas precauções:

  • Abastecer em  equipamentos  com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento;
  • Manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc)  a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível.

Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com Diesel S-500/S-1800, pode ser uma desvantagem inicial, já que se o veículo não passou pela lavagem do tanque, troca dos filtros e limpeza do sistema de combustível, o Diesel S-10 tenderá a dissolver a sujeira presente no tanque, empurrando essa sujeita para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos, causando um transtorno inicial muito maior.

Esperamos ter contribuídos e sanados algumas dúvidas quanto ao assunto.

Mantendo a qualidade do produto armazenado através da limpeza do Tanque

Olá! Tudo bem? Quem trabalha com tanques de óleo diesel sabe que alguns cuidados são indispensáveis para que este objeto tenha mais vida útil. A limpeza é uma das melhores ações que você pode fazer pelo seu tanque, por isso é importante entender como executá-la corretamente.

É isso que você vai aprender aqui! Vamos lá?

 

Por que lavar o tanque de diesel periodicamente?

Nas paredes internas do tanque, ocorre a condensação da umidade do ar ou seja, água começa a se acumular no tanque, essa água se acumula no fundo do recipiente, pois ela é mais densa que o óleo, o acúmulo de água gera um material escuro parecido com lama, conhecido como borra.

 

De quanto em quanto tempo devo lavar o tanque de diesel?

Recomenda-se a limpeza de seis em seis meses, mas fique sempre de olho! Caso observe qualquer anomalia, providencie a limpeza o quanto antes.

Borra Água no Óleo Diesel.

E lembre-se: sempre faça a limpeza com a ajuda de um profissional!
A limpeza de um tanque de diesel é um procedimento bastante delicado e não seguir os padrões estabelecidos em lei pode levar alguém a cometer um crime ambiental.

Limpeza do tanque o tanque é limpo a partir de um método de retirar os resíduos pesados. Usamos o próprio diesel para jatear a parte interna do tanque. Antes de partir para a limpeza, existe uma preparação para tudo correr bem.

Aqui na TB TANQUES E BOMBAS, fazemos um levantamento de informações, a fim de entender a demanda do cliente.
Visita técnica ao cliente para avaliação do tanque, produto e demais necessidades para a operação de limpeza, descarte e abastecimento.

Coleta de amostra do diesel do fundo, meio e topo do tanque. Fazemos uma análise visual junto ao cliente.

A TB TANQUES E BOMBAS LTDA possui profissionais treinados e equipamentos adequados para realização de Limpeza de tanques. Além dos equipamentos utilizados no processo de limpeza de tanques, todo o resíduo gerado na atividade é coletado, transportado e destinado à Central de Gerenciamento de Resíduos Industriais.

Todas as atividades são realizadas de acordo com procedimentos operacionais e acompanhadas por supervisores de área.
Executamos limpeza de tanques subterrâneos e aéreos verticais e horizontais de qualquer diâmetro e capacidade, utilizando sempre equipamentos e produtos químicos adequados para cada situação.

No interior de tanques encontramos detritos, ferrugem grossa, plásticos, lacres, terra, alguns objetos e sempre grande quantidade de borra de material ali armazenado.

Esperamos mais uma vez ter ajudado a todos a entender a importância da manutenção de limpeza em tanques aéreos para garantir a qualidade do produto armazenado.

A importância da drenagem em Tanques Aéreos

Após a adição do biodiesel na diesel combustível mudanças significativas ocorreram na qualidade do armazenamento do produto.

O diesel armazenado em tanques aéreos em exposição as mudanças climáticas como sol chuva frio calor, o diesel em um primeiro momento oxigena dentro do tanque formando desta forma condensação que nada mais é do que um acumulo de água.

Este acumulo de aguá além de comprometer a qualidade do diesel armazenado pois a água da condensação não se mistura com o diesel por conta de sua densidade formando assim duas fases dentro do tanque uma fase de água da condensação e outra fase de diesel, proliferando assim bactérias que nada mais é que aquela borra preta e mal cheirosa no fundo do tanque.

Este problema ocorre com muita frequência no armazenamento em tanques aéreos gerando entupimento de linha sujeira e saturação precoce dos elementos de filtros lentidão na vazão da bomba de abastecimento.

Ocorre com muito mais frequência em clientes com instalação de filtros de linha com uma micagem maior, ou seja, com espaçamento de filtragem maiores pois assim passam a água da condensação e os sedimentos que acabam se formando no lastro do tanque.

Essa mistura nociva compromete o bom funcionamento dos equipamentos abastecidos gerando entupimento precoce dos filtros de combustíveis falhas de funcionamento do motor perda de torque gerando desta forma uma parada forçada com perda de tempo custo da manutenção dentre outros problemas.

 

Como resolver os problemas dos acúmulos de resíduos em Tanques Aéreos?

Drenar o tanque a cada 07 dias evitando desta forma o acumulo de água e formação de bactérias (borras).
Recomenda- se limpar o tanque a cada 2 anos de operação está limpeza deve seguir rigorosamente os procedimentos abaixo:

todo o resíduo gerado na atividade deve ser coletado, transportado e destinado à uma central de gerenciamento de resíduos industriais.

Todas as atividade deverão ser realizadas por profissionais treinados e com certificação em trabalhos em locais confinados com procedimentos operacionais adequados a realização.

No interior dos tanques encontramos bactérias (ou borras), derivados do contato entre o diesel e a aguá, detritos, ferrugem grossa, plásticos.

Procedimentos para a limpeza:

  • abertura da tampa de inspeção
  • circulação de ar
  • mediação do índice de gás dentro do tanque
  • entrada no tanque e desmobilização de resíduos pesados
  • lavagem com o próprio óleo diesel
  • secagem
  • fechamento

Esperamos com está publicação ter ajudado a tirar algumas duvidas quanto a boa pratica de armazenamento em tanques aéreos garantindo assim a qualidade do produto armazenado.

Tanque Aéreo Estacionário para Combustível

Conheça as normas aplicáveis ao tanque aéreo estacionário para combustível

Armazenagem de produtos derivados de petróleo, etanol e outros correlatos; em postos de abastecimento, instalações de sistemas retalhistas, instalações de distribuidoras e refinarias, com a finalidade de revenda, processamento ou consumo próprios desses produtos. Também são utilizados para armazenamentos de líquidos inflamáveis em geral, produtos químicos, água, efluente e outros fluídos.

ASPECTOS CONSTRUTIVOS

Os tanques metálicos aéreos podem ser de dois tipos: horizontais ou verticais. Os tanques horizontais são utilizados para armazenamento de pequenos e médios volumes e podem ser construídos com base em normas brasileiras (ABNT NBR 15.461) ou normas internacionais (UL 142).

No caso específico para o armazenamento de combustíveis em Postos de Abastecimento a aplicação da norma brasileira NBR 15.461 é obrigatória, por força da Portaria INMETRO nº 117, de 05 de maio de 2009 e Resolução 273 do CONAMA.

Os Postos de Abastecimento com capacidade de armazenagem de até 15m3 estão dispensados do licenciamento ambiental, porém, devem atender a todos os requisitos operacionais de proteção ao meio ambiente. Instalações com capacidade de armazenamento superior a 15m3 devem obrigatoriamente possuir licença ambiental e cadastro na ANP.

Os tanques verticais são utilizados para armazenamento de médios e grandes volumes e podem ser construídos com base em normas brasileiras (ABNT NBR 7821) ou normas internacionais (APl650). Os tanques verticais possuem diversas variantes, sendo a principal delas o teto, que pode ser fixo ou flutuante.

Deve se observar na elaboração dos projetos construtivos as características dos produtos que serão armazenados, o espaço disponível e outros detalhes que envolvem a segurança das pessoas (escadas com guarda corpo), por exemplo, conforme normas do Ministério do Trabalho).

 

Deve se considerar ainda nos projetos construtivos as seguintes normas técnicas para aplicações específicas:

  • Combustíveis de aviação: norma brasileira NBR 15.216
  • Biodiesel: norma brasileira NBR 15.512
  • Água: norma internacional AWWA D100-5

 

Instalação típica:

A norma brasileira NBR 17.505, em suas diversas partes, detalha os requisitos mínimos necessários para uma instalação segura e ambientalmente correta, para o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis.

Tópicos como bacia de contenção, sistema de combate a incêndio e distâncias de segurança são detalhadas na NBR 17.505 conforme segue:

  • Disposições gerais
  • Armazenamento em tanques e em vasos
  • Sistemas de tubulações
  • Armazenamento em recipientes e em tanques portáteis
  • Operações
  • Instalações e equipamentos elétricos
  • Proteção contra incêndio para parques de armazenamento com tanques estacionários

Para projetos de instalações de pequeno e médio volume, especialmente postos de abastecimento, recomenda-se a consulta da norma brasileira NBR 15.776 que trata da infraestrutura para Sistemas de Armazenamento Aéreo de Combustíveis (SAAC). Ainda, consulte sempre os órgãos fiscalizadores do local da instalação (prefeitura, corpo de bombeiros, órgão ambiental).

A importância da Limpeza em Tanques Aéreos

 

A limpeza de tanques de combustível aéreos é fundamental para uma alta performance de motores a diesel nos mais diversos setores produtivos, seja na Agricultura, Mineração, Construção, Transportes, Geração de Energia entre outros.

Especificamente na geração de energia é indispensável que motores de geradores a diesel estejam em ótimo funcionamento, sobre tudo, dependendo de sua aplicação.

Como dissemos acima, geradores são equipamentos que precisam estar com a manutenção em dia, pois são solicitados em momentos de emergência como em quedas ou falta de energia.

Para dar uma resposta rápida em momentos como estes, os geradores precisam estar em ótimas condições de funcionamento. Em gerador a diesel sabemos que a qualidade e controle da contaminação do combustível é essencial para uma resposta rápida em momentos críticos.

Os geradores não são utilizados todos os dias, por isso o combustível pode ficar parado em reservatórios ocasionando a proliferação de fungos e bactérias que se alimentam de contaminantes como água e poeira. Isso acaba por criar ferrugens no tanque e nas tubulações criando um ciclo de degradação do sistema diesel.

Em uma escala gradual a utilização constante de combustível contaminado pode gerar os seguintes problemas em um motor a diesel:

  • Danos ao tanque de combustível;
  • Dificuldades no fluxo do combustível;
  • Desgaste da bomba injetora;
  • Desgaste dos bicos de injeção;
  • Desgaste prematuro dos componentes do motor;
  • Contaminação do óleo do cárter;
  • Carbonização das partes superiores do motor.

Benefício da limpeza de tanque de combustível.
O controle da contaminação do combustível trás 5 benéficos:

  1. Evita desgaste dos componentes;
  2. Reduz o custo de manutenção;
  3. Há maior disponibilidade do equipamento;
  4. Aumenta a vida útil;
  5. Causa menor impacto ao meio ambiente;

O óleo diesel contaminado é altamente prejudicial para máquinas pois gera: perda de produtividade, aumento no consumo e gastos excessivos com manutenção.

Esperamos ter esclarecido algumas duvidas quanto a limpeza de tanques aéreos e na próxima semana publicaremos outro texto inerente ao manuseio dos equipamentos.

Água presente no Diesel: Conheça 3 variações

A água presente no óleo diesel é responsável por uma série de problemas como o entupimento e corrosão de telas, filtros e sistema de injeção.  Se você possui uma frota grande ou pequena, ou mesmo apenas uma máquina já deve ter passado por algum destes problemas.

Isso acontece por que a água presente no óleo provoca o crescimento de fungos e bactérias que acabam por se alimentar do próprio diesel. Esses microrganismos a medida que se multiplicam desenvolvem a chamada borra, camada de contaminação que se aloja na divisa entre o diesel e a água. A borra também pode se acumular em bolsões no fundo de tanques de armazenamento ou tanque de máquinas e veículos.

Mas de onde vem a água presente no óleo diesel?

Para responder a esta pergunta precisamos entender que a água presente no diesel pode ser dividida em 3 grupos ou variações: água dissolvida; água livre; e água emulsificada.

Água dissolvida no diesel:

A água pode ser introduzida no diesel pelo ar que entra no tanque enquanto este está parcialmente cheio. As variações de temperatura causadas pelas condições climáticas geram a condensação da água nas paredes dos tanques.  Em máquinas com motores de alta pressão há o retorno de combustível aquecido para o tanque, o que também gera condensação de água nas paredes do tanque devido a diferença de temperatura. A água dissolvida também pode entrar em contato com o diesel no transporte ou mesmo em tanques contaminados no processo de estocagem.

Água livre no diesel:

Esta variação dá água presente no diesel não permanece misturada ao combustível.  Por influência de gravidade depois de um determinado tempo a diferença de densidade faz com que a água fique na parte  inferior, enquanto o óleo fica na superfície do tanque. Um dos efeitos da água livre no diesel é a redução da lubricidade do combustível e consequentemente danos às partes móveis do motor, principalmente à bomba de combustível.

Água emulsificada no diesel:

É aquela que se mistura ao óleo diesel sendo a mais difícil de removê-la. A água emulsificada pode se formar durante o bombeamento, transporte, ou mesmo através de reações químicas entre os componentes que formam o combustível. A emulsão formada pela água pode variar de coloração de acordo com o volume ou tamanha das gotas. Por exemplo, quando as gotas possuem o tamanho maior que 1 micron a emulsão é visível na cor branca.

É possível evitar a presença de água no diesel?

A resposta para esta pergunta é NÃO. É possível apenas controlar sua presença através de boas práticas no transporte e manejo, tomando o devido cuidado para que os tanques não contenham água e outros contaminantes.

Outra medida que pode reduzir a quantidade de água no diesel é mantê-lo sempre cheio, evitando que o ar entre e se condense na forma de água.

Fazer a drenagem dos tanques de estocagem também é uma medida que ajuda a reduzir a água já decantada.

Tanque de Abastecimento de Óleo Diesel. Vale a pena ter um sistema próprio?

Controle de qualidade de combustível

Tendo tanques próprios para abastecer sua frota é possível melhorar o controle contra combustíveis adulterados, uma vez que você pode escolher e analisar a certificação do fornecedor. Lembre-se que um combustível livre de contaminação ou adulteração pode garantir a longevidade de suas máquinas.

Controle de consumo de combustível

Ter um sistema próprio para abastecer suas máquinas gera maior controle de consumo e permite uma avaliação mais detalhada do rendimento da frota, uma vez que todas as máquinas usam o mesmo combustível.

Controle de custos operacionais de abastecimento

Ter um tanque de abastecimento em sua propriedade ou em sua empresa gera rapidez e disponibilidade de combustível 24 horas. Além disso, evita custos com deslocamento permitindo que as máquinas permaneçam por mais tempo produzindo. A compra em grande quantidade de óleo combustível também pode gerar economia na hora de negociar com fornecedores.

Controle de contaminação de combustível

Conforme já publicamos em outro artigo, não é possível eliminar a presença da água no óleo diesel, mas é possível controlar os níveis desta e de outras formas de contaminação. Dentre as maneiras de controle está a instalação dos chamados filtros separadores de água. Este tipo de filtro pode ser instalado junto à bomba de combustível ou mesmo no sistema de abastecimento de tanques de elevação.

Com poder de eliminar 99% dá água e partículas sólidas até 10 micras, estes filtros geram ainda mais economia para sua frota como:

  • Aumento do rendimento do combustível;
  • Diminuição da troca de filtros de combustíveis de máquinas e veículos;
  • Redução na necessidade de manutenção de bicos e bombas de injeção de combustível.

Microfiltragem de óleo combustível

Se você busca uma qualidade ainda maior para o combustível de suas maquinas é possível utilizar a técnica de micro filtragem que elimina toda a água e partículas sólidas até 2 micras.

Qual o melhor modelo de taque de abastecimento de combustível?

Dentre os modelos de tanque de abastecimento o mais popular é o tanque aéreo. Instalado acima do solo este tipo de tanque de óleo combustível é considerado uma alternativa mais segura do que os tanques subterrâneos, já que permite um fácil acesso para inspeções de monitoramento contra vazamentos e corrosões. A facilidade de acesso também permite praticidade para a armazenagem e limpeza do tanque.

Quais normas e licenças são necessárias para armazenagem de óleo combustível?

Depois de considerar a questão econômica e avaliar sua necessidade de ter um tanque próprio de abastecimento de combustível, procure informações sobre as licenças ambientais e as normas de segurança para a instalação de um sistema.

Pesquise sobre os melhores materiais para tanque de combustível

É muito importante também pesquisar um bom produto. Cada vez mais as empresas fabricantes de tanque para armazenamento de óleo diesel investem em pesquisa para desenvolver novos materiais. Hoje, além do aço, também é possível encontrar tanques de polipropileno.

Conclusão sobre ter um tanque de abastecimento de óleo combustível

Como descrevermos há uma série de benefícios operacionais e econômicos para quem decide investir em um sistema próprio para abastecimento de frotas. No entanto, seja na cidade ou no campo, é importante escolher um bom produto e conceber um bom projeto de instalação observando as normas ambientais e de segurança.