Por que o diesel oxida?
O diesel é o combustível mais sujeito a oxidação devido a sua composição. Estima-se que o S10 tenha um prazo de validade curto, de apenas 2 meses, devido às quantidades aumentadas de biodiesel.
Além disso, houve também a redução de enxofre no combustível, e se você não sabia, esse elemento tem essa função de preservar e proteger o diesel por mais tempo.
No entanto, as leis atuais que visam reduzir a poluição e prejuízos ao meio ambiente, estabeleceram essa redução de forma impactante.
Quais as consequências de um diesel oxidado?
A oxidação do diesel pode causar vários problemas, não apenas com o combustível, como também nos tanques, motores e sistemas de pré e pós combustão dos veículos e equipamentos onde for utilizado.
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O biodiesel incluso na composição torna mais fácil a oxidação, o que facilita o acúmulo de água e borra no fundo do tanque e nos sistemas internos, principalmente quando o combustível não é bem tratado nem renovado.
Tais impurezas trazem muitos outros problemas como consequências. Com o surgimento de água proveniente da condensação, cria-se um ambiente propício a bactérias.
E a presença delas cria uma borra escura e ácida no combustível, a qual é corrosiva, afeta diretamente na potência do motor, induz o aumento de consumo, prejudicando filtros, bicos, bombas injetoras e demais peças.
Como evitar a oxidação do diesel?
De fato, o diesel tem maiores chances de degradação, mas isso não impede você de se aproveitar de um bom combustível. Basta seguir alguns procedimentos:
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- Mantenha o tanque limpo e certifique-se de que a tampa do tanque esteja vedando com eficiência;
- Mantenha o tanque cheio para reduzir a condensação de água no tanque;
- Use o combustível preferencialmente em até 30 dias.
Parte Interna do Tanque quando sai da produção
FONTE ANP (AGÊNCIA NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS)