Água presente no Diesel: Conheça 3 variações

A água presente no óleo diesel é responsável por uma série de problemas como o entupimento e corrosão de telas, filtros e sistema de injeção.  Se você possui uma frota grande ou pequena, ou mesmo apenas uma máquina já deve ter passado por algum destes problemas.

Isso acontece por que a água presente no óleo provoca o crescimento de fungos e bactérias que acabam por se alimentar do próprio diesel. Esses microrganismos a medida que se multiplicam desenvolvem a chamada borra, camada de contaminação que se aloja na divisa entre o diesel e a água. A borra também pode se acumular em bolsões no fundo de tanques de armazenamento ou tanque de máquinas e veículos.

Mas de onde vem a água presente no óleo diesel?

Para responder a esta pergunta precisamos entender que a água presente no diesel pode ser dividida em 3 grupos ou variações: água dissolvida; água livre; e água emulsificada.

Água dissolvida no diesel:

A água pode ser introduzida no diesel pelo ar que entra no tanque enquanto este está parcialmente cheio. As variações de temperatura causadas pelas condições climáticas geram a condensação da água nas paredes dos tanques.  Em máquinas com motores de alta pressão há o retorno de combustível aquecido para o tanque, o que também gera condensação de água nas paredes do tanque devido a diferença de temperatura. A água dissolvida também pode entrar em contato com o diesel no transporte ou mesmo em tanques contaminados no processo de estocagem.

Água livre no diesel:

Esta variação dá água presente no diesel não permanece misturada ao combustível.  Por influência de gravidade depois de um determinado tempo a diferença de densidade faz com que a água fique na parte  inferior, enquanto o óleo fica na superfície do tanque. Um dos efeitos da água livre no diesel é a redução da lubricidade do combustível e consequentemente danos às partes móveis do motor, principalmente à bomba de combustível.

Água emulsificada no diesel:

É aquela que se mistura ao óleo diesel sendo a mais difícil de removê-la. A água emulsificada pode se formar durante o bombeamento, transporte, ou mesmo através de reações químicas entre os componentes que formam o combustível. A emulsão formada pela água pode variar de coloração de acordo com o volume ou tamanha das gotas. Por exemplo, quando as gotas possuem o tamanho maior que 1 micron a emulsão é visível na cor branca.

É possível evitar a presença de água no diesel?

A resposta para esta pergunta é NÃO. É possível apenas controlar sua presença através de boas práticas no transporte e manejo, tomando o devido cuidado para que os tanques não contenham água e outros contaminantes.

Outra medida que pode reduzir a quantidade de água no diesel é mantê-lo sempre cheio, evitando que o ar entre e se condense na forma de água.

Fazer a drenagem dos tanques de estocagem também é uma medida que ajuda a reduzir a água já decantada.

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