A importância da drenagem em Tanques Aéreos

Após a adição do biodiesel na diesel combustível mudanças significativas ocorreram na qualidade do armazenamento do produto.

O diesel armazenado em tanques aéreos em exposição as mudanças climáticas como sol chuva frio calor, o diesel em um primeiro momento oxigena dentro do tanque formando desta forma condensação que nada mais é do que um acumulo de água.

Este acumulo de aguá além de comprometer a qualidade do diesel armazenado pois a água da condensação não se mistura com o diesel por conta de sua densidade formando assim duas fases dentro do tanque uma fase de água da condensação e outra fase de diesel, proliferando assim bactérias que nada mais é que aquela borra preta e mal cheirosa no fundo do tanque.

Este problema ocorre com muita frequência no armazenamento em tanques aéreos gerando entupimento de linha sujeira e saturação precoce dos elementos de filtros lentidão na vazão da bomba de abastecimento.

Ocorre com muito mais frequência em clientes com instalação de filtros de linha com uma micagem maior, ou seja, com espaçamento de filtragem maiores pois assim passam a água da condensação e os sedimentos que acabam se formando no lastro do tanque.

Essa mistura nociva compromete o bom funcionamento dos equipamentos abastecidos gerando entupimento precoce dos filtros de combustíveis falhas de funcionamento do motor perda de torque gerando desta forma uma parada forçada com perda de tempo custo da manutenção dentre outros problemas.

 

Como resolver os problemas dos acúmulos de resíduos em Tanques Aéreos?

Drenar o tanque a cada 07 dias evitando desta forma o acumulo de água e formação de bactérias (borras).
Recomenda- se limpar o tanque a cada 2 anos de operação está limpeza deve seguir rigorosamente os procedimentos abaixo:

todo o resíduo gerado na atividade deve ser coletado, transportado e destinado à uma central de gerenciamento de resíduos industriais.

Todas as atividade deverão ser realizadas por profissionais treinados e com certificação em trabalhos em locais confinados com procedimentos operacionais adequados a realização.

No interior dos tanques encontramos bactérias (ou borras), derivados do contato entre o diesel e a aguá, detritos, ferrugem grossa, plásticos.

Procedimentos para a limpeza:

  • abertura da tampa de inspeção
  • circulação de ar
  • mediação do índice de gás dentro do tanque
  • entrada no tanque e desmobilização de resíduos pesados
  • lavagem com o próprio óleo diesel
  • secagem
  • fechamento

Esperamos com está publicação ter ajudado a tirar algumas duvidas quanto a boa pratica de armazenamento em tanques aéreos garantindo assim a qualidade do produto armazenado.

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