A importância da Limpeza em Tanques Aéreos

 

A limpeza de tanques de combustível aéreos é fundamental para uma alta performance de motores a diesel nos mais diversos setores produtivos, seja na Agricultura, Mineração, Construção, Transportes, Geração de Energia entre outros.

Especificamente na geração de energia é indispensável que motores de geradores a diesel estejam em ótimo funcionamento, sobre tudo, dependendo de sua aplicação.

Como dissemos acima, geradores são equipamentos que precisam estar com a manutenção em dia, pois são solicitados em momentos de emergência como em quedas ou falta de energia.

Para dar uma resposta rápida em momentos como estes, os geradores precisam estar em ótimas condições de funcionamento. Em gerador a diesel sabemos que a qualidade e controle da contaminação do combustível é essencial para uma resposta rápida em momentos críticos.

Os geradores não são utilizados todos os dias, por isso o combustível pode ficar parado em reservatórios ocasionando a proliferação de fungos e bactérias que se alimentam de contaminantes como água e poeira. Isso acaba por criar ferrugens no tanque e nas tubulações criando um ciclo de degradação do sistema diesel.

Em uma escala gradual a utilização constante de combustível contaminado pode gerar os seguintes problemas em um motor a diesel:

  • Danos ao tanque de combustível;
  • Dificuldades no fluxo do combustível;
  • Desgaste da bomba injetora;
  • Desgaste dos bicos de injeção;
  • Desgaste prematuro dos componentes do motor;
  • Contaminação do óleo do cárter;
  • Carbonização das partes superiores do motor.

Benefício da limpeza de tanque de combustível.
O controle da contaminação do combustível trás 5 benéficos:

  1. Evita desgaste dos componentes;
  2. Reduz o custo de manutenção;
  3. Há maior disponibilidade do equipamento;
  4. Aumenta a vida útil;
  5. Causa menor impacto ao meio ambiente;

O óleo diesel contaminado é altamente prejudicial para máquinas pois gera: perda de produtividade, aumento no consumo e gastos excessivos com manutenção.

Esperamos ter esclarecido algumas duvidas quanto a limpeza de tanques aéreos e na próxima semana publicaremos outro texto inerente ao manuseio dos equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *